metropoles.com

Mercado de plataformas de streaming valerá US$ 1 trilhão em 2027

Uma das tendências é o modelo de distribuição de conteúdos Over The Top, que permite identidade visual própria e mais monetização

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash
OTT Streaming
1 de 1 OTT Streaming - Foto: Unsplash

A pandemia aumentou o consumo de conteúdo em várias plataformas. De acordo com pesquisa da Kantar IBOPE Media, 58% dos usuários de internet disseram que viram mais vídeo e TV on-line em streaming pago nos últimos meses de isolamento. O tempo em frente à televisão aumentou 37 minutos diários e cada indivíduo passou cerca de 1h49 por dia assistindo a conteúdos em plataformas de streaming.

Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de assinantes da Netflix em todo o mundo. A plataforma, criada no modelo chamado de Over the Top (OTT), é a mais famosa do mercado e possui o maior volume de assinantes ativos. Só em 2020, foram 200 milhões de assinaturas – com crescimento recorde de 37 milhões de novos usuários durante o ano passado.

Esse formato está entre as tendências do mercado para os próximos anos. Já que o OTT pode ir além dos vídeos gravados. É possível contemplar transmissões ao vivo, podcasts, textos, imagens e muito mais. Nesse caso, qualquer pessoa ou empresa pode ter a própria plataforma de streaming para distribuir conteúdos sem depender de terceiros.

De forma resumida, o termo OTT diz respeito a plataformas de distribuição de conteúdos pela internet, no qual o usuário assiste sob demanda. Alguns exemplos além da Netflix são HBO Go, GloboPlay, Amazon Prime, PlayPlus, da Record, entre outros. Esse mercado atingirá o valor de US$ 1 trilhão até 2027, com crescimento anual de 29,4%. Os dados são do estudo da Allied Market Research.

“Com a maior facilidade no acesso à tecnologia, houve uma redução nos custos para se ter uma plataforma adaptada à própria identidade visual. Isso abriu portas para muitos empreendedores digitais e empresas”, explica Daniel Arcoverde, cofundador da Netshow.me, criada em 2013 para oferecer soluções de gerenciamento, distribuição e monetização de vídeos e conteúdos digitais para empresas, empreendedores digitais e eventos on-line.

Com a OTT, é possível vender planos de assinatura e até promover vendas pontuais por Pay-Per-View. “Como a plataforma é adaptada à identidade visual da marca, isso fortalece a autoridade do empreendedor digital e facilita a construção de um negócio escalável e rentável”, justifica Arcoverde. “Além disso, as plataformas OTT se mostraram uma solução inovadora e com ótimos benefícios para engajar colaboradores e maximizar os resultados de ações de comunicação corporativa e eventos”, conclui.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?