
Ilca Maria EstevãoColunas

Zinc Complements destaca poder dos acessórios no Metrópoles Catwalk
Antes de fundar a marca, a designer Flávia Oliveira já desenvolvia acessórios para uso pessoal; conheça a Zinc Complements
atualizado
Compartilhar notícia

Há quem diga que a alma do styling está na combinação entre as roupas e os acessórios: são eles que tornam as produções autênticas e permitem que a criatividade e a personalidade de cada um aflorem. Nesse contexto, nasceu, há 37 anos, a Zinc Complements, uma marca brasiliense focada em brincos, colares, bolsas, braceletes e chapéus, entre outros itens. Em 2026, figura a programação de desfiles do Metrópoles Catwalk, que ocorre de 6 a 10 de abril, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília.
Vem conferir!

Do hobby à carreira
Sempre ligada às tendências, Flávia Oliveira tinha o costume de desenhar e criar acessórios para si mesma. Os itens começaram a chamar atenção das pessoas à sua volta, o que fez crescer o desejo de se aprofundar nas técnicas. Em 1989, foi convidada a produzir peças para a nova coleção de uma marca, o que levou à criação de seu próprio negócio.
A Zinc Complements surgiu, então, como uma marca focada apenas em acessórios – o que era novidade no cenário fashion da capital federal. “Há 37 anos, a Zinc participa da construção da moda criativa de Brasília”, destaca a designer. “Ao longo desse percurso, acompanhamos de perto o crescimento e a consolidação desse cenário, hoje reconhecido também internacionalmente”, afirma.


A designer acredita que eventos como o Metrópoles Catwalk fortalecem ainda mais o movimento da moda e da arte na cidade, ao trazer solidez, visibilidade e novas perspectivas para a cena local. “Ao dar visibilidade ao que é produzido em Brasília, o evento amplia fronteiras e projeta a força criativa da cidade para todo o Brasil”, observa.
Desfile no Metrópoles Catwalk
Na sua segunda edição, o Metrópoles Catwalk recebe a marca de Flávia para desfilar na icônica passarela montada no Teatro Nacional Claudio Santoro. A empresária revelou à coluna que irá apresentar a coleção outono/inverno da label, focada em acessórios que traduzem a força e a identidade da estação.

Colares marcantes e peças elaboradas foram criados especialmente para o momento na passarela: “Um encontro entre estilo e expressão da nossa marca”, define Flávia. Para ela, essa é uma oportunidade de celebrar seu empreendimento “em um ambiente onde moda e arte se encontram, diante de um público vibrante, atento e conectado com o cenário cultural brasiliense”, acredita.
2ª edição do Metrópoles Catwalk
Após atrair para Brasília os olhares do cenário fashion de todo o país com a presença de estilistas prestigiados, modelos de renome e profissionais de primeiro nível, o Metrópoles Catwalk está de volta ao Teatro Nacional Claudio Santoro. A segunda edição do evento intensifica o espaço dado às marcas do DF, reverberando a potência dos artistas da capital. O evento acontecerá de 6 a 10 de abril de 2026 e tem 30 marcas confirmadas para os cinco dias de desfiles.
Confira o line-up:
Marcas do Distrito Federal
- 2 Tempos; Amek; Biruta; Bruna Lettieri; Confraria; Hills; Hylo Cartis Studio; Jeans do Bem; Letícia Gonzaga; Louback; Lucila; Nara Resende; Petzold 1981; Porão 40; Sacramound; Sal; Thais Fread; Vittor Galeno e Zinc Complements.
Marcas que vêm ao DF para o Metrópoles Catwalk
- Carmen Steffens; Cearensy; Foxton; Jacobina; Laboissiere; Rendá e Virgínia Barros. Além disso, multimarcas locais convidam etiquetas de abrangência nacional para desfilar no Metrópoles Catwalk. São eles: George Azevedo, por Quadra; Marina Bitu, por Jeté; Adriana Degreas, por Maria; e D-Gaia, por Magrella.
Realizado com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o Metrópoles Catwalk reafirma seu papel fundamental na revitalização cultural do Teatro Nacional e no fortalecimento do mercado fashion nacional.
O Metrópoles Catwalk integra a transformação do calendário da moda em Brasília. Outro protagonista nesse cenário é o festival Metrópoles Fashion & Design, que chega à sua 4ª edição entre os dias 10 e 12 de junho de 2026. Idealizado e realizado por Ilca Maria Estevão, o evento evidencia outro ponto histórico de Brasília: o Museu Nacional da República.



































