
Lucas PasinColunas

Vídeo revela discussão de ex-jornalista da Globo antes da prisão
Gravação registra discussão com funcionários em evento e antecede prisão em flagrante por racismo
atualizado
Compartilhar notícia
Este colunista do Metrópoles teve acesso a um vídeo gravado durante o episódio que resultou na prisão em flagrante de Mônica da Mota Soares Malta, ex-editora do Jornal da Globo, na madrugada da sexta-feira (19/12), em um evento na Cidade Nova, no Centro do Rio de Janeiro.
Nas imagens, Mônica aparece discutindo com funcionários do local após ser informada de que o banheiro do espaço estava fechado, já no fim da festa. Em determinado momento, ela questiona a funcionária responsável e afirma: “Eu só quero fazer xixi, caralho! Uma branca não pode fazer xixi mais? É isso mesmo? Eu sou branca e não posso fazer xixi, porque uma preta não quer que eu faça xixi.”
Na sequência, Mônica continua exaltada e repete a acusação. “Estou cansada disso! Ela travou a porta porque eu sou branca, ela é preta e ela acha que eu não posso entrar”, diz, diante de outros funcionários do evento.
Logo depois, um homem identificado por fontes desta coluna como o coordenador da equipe de funcionários se aproxima e tenta intervir. Ele alerta sobre as consequências das falas e afirma: “A senhora sabe que pode ser presa por isso? Vou chamar o 190 para a senhora. Você não tem o direito de ofender ela. Respeita quem está trabalhando.”
Em resposta, Mônica questiona: “Ah, eu vou ser presa?”. Pouco depois, os envolvidos foram conduzidos à delegacia. O caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca), e a mulher acabou presa em flagrante pelo crime de racismo.
Como ocorreu o crime
Segundo apuração deste colunista, a mulher participava de uma festa de formatura de alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O caso teria ocorrido por volta das 5h30, já no fim do evento, após funcionários informarem que o banheiro do espaço estava fechado.
A suspeita insistiu em utilizar o banheiro e chegou a ameaçar agredir uma funcionária. Durante a discussão, teria proferido ofensas racistas contra um segurança.
Os envolvidos foram levados para a delegacia da região, onde o caso foi registrado. Em nota enviada à coluna, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada na 19ª DP (Tijuca) e que a mulher foi presa em flagrante pelo crime de racismo. Mônica afirmou em depoimento que havia ingerido bebida alcoólica e feito uso de medicamento controlado antes do ocorrido.
Quem é a jornalista?
Mônica Malta é jornalista e, no LinkedIn, se identifica profissionalmente como editora na TV Globo (a emissora informou que ela não é mais funcionária da empresa; veja abaixo). Ela era a editora responsável pelo Rio de Janeiro, no telejornal apresentado por Renata Lo Prete. Inclusive, seu nome aparecia nos créditos do programa até o dia 15 de dezembro.
Procurada por este colunista, a TV Globo informou, por meio de nota, que ela não é mais funcionária da empresa. “A profissional não é mais contratada da Globo”, diz o comunicado.

