metropoles.com

Saúde anuncia concurso para contratar 70 médicos temporários no DF

Segundo a pasta, concorrência está em trâmite avançado interno e deve ocorrer no próximo semestre para médicos da família e outras áreas

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
Vacinação da Covid no Hran
1 de 1 Vacinação da Covid no Hran - Foto: Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

A Secretaria de Saúde anunciou, nesta quinta-feira (30/6), a realização de um concurso para a contratação de 70 médicos temporários que devem atuar na rede pública do Distrito Federal. A concorrência vai ocorrer no próximo semestre.

De acordo com a pasta, dos profissionais esperados, 30 serão médicos da família e comunidade – com 40 horas de serviço – e as outras 40 vagas serão divididas entre anestesista, neonatologia, pediatria e psiquiatria, com carga de 20 horas semanais.

Ainda não há mais detalhes sobre o certame, o que inclui o valor salarial, mas a secretaria garante que o processo está em trâmite interno avançado.

Valorização

Além do concurso, outra investida da Secretaria de Saúde para valorizar e atrair profissionais da área é oferecer gratificação de 25% sobre o vencimento para 251 médicos temporários. O benefício será pago aos profissionais de todas as especialidades.

Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a intenção é incentivar esses servidores a se manterem nos quadros da rede pública de saúde.

“Esse profissional não tem vínculo com o governo. Assim quando encontra um emprego em que pode receber mais, é normal que saia daquele serviço. Estamos criando condições para que o cargo público de médico temporário seja também competitivo e assim fortalecer a rede”, afirma a secretária.

Para o subsecretário de Gestão de Pessoas, Evillásio Ramos, a gratificação também terá a função de estimular os profissionais aprovados em certame de temporário a priorizarem as nomeações nesses certames.

“Tem acontecido muito de elaborar edital para 100 vagas; os profissionais serem aprovados, mas no final, nem mesmo um terço se apresenta para tomar posse”, explica .

O Projeto de Lei nº 2873, de 2022 – de autoria do Executivo – que autoriza as gratificações foi aprovado na sessão  de quarta-feira (29/6) da Câmara Legislativa (CLDF). O texto segue para análise e sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

No último domingo (26), a Secretaria de Saúde também fez o concurso para a contratação de 230 médicos, 101 enfermeiros e 50 cirurgiões-dentistas. Da parte médica, são 47 especialidades para apresentar um reforço das equipes de trabalho. O edital teve 34 mil inscritos e, além da contratação, será feito o cadastro reserva.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?