metropoles.com

Como o ChatGPT irá impactar a forma de fazer marketing

Camilla Covello, sócia-diretora da C2L, aborda as principais tendências relacionadas à ferramenta mais falada dos últimos meses

atualizado

Compartilhar notícia

Oscar Wong/Getty Images
Inteligência artificial
1 de 1 Inteligência artificial - Foto: Oscar Wong/Getty Images

Já faz alguns anos que escutamos grandes promessas sobre como a Inteligência Artificial (AI) irá impactar o marketing e a forma como as marcas se comunicam. O relatório Artificial Intelligence in Marketing Global Market Report 2022 apontou que a expectativa é que a inteligência artificial cresça em torno de 48 bilhões de dólares no mercado de marketing em 2026.

Em novembro de 2022, a OpenAI lançou o Chat Generative Pre-Treated Transformer(ChatGPT). Na prática, ele funciona como um bate-papo, onde o usuário pode tirar dúvidas sobre variados assuntos, solicitar montagem de textos e muito mais. Praticamente, o profissional escreve o briefing para que a inteligência artificial do ChatGPT te entregue o job pronto. Será? Como isso irá impactar o marketing e a forma como as marcas se comunicam?

Por se tratar de uma ferramenta extremamente nova que passará por uma série de melhorias, ainda é muito difícil prever qual será o papel exato dela na vida dos profissionais. Porém, com as informações e tecnologias que temos até o momento, a grande aposta do mundo da comunicação e do marketing é que o ChatGPT funcione como uma espécie de apoio da criação de conteúdo.

Ele poderá ser usado para inspirações em análise de palavras-chaves, otimização, descrição de produtos, e-mail marketing e muito mais. Porém, é preciso ter muito cuidado com as cópias e, claro, fazer a verificação das informações. Por isso, em minha visão, o ChatGPT não irá substituir o trabalho do profissional de marketing que está preocupado com a estratégia e o resultado de seu trabalho, mas sim ajudá-lo. Afinal, o conhecimento sobre o tema será necessário para validar e aprimorar as informações fornecidas pela ferramenta.

A expectativa é que novas versões da tecnologia sejam lançadas em breve e, como um bom “marketeiro” sabe, concorrência é sempre algo bom! Ela ajuda a desenvolver o nosso próprio produto/serviço e faz com que apareçam tecnologias mais novas e melhores. Conforme esta inteligência artificial for se aprimorando, teremos uma análise mais consistente sobre o seu potencial e como ela poderá contribuir para alavancar marcas ao redor do mundo.

Camilla Covello é fundadora e diretora-executiva da agência C2l | Communication to Lead e especialista em marketing digital para mercados de alta complexidade há cerca de 20 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?