metropoles.com

Shein vai falir? Entenda golpe promovido por influenciadores

Nas redes sociais, influencers divulgam site para supostamente ganhar dinheiro avaliando roupas da varejista chinesa

atualizado

Compartilhar notícia

Europa Press News/Getty Images
Duas pessoas caminhando na rua com sacolas da Shein - Metrópoles
1 de 1 Duas pessoas caminhando na rua com sacolas da Shein - Metrópoles - Foto: Europa Press News/Getty Images

O e-commerce chinês Shein ganhou popularidade por conta das peças de baixo valor. Contudo, recentemente, sites passaram a promover a falsa possibilidade de ganhar remunerações com avaliações de roupas, alegando, inclusive, que a rede de fast fashion estava prestes a falir. As plataformas são promovidas por influenciadores nas redes sociais. Diante do cenário, a própria varejista emitiu um alerta de golpe envolvendo as páginas de internet.

Vem entender!

Giphy/Reprodução

Considerada o novo fenômeno do fast fashion, a Shein supera o sucesso de rivais como Zara e H&M, de acordo com a YipitData. No mês passado, o Financial Times informou que a Shein prevê crescimento nas vendas globais de US$ 80,6 bilhões em 2025, um aumento de 174% em relação ao ano passado.

Nas redes sociais, publicações com sugestões de peças para investir e dicas de como encontrar produtos na Shein tem viralizado. Entre os vídeos, alternativas de como lucrar com a plataforma também ganharam notoriedade.

A cantora Anitta em foto de campanha de coleção da marca chinesa Shein. Ela usa um top preto de glitter e uma calça branca. - Metrópoles
A Shein é sucesso mundial no fast fashion

 

Mulher negra com cabelo cacheado amarrado em coque baixo. Ela usa um top, calã e blazer laranjas. Todas as peças são da marca Shein.
“A Shein está falindo, ganhe dinheiro avaliando as roupas”: essa é uma das afirmações duvidosas e arriscadas feitas por influencers

 

Foto da fachada da Shein
A “armadilha” induz seguidores a se cadastrarem em um site, incluindo dados pessoais

 

Foto da fachada da Shein
Entretanto, a Shein afirmou não ter ligação com as promoções. Segundo a marca, trata-se de um golpe

Na terça-feira (11/4), a varejista chinesa esclareceu que não tem relação com o site Money Looks. A plataforma foi denunciada por divulgar uma falsa ação que traria dinheiro fácil por meio de avaliações de produtos. De acordo com os influenciadores que divulgaram a ação, bastava clicar em “gostei” ou “não gostei” para automaticamente ganhar dinheiro.

Entre a lista de influencers que divulgaram o site golpista, estão Pétala, Yanka Barreiros, Nadja Pessoa e Jéssica Amaral. Elas publicaram uma publicidade com link redirecionando para o site falso. Na web, outros registros relacionam a ex-BBB Kerline e os influenciadores Davi Mateus, Victória Azevedo, Mariana Menezes e Emily Garcia, que comentam uma suposta crise na Shein.

Foto da fachada da Shein
Em alguns vídeos, influenciadores afirmaram que é possível ganhar R$ 1 por item avaliado

 

sacolas de roupas em frente a loja
Os perfis nas redes sociais que divulgaram a ação fradulenta somam milhões de seguidores

 

Foto da fachada da Shein
Nos vídeos, os influenciadores dizem que o site seria uma estratégia da marca chinesa para se recuperar de uma suposta crise causada por coleções que não tiveram bons resultados nas vendas

 

Foto da fachada da Shein
Com uma falsa “urgência”, os promovedores do golpe afirmavam que as “vagas” para os avaliadores eram limitadas

Comunicado da Shein

No comunicado oficial, a Shein esclarece que não tem relação alguma com o Money Looks, e classificou a plataforma como “fraudulenta”. A empresa chinesa negou parceria com o site e demais campanhas. No comunicado, também recomendou que os clientes não se cadastrem no site.

Em seguida, citou que tomou as medidas cabíveis sobre o uso indevido da marca. “Adicionalmente, a empresa ressalta que informações sobre os produtos, ações e campanhas da marca podem ser encontrados e são sempre divulgados nos seus canais oficiais, nas redes sociais e no site”, completou a varejista chinesa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?