metropoles.com

Consórcio liderado pelo DF vai esperar STF sobre a compra da Sputnik V

O Consórcio Brasil Central tomará a decisão junto com sete governadores após a Anvisa sinalizar que não deve autorizar registro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Davi Rosa
IFA da Sputnik V produzido no Brasil
1 de 1 IFA da Sputnik V produzido no Brasil - Foto: Divulgação/Davi Rosa

Diante do resultado da reunião desta segunda-feira (26/04), na qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou importação da vacina Sputnik V, o Consórcio de Desenvolvimento Brasil Central afirmou, em nota, que vai reavaliar a importação de 28 milhões de doses do imunizante, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya da Rússia. No Brasil, o grupo é representado pela farmacêutica União Química, que pretende fabricar a vacina no Distrito Federal.

O secretário-executivo do consórcio e vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), esclareceu que, conforme contrato com o Fundo Soberano Russo, a aquisição só seria realizada mediante aprovação do órgão regulador.

“No caso da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo judicialmente essa importação, a decisão será tomada em conjunto pelos sete governadores: de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Rondônia, além do Distrito Federal”, afirmou Paco.

Formado por seis estados brasileiros e o Distrito Federal, o Consórcio Brasil Central (BrC) havia anunciado estar em negociação avançada para a compra de cerca de 4 milhões de doses da Sputnik V contra a Covid-19 por cada ente federativo integrante do coletivo de governadores.

A articulação ocorria diretamente com representantes do Fundo Soberano Russo (RDIF). Porém, com a nova decisão da Anvisa, a compra será reavaliada.  O consórcio adiantou, sem revelar nomes dos laboratórios, que mantém outros contatos internacionais em busca de vacinas contra a Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?