metropoles.com

Sem Cidadania, executiva do PSDB indica Izalci para comandar federação

Embora senador tucano venha a ser o escolhido para presidir aliança local, Cidadania terá maioria para decidir rumos das eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Homem com terno claro em frente a microfone olhando para o lado direito
1 de 1 Homem com terno claro em frente a microfone olhando para o lado direito - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A maioria da executiva nacional da federação PSDB-Cidadania indicou, nesta quarta-feira (13/7), o senador tucano Izalci Lucas para presidir a regional da aliança partidária no Distrito Federal. No total, 15 dos 19 integrantes do PSDB que compõem o colegiado referendaram o pedido.

No documento, os representantes do PSDB, chancelam a escolha do congressista, o que favoreceria os planos do tucano de disputar o Palácio do Buriti em outubro deste ano. Contudo, o Cidadania terá a maior parte dos integrantes da executiva local, o que tira de Izalci o poder absoluto sobre as decisões políticas para outubro (veja abaixo).

Em nota emitida ao Metrópoles, o comando nacional da federação explica que, na próxima sexta-feira (15/7), uma reunião será realizada para decidir “os rumos da aliança local”.

Os tucanos também afirmam que, mesmo sem o consenso no próximo encontro, conforme sublinham no texto, Izalci seguirá como o nome do grupo para disputar o governo do DF.  “Independentemente de haver ou não um acordo na reunião local de sexta-feira”.

Aliança do PSDB com Cidadania cria rusga entre Izalci e Paula Belmonte

O que diz o Cidadania?

Após a publicação da reportagem, o Cidadania confirmou a possível escolha de Izalci Lucas para o comando local da federação. Contudo, o partido terá maioria na composição da executiva local, o que dará força para rejeitar, segundo a sigla, alguma candidatura questionada.

“O Colegiado Nacional também definiu o critério de que as candidaturas serão norteadas pela viabilidade eleitoral dos possíveis candidatos majoritários da Federação, conforme análise do Colegiado Distrital”, pontua.

Veja a nota na íntegra:

Nota Cidadania by Metropoles on Scribd

Entenda o caso

Diferentemente do que ocorre no cenário nacional, a federação PSDB-Cidadania em Brasília tem resultado em faíscas causadas pelas diferenças entre Paula Belmonte e Izalci Lucas, cada um deles presidentes regionais do Cidadania e PSDB, respectivamente.

Izalci costura o comando da federação para que, com isso, tenha chancelado o nome para a disputa ao Palácio do Buriti. Nas eleições passadas, Izalci abriu mão do projeto pelo nome do então aliado, Alberto Fraga, que saiu derrotado.

Paula Belmonte, por outro lado, argumenta que o tucano não conseguiu alinhavar alianças partidárias e que não poderia ser candidato de si próprio. A parlamentar negocia três cenários: apoiar a candidatura de José Antônio Reguffe ao GDF, concorrer ao Senado Federal ou sair ela própria na disputa ao governo local.

Cidadania reage e provoca Izalci a apresentar alianças do PSDB no DF

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?