Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ilca Maria Estevão

Shoephoria: exposição de moda em Londres retrata 300 anos dos sapatos

A mostra foi aberta ao público na última terça-feira (18/5) e permanece em cartaz até o próximo ano

22/05/2021 05:00, atualizado 02/01/2023 21:05
Fashion Moseum Bath/Divulgação
Sapatos

O que começou como item de proteção para os pés foi ganhando novos materiais e formas, até se consagrar como símbolo de alta posição social. Ao longo da história, os sapatos passaram a ser um dos elementos mais cobiçados por parte dos fashionistas. Para ilustrar a evolução nos últimos 300 anos, centenas de calçados dão forma à exposição Shoephoria!, organizada e apresentada pelo Fashion Museum Bath, localizado na Inglaterra.

Vem saber mais detalhes!

Giphy/Fashion Museum Bath/Reprodução

Devido às medidas de segurança para conter a propagação do novo coronavírus, o museu de moda suspendeu as atividades durante um ano, mas agora voltou à ativa. A fim de marcar a reabertura em grande estilo, o FMB abriu as portas da fundação com a Shoephoria. Quem estiver pela cidade e quiser conferir de perto os itens precisa reservar uma data de visitação no site e adquirir o ingresso.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Inaugurada na última terça-feira (18/5), a mostra reúne 350 pares – desde chinelos grifados usados pelo ator Noel Coward aos originais tamancos brancos Toffeln, que eram utilizados por profissionais de saúde. A caminhada pela história dos sapatos traça a evolução de estilo e shapes dos últimos três séculos.

Fashion Moseum Bath/DivulgaçãoSapatos da exposição
A exposição passeia por 300 anos da história dos calçados
Fashion Moseum Bath/DivulgaçãoSapatos da exposição
Por lá, peças icônicas são encontradas, como a Crocs Circa, de 2020
Fashion Moseum Bath/DivulgaçãoSapatos da exposição
Calçado de 1760 com bordados
Fashion Moseum Bath/DivulgaçãoSapatos da exposição
O salto com acabamento em plástico, de 1949, que parece desafiar a gravidade

Modelos recentes também ganham espaço, como os tênis Yeezy, desenhados por Kanye West, que fazem sucesso entre os jovens. As clássicas botas na cor creme do designer Gareth Pugh e 36 pares da marca de luxo Manolo Blahnik também estão inclusos.

A exposição está dividida em três partes. A primeira e a terceira são expostas de forma cronológica. O início se dá com o sapato mais antigo da coleção. Trata-se de um modelo em veludo vermelho com bordados em ouro da década de 1690. Essa parte também mostra a transição dos sapatos para os saltos, com diferentes silhuetas, no século 19.

Fashion Moseum Bath/DivulgaçãoSapatos da exposição
Um par de botas Dr. Martens, edição especial lançada em 2015
Fashion Moseum Bath/DivulgaçãoSapatos da exposição
Christian Louboutin de 1997
Fashion Moseum Bath/DivulgaçãoSapatos da exposição
Botas em couro, de 1972
Fashion Moseum Bath/DivulgaçãoSapatos da exposição
Collab da Adidas com Stella McCartney, de 2011

Criações dos anos 1920, extremamente criativas, mostram sapatos de couro rachado ou opções com fivelas, por exemplo. O salto do momento pós-guerra é apresentado com suas solas de madeira ou renda, ao lado de um par feito de ouro e plástico, de 1949, que parece desafiar a física e as leis da gravidade.

Já os anos 1960 e 1970 são representados por botas e plataformas nas cores do arco-íris. Como era de se esperar, a exposição termina com o calçado mais popular da atualidade, os tênis. A exposição passa a ter espaço “permanente” dentro do Fashion Museum Bath e segue em cartaz até 18 de maio de 2022.

Colaborou Sabrina Pessoa