Desde pequeno, ouço que o ano só começa no Brasil em fevereiro ou depois do Carnaval. Já adulto, descobri que pode até ser verdade para muitas empresas, cujo ano fiscal só começa em março. O que não quer dizer que as coisas estejam paradas e os negócios não estejam sendo fechados. Muito pelo contrário. O fato é que ainda estamos no começo do ano e é nesse embalo que gostaria de dividir com vocês alguns insights importantes na elaboração de um planejamento estratégico de marketing eficiente para o novo ano.
Primeiro o essencial: tenha clareza do propósito de seu negócio e do legado que busca construir. Sem isso, você pode acabar criando um plano incrível, mas que lhe levará na direção errada. Utilizar ferramentas como Lean Canvas, ou até o mesmo Business Model Canvas, pode ajudar a entender melhor o seu negócio e estruturar o seu planejamento estratégico.
Depois faça uma boa análise de mercado. Já pensou em participar de um jogo, mas sem conhecer as regras? Começar um planejamento sem conhecer o mercado tem efeito parecido, porque conhecer o mercado significa mapear e compreender melhor quais são suas deficiências, características, concorrentes, experiência entregue aos clientes e oportunidades.
Com base na análise, é possível traçar o perfil de um determinado público e construir uma persona. E aqui vão algumas dicas para essa etapa:
a) Pense no ser humano como um todo: seus hábitos, estilo de vida, trabalho, rotina e família. Isso ajudará a enxergar não apenas quem é a sua persona, mas entender qual o valor que o negócio/produto pode gerar para ela e adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para as ações de planejamento.
b) Mesmo produto, diferentes personas, diferentes propostas de valor: nem sempre o nosso produto terá a mesma proposta de valor para todas as personas. Ter essa clareza ajudará na definição do planejamento e nas futuras ações de posicionamento e comunicação.
c) Além de definir quais personas queremos impactar, também precisamos mapear quais não são interessantes para o negócio.
Com as personas definidas, é hora de adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para as ações de planejamento. É hora de pensar nos seus objetivos. Esse é um ponto fundamental para elaborar um plano de marketing. Ao colocar um objetivo, é preciso especificar claramente o que deseja com as suas estratégias, para que as ações sejam assertivas e focadas. Nesse contexto, ao definir as metas, o profissional também pode pensar nas métricas e KPIs (indicadores de performance) aplicáveis a cada caso.
A metodologia SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Realista e Oportuno) garante não apenas a clareza sobre quais são as metas, mas também que elas foram estabelecidas de forma que seja possível atingi-las. Isso faz com que toda organização possa trabalhar de forma transparente e orientada por objetivos comuns.
Com as metas estabelecidas, elabore um cronograma de ações. Esse é um ponto fundamental para criar uma sinergia no marketing digital, como uma maneira de potencializar cada ação realizada. Pensando nos diferentes canais escolhidos para utilização, optar por um cronograma que explore o máximo de alcance é muito importante.
Com o cronograma finalizado, é hora de por a mão na massa! A produção de conteúdo a ser veiculado é uma das etapas mais importantes de todo o processo. Considere todas as pesquisas e pontos levantados para criar diferentes e assertivos formatos de acordo com o público.
Por fim, mas não menos importante, monitore os resultados. É preciso pensar como cada ação será acompanhada e verificada nesses termos. Para isso, é preciso definir as ferramentas de monitoramento. O Google Analytics é um exemplo bastante utilizado e efetivo nos planejamentos. Esses são apenas alguns insights para você começar seu planejamento. Eu fico por aqui e desejo um “Feliz Ano Novo” para todos vocês.
Hugo Rosso é diretor de Operações Acadêmicas da Digital House e especialista em Marketing Digital.