metropoles.com

Covid-19: sob escolta, Saúde recolhe máscaras e álcool gel de hospitais do DF

Ação contou com respaldo da PM e servirá para controlar distribuição de materiais essenciais contra o coronavírus, segundo a secretaria

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Hospital Regional da Asa Norte, referência no tratamento do coronavírus
1 de 1 Hospital Regional da Asa Norte, referência no tratamento do coronavírus - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Com receio de desabastecimento durante a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) determinou o recolhimento de todos os estoques de equipamentos de proteção individual que estavam armazenados nos hospitais e unidades da rede pública local.

A ação ocorreu no fim de semana e contou com a escolta da Polícia Militar (PMDF) para evitar contratempos com os servidores da área. Os materiais são considerados essenciais para evitar contaminação pela Covid-19.

“Sábado recolheram os estoques de máscara, capote e álcool em gel com carro da polícia e caminhão (veja foto abaixo). Supostamente, era pra centralizar o estoque e abastecer todo mundo semanalmente para ter o uso racional. Aqui na minha unidade, tinha 32 mil máscaras. Deixaram 3,4 mil e levaram o resto”, relatou um servidor do Hospital Regional de Sobradinho, que preferiu manter o anonimato.

“Por que buscar no final de semana com polícia e sem nenhum documento? Apenas de boca… Isso que foi esquisito”, reclamou.

Funcionários de outras unidades hospitalares também fizeram o mesmo relato. “Veio uma equipe com um caminhão e um carro de polícia aqui no sábado no HRL [Hospital da Região Leste, antigo Regional do Paranoá] e recolheram vários materiais: álcool, máscaras e capote. Disseram que iam em todos os hospitais. Aconteceu em mais alguma regional? Só fiquei sabendo agora”, relatou outro servidor.

“Aqui no HRC [Hospital Regional de Ceilândia], sim. Confiscaram independentemente de termos 18 UBS [Unidades Básicas de Saúde] para atender. Ficou um estoque para atender o semanal só do HRC e olhe lá”, revelou outro empregado da pasta. Na unidade, recolheram 9,7 mil máscaras cirúrgicas, 380 frascos de álcool em gel de 500 g, 137 de 100 g e aventais cirúrgicos.

Durante a operação, funcionários das unidades de saúde registraram o caminhão usado no recolhimento do material.

Os servidores temem que a decisão resulte em desassistência a pacientes com o novo vírus, responsável pela pandemia mundial da Covid-19. “A secretaria não tem logística para entregar semanalmente em todos os hospitais, nem os hospitais têm logística para ir semanalmente à Farmácia Central”, reclamou um dos trabalhadores ouvidos pela coluna.

Veja a foto:

Caminhão com material de combate ao coronavírus recolhido de hospitais do DF
Caminhão com material de combate ao coronavírus recolhido de hospitais do DF

 

Confira os estoques de máscaras nas unidades:

O que diz a Secretaria de Saúde

Procurada, a Secretaria de Saúde confirmou ao Metrópoles a ação de recolhimento com apoio policial. De acordo com a pasta, a distribuição dos equipamentos de proteção individual na rede pública do Distrito Federal, bem como insumos de um modo geral, passará a ser semanal e realizada pela Central de Distribuição.

“A medida foi tomada diante da pandemia do novo coronavírus e da expectativa do alto consumo aqui no Brasil e no mundo, que tem provocado grandes dificuldades para a produção industrial”, explicou.

Segundo o órgão, essa é uma medida preventiva adotada pela Secretaria de Saúde (SES) embasada em estudo de consumo das unidades. “O levantamento mostrou que alguns hospitais estavam com estoque acima do necessário para o novo período estipulado, dificultando o controle. Nesses casos, foram recolhidos os excessos e enviados à Central de Distribuição da pasta. A estratégia visa garantir material para todas as unidades da rede de maneira equânime, conforme a necessidade de cada uma”, frisou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?