metropoles.com

Acusada de nazismo, Bia Kicis dispara: “Sou defensora da democracia, diálogo”

Declaração foi resposta à repercussão do encontro com a deputada alemã Beatrix von Storch, deputada do partido Alternativa para a Alemanha

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
kicis 2
1 de 1 kicis 2 - Foto: Reprodução

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) rebateu, nesta sexta-feira (23/7), a acusação de que estaria celebrando as semelhanças com Beatrix von Storch, deputada do partido Alternativa para a Alemanha (AfD). A sigla é investigada por propagar ideias extremistas e neonazistas.

Em carta direcionada a Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), a aliada de Jair Bolsonaro (sem partido) esclareceu ser “defensora da democracia, diálogo, liberdades” para exercer o cargo confiado a ela pelos eleitores.

Neta de general, Bia Kicis lembrou que o avô era judeu e, segundo ela, teria lutado contra o fascismo e o nazismo na 2ª Guerra Mundial.

“Como deputada conservadora, recebi por indicação de amigos, inclusive da comunidade judaica, a deputada alemã Beatrix Von Storch, que, como eu, é uma defensora dos valores judaico-cristãos e da família, e luta pela soberania de sua pátria”.

A parlamentar lamentou a repercussão negativa do encontro na imprensa e chamou de “verdadeiro absurdo” a acusação contra a parlamentar alemã de alinhamento com o regime de Adolf Hitler.

“É bom esclarecer que o Partido AfD, diferentemente do que aleivosamente alguns espalharam, não é um partido nazista, eis que é um partido legitimado e reconhecido na Alemanha, contando com 90 parlamentares”, pontuou.

A parlamentar reconheceu que “obviamente, como todo grupo político, pode ter integrantes mais extremados. É preciso salientar aos mal informados que alguns desses foram expulsos do partido por movimento liderado por Beatrix, que faz parte da sua ala mais moderada”.

Kicis reafirmou ser vice-presidente do grupo amizade Brasil-Israel no Congresso Nacional e que foi agraciada como Embaixadora Extraordinária da Paz na Terra Santa, onde esteve por duas vezes. “Uma delas acompanhando missão oficial ao lado do presidente Bolsonaro, grande amigo de Israel e da comunidade judaica”.

“Conquanto seja notório em minhas ações e trajetória, combato o preconceito, a intolerância, o racismo e luto pelo respeito ao próximo. Sou apoiadora de Israel e de seu povo, sou sionista e abomino tanto o nazismo quanto qualquer ideologia que segregue, persiga e mate”.

Carta de Eslareimento by Metropoles on Scribd


Em foto publicada ao lado da parlamentar alemã, a deputada do PSL celebrou a união e a semelhança de pautas defendidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações