Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

Como criar um SEO estratégico para vídeos no Youtube

Em artigo, Talita Lombardi, especialista em Marketing Digital, dá dicas de como ensinar ao algoritmo a relevância de um vídeo na plataforma

atualizado 13/07/2021 13:51

mulher segura celular e na tela aparece a logo do YouTubeDivulgação

O SEO (sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca) no Youtube não é tão conhecido quanto o do próprio Google, porém não é menos importante. Para as pessoas que desejam crescer nesta rede social, é preciso ensinar para o algoritmo sobre o que se trata o conteúdo. Portanto, veja algumas dicas a seguir.

Palavra-chave x roteiro
Tudo começa pela palavra-chave! Sim, é preciso entender se existe audiência para o conteúdo do seu vídeo. Em outras palavras, se já existe procura pelo tema no Youtube. Ao mesmo tempo, você precisa entender se é possível concorrer para aparecer nas buscas, pois muitas vezes as pessoas querem falar dos assuntos mais em alta, porém os maiores Youtubers, que também falam sobre os mesmos temas, têm mais chances de aparecer. Consequentemente, o seu vídeo poderá morrer antes mesmo de ser lançado.

Outra dica é recorrer ao nicho do nicho. Ou seja, segmentar dentro do assunto que escolheu. E você também pode usar alguma ferramenta que mostre qual é a audiência para a palavra-chave que você escolheu x a competição do que já foi publicado. Neste caso, recomendo a versão paga do VidIQ. Ainda assim, a gratuita já ajuda bastante.

Arquivos
O básico aqui é renomear os arquivos tanto da capa (Thumb) quanto do próprio vídeo para conter a palavra-chave principal, e só então subi-los para o Youtube.

Descrição, tags e título
Depois de finalizar o seu vídeo e subir o arquivo, é hora de revisar os detalhes da publicação. O título, por exemplo, normalmente escolhemos junto com a palavra-chave, mas esta etapa é uma ótima hora de revisar se ele faz sentido, se está muito curto ou muito longo. A ferramenta que indiquei anteriormente te dá essa visão.

Pense sempre em como as pessoas buscam os conteúdos. Elas escrevem, por exemplo: “como fazer isso, como aprender aquilo”. Isso é fundamental na hora de escrever o seu título para garantir que seu vídeo aparecerá nas buscas.

Depois do título, é hora de caprichar na descrição do vídeo. Muitas vezes usamos o roteiro que gravamos para facilitar nosso trabalho, mas neste caso o excesso é o novo básico. Ou seja, quanto mais detalhes, melhor. Pense no mínimo em três parágrafos, mas caso passe disso, não se preocupe.

Na descrição, é importante ter um mix para além da palavra-chave principal. Ou seja, mais palavras que possam ajudar a rankear seu material nas buscas.

Talita LombardiTalita Lombardi é especialista em Marketing Digital, com mais de 20 anos de experiência na área de negócios, tecnologia e inovação. Criou em 2016 a marca Menina Executiva, além do maior blog independente do país sobre startups, o Startups Stars, em 2013. Atualmente, é sócia-fundadora e apresentadora do WorkStars, um multicanal de informações e atualidades para empreendedores que buscam inovar. 

Últimas notícias