Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

Expert em linguística dá dicas para comunicação mais estratégica

Membro da Aberje, a especialista Vívian Cristina Rio Stella criou o curso dos 3Ps da Comunicação: Preparação, Prática e Presença

atualizado 18/06/2021 15:15

Vivian especialistaDivulgação

Além dos múltiplos estímulos que recebemos todos os dias, há um claro excesso de informações vindo por todos os lados, seja nas redes sociais ou nos diversos sites disponíveis. Portanto, se comunicar de forma efetiva torna-se cada vez mais imprescindível e estratégico.

Segundo Vívian Cristina Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp, idealizadora do curso dos 3Ps da Comunicação: Preparação, Prática e Presença e autora do livro “Comunicação Eficiente” (Editora Aberje), as pessoas acreditam que se comunicar bem é um dom, mas isso é um mito. “Procuro trabalhar a estratégia de comunicação, a abordagem do tema e o storytelling, como construir histórias que façam sentido”, explica.

Com mais de nove anos de vivência acadêmica (graduação, mestrado e doutorado), a especialista começou a carreira dando cursos de redação de e-mails, mas percebeu que essa era só a “ponta do iceberg” quando se tratava das dificuldades em expressar ideias. Em paralelo, passou a estudar comunicação estratégica e atuar juntamente a empresas.
Como consultora, Vívian oferta diversos cursos customizados para atender empresas, orientar líderes, formar multiplicadores internos, além de programas para profissionais em geral, mais voltados para a oratória. “A comunicação é muito encarada como uma habilidade para vida, mas também é parte da cultura organizacional. Portanto, quando trabalho com empresas, gosto de saber se a cultura da empresa é aberta, se as pessoas podem se expressar”, argumenta.

No curso dos 3Ps, em andamento até julho, Vívian expõe a relevância do planejamento, prática e presença para garantir uma comunicação mais assertiva e estratégica.

Confira detalhes a seguir:

  • P de Planejamento: A primeira dica é planejar em analógico, pensar qual mensagem quer passar, qual é o objetivo da comunicação e para quem ela será feita. De acordo com a linguista, planejar em analógico significa pegar vários post-its, distribuir as ideias e depois pensar quais daquelas ideias servem para a platéia.
  • P de Prática: Antes de criar uma apresentação ou qualquer outra comunicação, é preciso refletir sobre o roteiro. Existem técnicas para começar com impacto, como deixar a mensagem já em destaque no começo, contextualizar as informações, estabelecer uma conexão com o público e não usar piadinhas. Depois vem o desenvolvimento das ideias (metáforas, recursos visuais) e, por fim, a conclusão com o resumo da informação principal.
  • P de Presença: “O gesto é a janela do pensamento, então está liberado, tem a ver como você processa o seu pensamento. O que não pode? Excesso de gestos”, resume. Ao mesmo tempo, o P de presença tem que estar atrelado a identidade do orador, que traz a ideia da autenticidade.

Curso 3Ps da Comunicação: Preparação, Prática e Presença 

Data: 14 de junho a 19 de julho (9 encontros)

Local:  via Zoom

Inscrições e informações: acesse o site

Últimas notícias
Mais lidas