Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Vans divulga artistas e celebra a criatividade em campanhas recentes

Um dos últimos lançamentos da marca é uma collab com o pintor de rua norte-americano Chris Johanson

atualizado 24/04/2021 9:52

Arte de Annabell LeeVans/Divulgação

“Estes projetos são um convite à criatividade.” É dessa maneira que a Vans convoca o público a conhecer novos talentos artísticos. Em uma vitrine permanente, a marca reúne trabalhos de artistas de diferentes áreas. Para completar, a etiqueta norte-americana firmou uma parceria com o pintor de rua Chris Johanson.

Vem saber mais!

Giphy/Vans/Divulgação

A vitrine já está abastecida com várias criações interessantes. Na lista, por exemplo, está o norte-americano Christopher Martin, um artista multidisciplinar que explora a “diáspora afro-americana”. Na iniciativa, ele criou um curta-metragem baseado na iconografia.

Outro highlight é o trabalho artesanal da pintora Annabell Lee, de Los Angeles, repleto de referências dos anos 1980. Para a Vans, ela criou uma coleção de almofadas pintadas e costuradas à mão.

A mexicana Karla Almendra, que customizou peças para a label, trabalha com fibras de tecido e tintas naturais. Já o ilustrador e cartunista britânico Alex Jenkins fez uma escultura de fibra de vidro com 1,82 metros de altura. E por aí vai.

Artista em projeto da Vans
A Vans lançou uma vitrine artística virtual. A obra de Christopher Martin está por lá

 

Artista em projeto da Vans
Annabell Lee também pode ser conferida no espaço

 

Peças pintadas em projeto da Vans
Estas peças foram desenvolvidas por Karla Almendra para o projeto

 

Artista em projeto da Vans
Alex Jenkins preparou uma escultura especial

 

Artista em projeto da Vans
Esta é Eloise Dörr, skatista e artista de Londres, na Inglaterra. O trabalho dela está na nova ferramenta da Vans

 

Artista em projeto da Vans
A ilustradora Rewina Beshue, de San Francisco, nos Estados Unidos, também está no time elencado pela Vans

 

Collab com Chris Johanson

Um dos artistas reconhecidos no projeto é Chris Johanson, que também é surfista, skatista, músico e defensor do meio ambiente. O foco principal de seu DNA artístico é o grafite urbano.

“A obra de Johanson brinca entre as técnicas de figuração e abstração. Ele vê essas duas formas de trabalhar como expressões interconectadas de fortes crenças no ambientalismo, na compaixão e na convivência pacífica”, apontou a Vans.

No entanto, a marca foi além e firmou uma parceria mais ampla com o norte-americano. O resultado é uma coleção formada por tênis, peças de vestuário e acessórios.

Os itens foram confeccionados com materiais ecológicos e de baixo impacto ambiental. As ilustrações coloridas exclusivas da colaboração carregam a mensagem “Be Cool To Your Living World” (Seja Legal com o Planeta que Você Vive, em tradução livre).

Artista Chris Johanson
Chris Johanson também está no projeto on-line da Vans

 

Peças da collab de Chris Johanson com a Vans
Para complementar, o artista norte-americano pensou em uma coleção em colaboração com a marca

 

Peças da collab de Chris Johanson com a Vans
O compilado representa uma visão compartilhada a respeito da sustentabilidade

 

Tênis da collab de Chris Johanson com a Vans
Os produtos da collab estão à venda no Brasil

 

Convite à criatividade

O espaço digital de projetos de arte já está disponível no site da Vans. A aba será constantemente atualizada, ao longo de 2021, com novos artistas e iniciativas que merecem atenção. A ideia foi fugir da abordagem de campanha publicitária convencional.

“Em vez de criar um anúncio que fala sobre a criatividade, quisemos usar essa campanha como um veículo para mostrar a autoexpressão criativa de maneira pura, verdadeira e em todas as suas formas. Então, simplesmente permitimos que a nossa família de artistas ao redor do mundo criasse coisas”, explicou Rob Teague, diretor criativo executivo global da Vans, em comunicado.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias