Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Casos de Covid no DF aumentam 1.281% em 15 dias, aponta Codeplan

Já a taxa de transmissão do vírus no DF cresceu 131% neste período. Atualmente, a capital conta com 28 mil casos ativos de Covid-19

atualizado 19/01/2022 17:37

testagem teste de CoViD 19 voltada a assintomáticosRafaela Felicciano/Metrópoles

A quantidade de casos de Covid-19 no Distrito Federal aumentou 1.281% em apenas 15 dias. Os dados são da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), divulgados nesta quarta-feira (19/1).

De acordo com o informativo da Codeplan, em 3 de janeiro deste ano, o DF tinha 2.028 casos ativos de Covid. Já nessa terça-feira (18/1), eram 28.012.

A taxa de transmissão do vírus no DF também subiu rapidamente. No dia 3, o índice estava em 1. Duas semanas depois, bateu o recorde do ano, chegando a 2,31 nessa terça. O aumento é de 131%.

Por outro lado, com o avanço da vacinação, a quantidade de óbitos é muito menor do que nas ondas anteriores da doença no DF. Nesta terceira onda, foram registradas quatro mortes pela doença, conforme o boletim da Codeplan.

Para se ter uma ideia, na segunda onda de Covid, quando houve 16.811 casos ativos, foram notificados 88 óbitos em decorrência da doença.

Confira o quadro com os números:

Obrigatoriedade de máscaras

Nesta quarta, diante do avanço da variante Ômicron no DF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. A medida já passa a valer na tarde desta quarta-feira, quando o novo decreto foi publicado.

O texto assinado pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante), determina a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial em todos os espaços públicos, inclusive em ambientes ao ar livre, vias públicas, transporte público, comércio, indústria e em estabelecimento de serviços. O item também é obrigatório nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais, no âmbito do DF.

O uso de máscara em locais abertos era obrigatório na capital do país desde abril de 2020, mas foi suspenso em novembro de 2021. Agora, o DF volta a retomar a obrigatoriedade em função de uma nova onda de contágio.

Mais lidas
Últimas notícias