metropoles.com

Rock: local da UnB onde surgiu banda de Renato Russo ganha placa

Colina entrou para o turismo local por ter sido cenário onde o cantor e Fê Lemos se encontraram para fundar a Aborto Elétrico

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Braga/Setur-DF
Ao lado de Philippe Seabra, secretária Vanessa Mendonça inaugura placa da Rota do Rock
1 de 1 Ao lado de Philippe Seabra, secretária Vanessa Mendonça inaugura placa da Rota do Rock - Foto: Renato Braga/Setur-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, na quinta-feira (12/8), uma placa turística na Colina – setor da Universidade de Brasília (UnB) para alojar professores e pesquisadores. O local foi imortalizado por servir de cenário dos encontros entre Renato Russo, Felipe Lemos, que juntos criaram a banda Aborto Elétrico, em 1978. Toninho Maia também testemunhou o movimento.

O ponto “Onde tudo começou” será um dos 40 espalhados por toda a cidade de Brasília para a chamada Rota do Rock, trajeto criado e reconhecido oficialmente pela Secretaria de Turismo para que visitantes conheçam e visitem locais onde os grandes artistas fizeram a história do gênero musical no Brasil. A curadoria do projeto é do guitarrista e vocalista da Plebe Rude Philipe Seabra.

Além da Colina, a secretaria realizou um mini tour para percorrer pontos como a 508 Sul, onde as bandas se apresentavam na Feira de Música – durante os anos 1980 – e a Faculdade Upis (712/912 Sul), onde está montada uma exposição com fotos, discos, instrumentos, cartazes de shows e até disco de ouro dos artistas que construíram a história do rock de Brasília, com entrada gratuita.

“O significado aqui é muito maior. Fizemos essa rota, com curadoria do Philippe Seabra e apoio da Upis, mas estamos prestando uma homenagem por esta ausência do Toninho Maia que todos estamos sentindo. Me uno a todos nessa lembrança, nesse reconhecimento ao Toninho”, disse Vanessa Mendonça. O músico morreu recentemente vítima da Covid-19.

Rota

A Rota Brasília Capital do Rock foi oficializada pelo Decreto nº 42.074, de 6 de maio de 2021, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Com isso, moradores do Distrito Federal e turistas contarão com uma experiência única pelo olhar do estilo musical que consagrou a história da cidade e foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF.

A rota Brasília Capital do Rock passa a integrar diversas outros caminhos criados pela Setur-DF para ajudar moradores e visitantes a conhecerem melhor os atrativos da capital federal e que segue um padrão internacional de sinalização, com informações bilíngues, em Inglês e espanhol, para atender também o turista estrangeiro.

Além das informações escritas, a placa tem um QR Code que dará acesso ao episódio do rock ocorrido no local, por meio de um resumo da história. “Ainda nesta semana, outras 14 placas como esta aqui da Torre de TV serão instaladas em locais como a Ermida Dom Bosco e Espaço Cultural Renato Russo, entre outros”, concluiu a secretária Vanessa Mendonça.

0
Placas já instaladas:
  • Torre de TV – onde vários grupos se apresentaram ao longo dos anos
  • UPIS – onde havia várias apresentações
  • QI 8 Lago Norte – residência de Philippe Seabra
  • Colina UnB – onde ensaiavam vários dos músicos
  • Ed. Rádio Center – onde as bandas ensaiavam
  • Esplanada dos Ministérios – grandes shows de aniversário da cidade
  • Estádio Nacional Mané Garrincha – shows de Legião Urbana e Capital Inicial
  • SQS 303 – residência de Renato Russo
  • Espaço Cultural Renato Russo – antigo Teatro Galpãozinho (508 sul)
  • Entrequadra 110/111 SUL – Food’s – onde as bandas subiam em caminhões para tocar
  • Centro de Convenções Ulysses Guimarães
  • Concha Acústica de Brasília – lançamento do LP Rumores
  • Centro Comercial Gilberto Salomão – Lago Sul – local do primeiro show do Aborto Elétrico
  • Residência Raimundos – QI 9 do Lago Sul – casa do Digão
  • Ermida Dom Bosco – onde se costumava promover shows de rock

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?