metropoles.com

BBB teve mais de 2 milhões e 100 mil tuítes na primeira semana

Levantamentos também revelam como está a popularidade dos brothers e quais patrocinadores se destacaram mais nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Globo/Reprodução
Gramado com espreguiçadeiras, com construção ao fundo em cores amarelas
1 de 1 Gramado com espreguiçadeiras, com construção ao fundo em cores amarelas - Foto: Globo/Reprodução

Após uma semana de Big Brother Brasil, já temos as primeiras impressões e balanço dos assuntos mais comentados.

Segundo a Knewin Social, foram mais de 2 milhões e 100 mil tuítes apenas na primeira semana do programa, ou seja, do dia 17/1 a 24/1. Por sua vez, a hashtag #BBB22 foi coletada mais de 992 mil vezes, superando em 190% a #BBB21 que, na época, teve 342 mil tuítes na primeira semana.

Já a Oficina Consultoria criou um termômetro de popularidade atualizado diariamente para avaliar o número de seguidores no Instagram dos participantes antes, durante e até depois do programa, perfil por perfil. Vinicius, do grupo Pipoca, tinha 47 mil seguidores antes de entrar na casa. Agora, o “influenciador de baixa renda”, como se intitula, conta com mais de 3,5 milhões. O termômetro com o desempenho de todos os confinados pode ser visto aqui

Outro brother que alavancou no número de seguidores foi o ator Douglas Silva, do Camarote, que tinha 356,8 mil na estreia e agora possui dois milhões, seguido de Linn da Quebrada, que acumula 1,2 milhão. “Nossa ideia foi elaborar um material que pudesse avaliar a evolução dos perfis, assim como medir a reputação dos confinados. A partir desse dado, conseguimos avaliar, por exemplo, por que em determinado dia um participante perdeu ou ganhou seguidores. Muitas vezes, esses dados são reflexos do comportamento durante o programa”, explica Sandra Vianna, coordenadora de BI da Oficina Consultoria.

Quando um participante tem mais engajamento que outro, isso não significa que ele sairá vencedor, pois na próxima semana de reality, por exemplo, ele pode falar uma frase polêmica, implicando na perda de seguidores. “No ano passado, Juliette entrou com poucos seguidores e terminou vencedora, batendo recordes de popularidade”, lembra Vianna.

Estreia

Análise feita pela Comscore demonstrou que de 14/1 a 17/1 o Instagram foi líder apresentando 90% das ações em comentários, audiência, conteúdo e curtidas. Foram 769 mil menções desde a divulgação dos confinados até a estreia em que a hashtag #Bigday teve 27 mil menções nas redes sociais.

Do dia 10/1 até 17/1, no trending topics apareceu o ator Arthur Aguiar, Luana Piovani e Naiara Azevedo. A influenciadora Jade Picon nem havia entrado na casa e já tinha conquistado o 1° lugar entre os Top Posts mais engajados no Instagram com a #BBB22. A cantora Ludmilla, esposa da sister Bruna Gonçalves, e o jornalista Hugo Gloss também apareceram entre as principais publicações.

Marcas

As marcas patrocinadoras do BBB foram as que mais cresceram em relação ao número total de ações como likes, compartilhamentos e comentários durante a semana da pré-estreia, segundo a Comscore – PicPay (1048%),  Quinto Andar (927%), Above (306%), C&A (238%) e Vou de 99 (70% ).

Outra estratégia bastante interessante e curiosa foi o Santander lançar uma campanha com Dhomini, vencedor da terceira edição do programa, explicando sobre as condições especiais do banco.

Após a estreia do BBB, os patrocinadores também foram citados no Twitter e os cinco com maior visibilidade e exposição na plataforma, conforme a Knewin Social, foram Avon (24,3%), PicPay (21,9%), Americanas (21,7%), Above (9,7%) e Fiat (7%).

Temas mais comentados

A pauta transfobia ganhou enfoque no Twitter após um torpedo com pronome incorreto enviado pela participante Laís a Linn da Quebrada. Na ocasião, a médica perguntou se a colega de confinamento “estava solteiro”. No entanto, Linn deixou claro assim que entrou no programa que gostaria de ser chamada pelo pronome feminino Ela. Foram mais de 27 mil tuítes sobre o assunto, superando até mesmo o paredão entre Naiara Azevedo, Natália e Luciano, com apenas 23 mil menções.

Entre os 20 nomes, os cinco mais citados no período foram Jade Picon (15,3%), Naiara Azevedo (9,5%), Rodrigo (8,5%), Pedro Scooby (8,1%) e Maria (7,5%).

Acompanhe tudo o que acontece dentro e fora da casa do BBB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?