metropoles.com

Como se conectar com diferentes gerações nas redes sociais?

Especialista mostra a importância de entender bem o público-alvo da marca para conversar com perfis de todas as idades

atualizado

Compartilhar notícia

10’000 Hours/Getty Images
redes sociais – Metrópoles
1 de 1 redes sociais – Metrópoles - Foto: 10’000 Hours/Getty Images

Vivemos o encontro de cinco gerações com preferências, opiniões, costumes e comportamentos distintos. Isto se torna um desafio para todos os profissionais de marketing que precisam atrair determinados públicos às marcas e produtos que representam.

Hoje, existem ferramentas que podem auxiliar as empresas a terem o primeiro contato com o público certo por meio de publicações nas redes sociais. Esse caminho passa por várias etapas, incluindo a análise de audiência, o que chamamos de jornada do cliente.

As gerações nascidas na era digital, por exemplo, desconhecem um jeito de consumir conteúdo que não passe pela internet. Já tinha parado para pensar que eles são os seus potenciais clientes de amanhã?

Por isso, quando planejamentos algo para as redes sociais, precisamos primeiro identificar quem é o público-alvo. A realização de testes e pesquisas para lançar novos produtos faz parte da rotina de empresas de todos os segmentos.

A gigante PepsiCo, por exemplo, revelou analisar as conversas com os seguidores nas redes sociais antes de lançar novas bebidas. Ou seja, se você quer se conectar com o público correto, é preciso pensar que lugar, comunidade ou espaço deseja ocupar com a sua mensagem.

Isso quer dizer também que a rede social não pode ser mais entendida pelas empresas como um canal unicamente para vendas. É preciso ouvir, interagir, desenvolver novas histórias e, o mais importante, gerar conteúdo relacionado aos assuntos da sua obra.

Conhecer bem sua audiência vai ajudar não apenas com o tipo de conteúdo a ser produzido, mas principalmente a escolher o melhor formato, linguagem, cor e até mesmo as referências.

Se seus seguidores fazem parte da geração Alpha (nascidos a partir de 2010), por exemplo, foque em conteúdos práticos, busque influenciadores parceiros e esteja presente em redes sociais de vídeo como o TikTok.

Agora, se seu público for da geração X (nascidos entre 1965 e 1980), será necessário trazer – além da comunicação prática – algum tipo de experiência para chamar a atenção.

Em um cenário tão diversificado de gerações e comportamentos, a compreensão do público-alvo torna-se essencial. Estar atento às preferências, valores e necessidades de cada grupo geracional não só permite que as marcas alcancem seus clientes de maneira mais eficaz, mas também promove a construção de relacionamentos sólidos e duradouros.

A habilidade de conversar com diferentes gerações é um ativo valioso para qualquer estratégia de marketing. Assim, ao considerar cuidadosamente quem compõe a audiência e adaptar a mensagem e a abordagem de acordo com as características específicas de cada grupo, as empresas podem criar um diálogo significativo e relevante em um mundo onde a diversidade é a regra.

Afinal, conectar-se com diferentes gerações nas redes sociais é uma forma poderosa de garantir que suas mensagens ressoem em um espectro mais amplo de público, abrindo portas para oportunidades de crescimento e impacto.

Lilian Cardoso é jornalista, especialista em marketing editorial e consultorias para editoras e escritores, autora da obra O livro secreto do escritor e diretora da LC – Agência de Comunicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?