Troca de farpas na Câmara coloca em debate vestimenta indígena

Vestimenta indígena usada por Célia Xakriabá (Psol-MG) durante sessão na Câmara virou alvo da discussão entre ela e Kim Kataguiri (União-SP)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

TV Câmara/Reprodução
Deputados Kim Kataguiri e Célia Xakriabá em discussão no plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Deputados Kim Kataguiri e Célia Xakriabá em discussão no plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: TV Câmara/Reprodução

A votação do projeto de lei que altera as regras do licenciamento ambiental no Brasil, realizada na Câmara dos Deputados, acabou resultando em uma discussão acalorada. No centro do debate, uma troca de farpas entre parlamentares que tinha como um dos pontos de atenção uma vestimenta tradicional do povo indígena, usada por Célia Xakriabá (Psol-MG) durante a sessão.

Vem entender!

Deputadoa Célia Xakriabá em discussão no plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) usa vestimentas indígenas durante eventos oficiais

Vestimenta indígena vira alvo de debates entre parlamentares

Na madrugada desta quinta-feira (17/7), os deputados Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (Psol-MG) protagonizaram uma discussão no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Após ser citado como “estrangeiro” e “deputado reborn” pela parlamentar indígena, Kataguiri insinuou que a colega de Casa estaria fazendo “cosplay” (dando a entender que é de pavão) , referindo-se ao cocar usado por ela durante a sessão.

O adorno tradicional, confeccionado com penas de aves, carrega significados diferentes a depender da etnia, tradição ou região, mas é um símbolo cultural das crenças indígenas no Brasil.

“Determinada deputada me chamou de ‘deputado estrangeiro’. E, ali, próximo de onde estão meus ancestrais, tem o pavão, um animal lá da Ásia. Não tem nada a ver com tribo indígena aqui no Brasil, mas tem gente que parece que gosta de fazer cosplay”, disse Kataguiri.

Durante o direito de resposta, Célia retrucou a colocação do parlamentar e classificou a citação como “racismo televisionado”. “As pessoas podem ter bancadas inteiras para defender seus interesses, mas atacar uma mulher indígena pelo que se veste? Eu não tenho problema de saber de onde eu venho. Não precisa me chamar de cosplay, porque isso é um racismo televisionado. Certamente, eu tomarei as medidas necessárias”, disse a parlamentar.

Troca de farpas na Câmara coloca em debate vestimenta indígena - destaque galeria
3 imagens
A discussão entre os parlamentares aconteceu na madrugada de quinta (17/7)
O tópico "cosplay de pavão" vem repercutindo nas redes
Kim Kataguiri foi citado como "estrangeiro" e "deputado reborn" pela colega de Casa
1 de 3

Kim Kataguiri foi citado como "estrangeiro" e "deputado reborn" pela colega de Casa

TV Câmara/Reprodução
A discussão entre os parlamentares aconteceu na madrugada de quinta (17/7)
2 de 3

A discussão entre os parlamentares aconteceu na madrugada de quinta (17/7)

TV Câmara/Reprodução
O tópico "cosplay de pavão" vem repercutindo nas redes
3 de 3

O tópico "cosplay de pavão" vem repercutindo nas redes

TV Câmara/Reprodução

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?