Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Gravidez na pandemia vira tema de livro de pós-doutor de Minas Gerais

Paulo Taitson e outros quatro especialistas lançam obra sobre os efeitos e riscos das vacinas contra a Covid-19 durante a gestação

atualizado 04/06/2021 14:16

Reprodução / Facebook

Presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução (SRBA), o professor Paulo Franco Taitson lançou, nesta semana, um estudo sobre os efeitos das vacinas contra a Covid-19 durante a gravidez. Intitulado Covid-19 and vaccines in pregnancy (Covid-19 e vacinas na gravidez, na tradução livre), a obra tem outros três autores especialista em reprodução humana, como Edson Borges Júnior, Hitomi Nakagawa, Maria do Carmo Borges de Souza e Adelino Amaral Silva.

O professor é pós-doutor em Reprodução Humana pelo Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Medicina-Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É fundador e professor da disciplina de Reprodução Humana na Pontifícia Universidade Católicas de Minas, além de lecionar matérias sobre anatomia e bioética. É Presidente da Fundação Hospital São Francisco de Assis.

“A vacinação é eficaz e não induz um aumento do risco de contrair infecção por Covid-19. Embora ainda não haja estudos em humanos sobre vacinação contra Covid-19 e gravidez, nenhuma das as vacinas contêm vírus Sars-Cov-2 vivos”, registra.

“Não há razão para atrasar as tentativas de gravidez ou tratamentos de reprodução assistida se a vacina não estiver disponível ou no caso de pacientes fora do grupo de risco. As decisões quanto ao uso (ou não) das vacinas devem ser compartilhadas entre pacientes e médicos, respeitando os princípios éticos da autonomia, beneficência e não maleficência”, acrescenta.

Além de cientista, Paulo Taitson é coeditor do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida (JBRA Assisted Reproduction) e presidente da Fundação Hospital São Francisco de Assis, a 20ºª maior unidade do país que atende exclusivamente pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

 

Últimas notícias