metropoles.com

GDF diz que espera aplicar 2ª dose em 184 mil pessoas até o fim do mês

Mais cedo, o GDF anunciou que pretende reduzir para 37 anos a idade mínima para vacinação contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Pete Bannan/MediaNews Group/Daily Local News via Getty Images
Vacina Pfizer coronavírus
1 de 1 Vacina Pfizer coronavírus - Foto: Pete Bannan/MediaNews Group/Daily Local News via Getty Images

O Governo do Distrito Federal (GDF) afirmou que, até o fim do mês de julho, espera vacinar mais de 184 mil pessoas com a segunda dose da imunização contra a Covid-19. A informação foi dada, nesta segunda-feira (19/7), durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.

“De hoje até o dia 31, nós temos que vacinar 184.817 com a segundas dose [da vacina]. De hoje até sexta-feira, nós temos 55 mil pessoas para vacinar. Hoje o que nós temos aguardando a vacinação são em torno de 170 mil doses e estamos aguardando a remessa, nesta semana, para completar como segundas doses para poder aplicar na população que já tomou a primeira”, disse.

O secretário voltou a rebater a informação de que haveriam vacinas estocadas na Rede de Frio da Secretaria de Saúde e pontuou que os insumos estão reservados exclusivamente para quem tomou a primeira aplicação e, com isso, não comprometer o ciclo total de imunização.

“Se tivéssemos usado a segunda dose como a primeira, como vários estados fizeram, nós hoje não teríamos vacina para aplicar nessas 184 mil pessoas. Por que eu falei isso ? Porque muita gente está falando que tem 200 mil doses paradas e eu estou falando que essas 172 mil doses que estão na Rede de Frio não estão paradas. Isso não é dose parada: é dose programada para ser aplicada nas pessoas que tomaram a primeira. Eu repito que, se aqui em algum momento tivéssemos aplicado a 2ª dose como a primeira, teria dose faltando para quem tomou a primeira”, reforçou.

Mais cedo, o GDF também anunciou que pretende reduzir para 37 anos a idade mínima para vacinação contra a Covid-19 após o anúncio da chegada de uma remessa de pouco mais de 92 mil doses do imunizante pelo Ministério da Saúde, prevista para quinta-feira (22/7).

“Nós vamos receber essas doses, vamos poder com isso avançar na vacinação, que é o que todos nós esperamos e todos nós queremos. Inclusive, com base nisso, estamos recebendo até a próxima quinta-feira 92.032 doses de vacina. Com isso, será possível baixar para 37 anos”, disse.

Gustavo Rocha disse, ainda, que a partir dessa nova remessa, o governo decidiu vacinar sem a necessidade do agendamento. A decisão ocorre após várias reclamações sobre a instabilidade do sistema responsável pelo cadastramento de vagas.

Compartilhar notícia