metropoles.com

Empresas podem fazer qualquer coisa usando o NFT, afirma especialista

Em entrevista ao Metrópoles, Victor Barros, CEO da Dionisio.Ag, explica o funcionamento desse mercado que já fatura milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Dionisio.Ag.
Victor Barros
1 de 1 Victor Barros - Foto: Divulgação/Dionisio.Ag.

Para comercializar produtos digitais autênticos é importante certificá-los como exclusivos, até para evitar cópias não autorizadas. De forma simples e direta, são os NFTs – tokens não fungíveis – que permitem essa façanha.

Escolhida em 2021 como a palavra do ano pelo dicionário britânico Collins, o NFT, na prática, é uma espécie de certificado digital que valida, por exemplo, uma obra de arte como única por meio de blockchain – livro-razão imutável usado para registrar transações.

Esse mercado já fatura milhões e promete ser o futuro da arte no meio digital. Para entender mais sobre como as empresas podem usar os NFTs e como eles realmente funcionam, o Metrópoles conversou com Victor Barros, CEO da Dionisio.Ag, agência especializada em conectar artistas a clientes. 

Como as empresas podem utilizar os NFTs?

Basicamente, uma instituição pode fazer qualquer coisa usando o NFT. Isso pode ser aplicado desde a venda de ingressos de shows e eventos até como uma garantia de que itens lançados pelas marcas sejam únicos e exclusivos, com autenticidade digital. Para empresas de serviços, uma grande oportunidade é oferecer acessos exclusivos e personalizados por meio dessa tecnologia, como, por exemplo, navegar em bastidores de ações.

O que difere NFTs das criptomoedas?

A principal diferença entre os dois é que as criptomoedas são fungíveis e os NFTs, não. Ou seja, você pode acumular criptomoedas e juntá-las, enquanto isso não é possível com os NFTs. Justamente pelo fato deles serem infungíveis e únicos, não podendo ser trocados ou negociados por outro igual, já que possuem códigos únicos.

Como são criados NFTs?

Basta desenvolver uma arte, criar uma carteira digital e escolher onde quer disponibilizá-la. Existem diversos sites gratuitos e pagos que atuam nesse mercado. A partir dessa escolha, o usuário faz o “mint”, que basicamente é subir a obra na blockchain, gerando o código de validação, conhecido como NFT. Com esse processo feito, você já pode começar a negociar.

O que é necessário para criar os tokens não fungíveis?

Somente criar uma arte. A obra pode ser uma foto, um desenho, um vídeo, um gif animado, uma música, uma cena e por aí vai. Nesse universo, o usuário escolhe e determina o que será o NFT, então vai da imaginação de cada pessoa.

Como os NFTs resguardam a originalidade de um item?

Por meio da blockchain. Toda vez que um NFT é gerado, um novo código também é criado, que é intransferível e imutável. Quando o proprietário do NFT repassa esse código, é possível saber se aquela obra realmente existe e se ela pertence ao usuário que a está comercializando.

Qualquer pessoa pode criar um NFT?

Sim. A “graça” do NFT é que qualquer um pode expor trabalhos e certificar que a obra realmente pertence a ele, sem precisar se preocupar com cópias e direitos autorais.

Como escolher um blockchain para emitir um NFT?

Varia muito do trabalho e do retorno esperado pelo artista/criador do conteúdo. A principal dica é pesquisar muito sobre o tema da sua obra e ela terá mais evidência e exposição. Ficar antenado em notícias, portais, fóruns e blogs especializados também ajuda. Muitos deles dão dicas sobre qual caminho seguir dependendo do estilo específico de cada arte. Também sempre tenha em mente que a qualidade do trabalho faz a diferença quando se trata de comparação. Busque sempre escolher os trabalhos certos para subir na blockchain.

No ano passado, a Dionisio.AG apresentou crescimento de cerca de 70%. Quais são os planos da empresa para o futuro?

Além do mercado digital, estamos focando bastante na nossa área de serviços e no nosso espaço físico, que será inaugurado este ano voltado para exposições, experiências e eventos corporativos. Além de ampliar bastante nossa atuação dentro da produção de vídeos para o mercado publicitário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?