metropoles.com

Tom Ford anuncia novo diretor criativo. Conheça Haider Ackermann

Admirado por Karl Lagerfeld e cotado na Chanel, o franco-colombiano é o segundo diretor criativo da marca desde a saída de Tom Ford

atualizado

Compartilhar notícia

Estrop/Getty Images
Na imagem com cor, o estilista Haider Ackermann tom ford - Metrópoles
1 de 1 Na imagem com cor, o estilista Haider Ackermann tom ford - Metrópoles - Foto: Estrop/Getty Images

A marca de luxo Tom Ford anunciou o estilista Haider Ackermann como novo diretor criativo da etiqueta, dois meses após a saída de Peter Hawkings do cargo. Aos 53 anos, Ackermann é conhecido por sua estética sensual com elementos que misturam o clássico e o moderno. Esse é o segundo nome a assumir a direção criativa desde que Tom Ford deixou a marca, em 2023. “Compartilhamos muitas das mesmas referências históricas”, revelou o fundador.

Vem conhecer!

tom ford Haider ackermann kylie jenner - metrópoles
Ackermann faz sucesso entre os jovens da indústria

 

Quem é Haider Ackermann

Nascido em Bogotá, Colômbia, e adotado por uma família francesa, Ackermann construiu uma carreira sólida e admirada, trabalhando em Paris, onde viveu desde a infância. Sua trajetória teve início na Academia Real de Belas-Artes de Antuérpia, na Bélgica, onde estudou design de moda.

O designer passou, então, por ateliers de renome na Europa, como o de John Galliano e o de Bernhard Willhelm, até que lançou sua marca homônima em 2002, ganhando reconhecimento por suas criações drapeadas e sensuais. Seu trabalho conquisou a atenção de nomes como Karl Lagerfeld, que o considerava um possível sucessor na Chanel.

tom ford Na imagem com cor, modelos vestem peças de Haider Ackermann - Metrópoles
O clássico e o moderno se misturam no trabalho do designer

 

tom ford Na imagem com cor, modelos vestem peças de Haider Ackermann - Metrópoles
Desfile da marca homônima, em 2020

Ele comandou a etiqueta própria por quase duas décadas, até 2020, de onde seguiu para casas como Berluti, Maison Ullens, Fila e Canada Goose, além de uma participação elogiada na alta-costura da Jean Paul Gaultier. A crítica especializada o consagrou como “uma rara esperança para o futuro”.

Recentemente, Ackermann se tornou um favorito de jovens personalidades, como Timothée Chalamet e Kylie Jenner, que vestiram suas criações em importantes eventos, como o Festival de Cinema de Veneza e o New York Fashion Week. O sucesso entre a nova geração pode ser um indício da visão com a qual chegará na Tom Ford.

tom ford Na imagem com cor, modelos vestem peças de Haider Ackermann - Metrópoles
Em 2023, Ackermann foi o estilista convidado para criar uma coleção de alta-costura da Jean Paul Gaultier

 

tom ford Na imagem com cor, modelos vestem peças de Haider Ackermann - Metrópoles
Seu trabalho é celebrado por outros designers, como Karl Lagerfeld

 

tom ford Haider ackermann timothee chalamet - metropoles
O novo diretor da Tom Ford é considerado o designer preferido de Chalamet

 

Chegada à Tom Ford

A escolha de Ackermann para liderar a Tom Ford representa a união de dois talentos que compartilham uma estética similar, mesclando sensualidade e referências históricas. Ambos são conhecidos por sua conexão com a cultura e as artes, o que se traduz em criações visualmente atrativas.

A expectativa da Ermenegildo Zegna Group, detentora da licença da linha de roupas da Tom Ford, é de que Ackermann impulsione as vendas de roupas femininas, que em 2023 representaram 30% da receita da marca. O estilista, conhecido por sua expertise em prêt-à-porter feminino, parece ser a escolha ideal para essa missão.

Segundo a etiqueta, a primeira coleção de Ackermann na Tom Ford será apresentada no Paris Fashion Week, em março de 2025. O fundador da grife se pronunciou, no Instagram, sobre a escolha do sucessor:

“Sou há muito tempo um grande fã do trabalho de Haider. Considero suas coleções tanto de moda feminina quanto masculina igualmente cativantes. Ele é um colorista incrível, seu corte é preciso e, acima de tudo, ele é moderno. Compartilhamos muitas das mesmas referências históricas, e não poderia estar mais empolgado para ver o que ele fará com a marca”, disse Ford.

 

tom ford Na imagem com cor, o estilista Haider Ackermann - Metrópoles
Haider Ackermann

 

Com a saída de Peter Hawkings após somente um ano no cargo, a direção criativa da Tom Ford nas mãos de Haider Ackermann pode representar um retorno aos ideais do fundador, que deixou o mundo da moda em 2023. O olhar jovial, também buscado em Hawkings, pode não ter sido suficiente no último ano, e Ackermann chega para recolocar a etiqueta no radar do mundo da moda e de personalidades que estão em alta na indústria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?