Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Por 16 a 11 votos, José Aparecido é eleito presidente da Fecomércio-DF

Presidente do Sindicato das Papelarias disputava com Ovídio Maia, representante das imobiliárias, e venceu mesmo após vários embates com CNC

atualizado 05/03/2021 14:48

Novo presidente da Fecomércio-DFOAB-DF/Divulgação

O colegiado da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Distrito Federal (Fecomércio-DF) elegeu, nesta sexta-feira (4/2), José Aparecido da Costa Freire como o novo presidente da entidade. Foram 16 votos favoráveis contra 11 direcionados ao concorrente, Ovídio Maia, que preside o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Secovi-DF).

O vencedor é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do Distrito Federal (Sindipel-DF) e assume o comando da federação após a morte do então presidente, Francisco Maia, em decorrência da Covid-19.

Durante o processo eleitoral, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) recomendou pela impugnação da candidatura do sindicalista, mas o parecer não foi acolhido pelo atual presidente-interino da instituição local, Edson de Castro, que manteve o postulante na corrida.

Ao Metrópoles, José Aparecido havia sinalizado que permaneceria na disputa até o fim.

“A minha candidatura estará mantida até a última hora e vou para o voto. Vejo esse situação toda com muita tristeza. Tenho 22 anos no Sistema. Nesse caso, sou um réu primário, tenho todas certidões negativas de primeira e segunda instâncias. Pegaram um processo julgado de forma preliminar, sem julgamento de mérito, e prescrito antes de arquivado. As pessoas não querem perder a direção da Fecomércio e tentam fazer manobras jurídicas ilegais de todas as formas”.

Minutos após a divulgação do resultado da eleição, o governador Ibaneis Rocha (MDB) parabenizou o novo presidente da Fecomércio-DF. Em publicação no Twitter, o emedebista destacou que a entidade é muito importante e tem trabalhado ao lado do GDF em benefício da população.

“Com grande conhecimento do mercado, José tem todas as condições para fazer uma grande gestão. Ele pode contar com o GDF para isso”, escreveu Ibaneis.

O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rafael Prudente (MDB), parabenizou o novo presidente da entidade no DF. “A Câmara Legislativa recebe com muita alegria a eleição do José Aparecido, que reúne todas as qualificações para fazer uma boa gestão à frente da Fecomércio-DF. Ele contará com o apoio do Poder Legislativo para ajudar na condução do setor econômico do Distrito Federal”, afirmou.

Após a formalização do resultado, Ovídio Maia, candidato derrotado na corrida pelo comando da instituição, divulgou uma nota parabenizando o adversário.

“Quero agradecer a cada um de vocês por ter me dado a oportunidade de participar deste pleito. A democracia deve ser sempre o caminho a ser seguido. Desejo ao José Aparecido, amigo de longa data, muito sucesso como presidente da Fecomércio-DF. Que Deus o Ilumine. Fraterno abraço a todos”, disse.

 

Perfil

José Aparecido da Costa Freire tem 55 anos e nasceu em Corumbá de Goiás. Ele chegou a Brasília na década de 1970.

É formado em ciências contábeis pelo Centro Universitário Icesp e iniciou a trajetória empresarial em 1988. Naquele ano, abriu uma papelaria na 104 Norte. Ao longo dos anos, teve várias empresas, até criar a J.A Papelaria, fundada em 2009.

Está há 20 anos no Conselho de Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e, desde 2004, integra a direção da entidade.

É presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do DF (Sindipel-DF) desde 2001. É pai de duas filhas: Susanny e Samara de Oliveira Freire.

O novo mandato como presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio) vai até julho de 2022.

Últimas notícias