Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

Profissionais de marketing indicam livros, séries e podcasts

Quer saber qual livro o publicitário Amilton recomenda? Ou prefere as séries sugeridas por Cauê e Eliane? Confira as dicas a seguir

atualizado 26/02/2021 22:54

Dicas de livrosUnsplash

Uma das melhores coisas do mercado de comunicação é, certamente, a rica troca que é possível fazer entre profissionais de diferentes áreas, trajetórias e formações. Isso pode render boas indicações de livros, filmes, séries, podcasts.

Por isso, aqui na M Buzz decidimos criar um conteúdo semanal para colher informações de nomes que são referência no mercado e entender como eles se alimentam criativamente.

Cauê Madeira (Loures Consultoria e colunista da Exame):
Indicação: a série documental Abstract, disponível na Netflix.

Embora seja quase um clichê para artistas e designers, recomendo muito para todos aqueles que trabalham com comunicação. Cada episódio das duas temporadas disponíveis é um mergulho na mente e no processo criativo de profissionais contemporâneos que atuam nas mais variadas disciplinas: ilustração, tipografia, moda, calçados, arquitetura, brinquedos. É uma jornada por maneiras criativas e inovadoras de pensar, atuar e estruturar ideias. Imperdível. Dizem que, em breve, deve sair uma terceira temporada. Vou maratonar na primeira semana, sem dúvida.

Eliane Nascente (Cafeína Comunicação)
Indicação: Scandal, as sete temporadas estão disponíveis na Netflix.

É muito boa e viciante. Conta a história fictícia de uma ex-integrante da área de comunicação da Casa Branca que abre a própria empresa, mas continua atuando para abafar escândalos e preservar a imagem de empresários e políticos da elite americana. Tudo sob o pretexto de proteger a democracia. Tem uma parte de romance e suspense bem envolvente também. Mas não vou dar spoilers.

Amilton Coelho (Bees Publicidade)
Indicação: livro Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, do autor Gonçalo M. Tavares.

Antes de falarmos do que esse livro tem a ver com comunicação e marketing, cabe um breve resumo: uma menina com trissomia 21 (Down) é encontrada por Marius vagando pela rua com uma caixa cheia de cartões com “dicas” de como agir e cuidar dela em diversas situações. A síndrome de Down não é o foco da história, mas mostra como de nada adianta termos tudo traçado, pensado, planejado. É preciso que haja sempre uma boa dose de inventividade, deixando espaço para as surpresas da vida. Num paralelo com a nossa profissão, principalmente, em tempos de marketing digital, em que as métricas são todas tão assertivas e o foco é tão bem definido, sem espaço para surpresas, a inventividade é a menina perdida na rua esperando ser encontrada por alguém.

Últimas notícias