metropoles.com

Rota do algodão: conheça o processo do plantio até a etiqueta da roupa

Fazendo o processo inverso, a coluna te conta detalhes sobre o processo de plantio, colheita, descaroçamento, avaliação e produção dos fios

atualizado

Compartilhar notícia

Sou de Algodão/Divulgação
Mulher segurando algodão
1 de 1 Mulher segurando algodão - Foto: Sou de Algodão/Divulgação

Presente nas peças básicas do closet, da camisa a calça jeans, o algodão carrega textura, história e é tramado também em uma longa trajetória até chegar às prateleiras da lojas de moda. A coluna foi direto na fonte, em uma das plantações brasileiras, a 105 quilômetros de Brasília, para conhecer de perto e revelar todos os detalhes.

Vem saber mais!

@saabrinapessoa/Giphy/Reprodução

Fazendo o caminho reverso da etiqueta presa na roupa até a plantação de algodão, a Cotton Trip (Viagem de Algodão, em tradução para o português) foi realizada a convite do Sou de Algodão, movimento que promove o consumo responsável na indústria. Para acompanhar de perto esse processo, a coluna desembarcou na Fazenda Pamplona, localizada em Cristalina de Goiás. Por lá, 18 kg de algodão são colhidos por hectare.

O movimento é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que realiza ações e parcerias para incentivar o uso do algodão sustentável produzido em solo nacional. “Por aqui, toneladas de plumas são produzidas com certificação e estamos levando esta etiqueta para os produtos finais, que vão para as prateleiras das lojas”, explica Marcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa.

Vale relembrar que o Brasil é líder mundial em algodão sustentável. Em solo tupiniquim, quando o assunto é sustentabilidade, o país está na vanguarda do processo de irrigação natural.

Acompanhando o ciclo das chuvas, apenas 8% da plantação é umidificada artificialmente, durante o ciclo. Para se ter ideia, a Austrália tem 100% e os Estados Unidos contam com 37% desta irrigação.

Plantação de algodão
De onde vem o algodão da sua roupa?

 

Plantação de algodão
Focado na sustentabilidade, o algodão brasileiro é irrigado naturalmente durante o plantio

 

Plantação de algodão
Por aqui, 100% das plumas colhidas são aproveitadas

 

Plantação de algodão
O Brasil é líder mundial de algodão sustentável
Colheita

Em setembro, a agricultura destinada ao algodão é iniciada. Após o botão da flor de algodão começar a migrar nos primeiros 30 dias de plantação, os cultivos passam a receberem atenção redobrada para o controle de pragas, que também pode ser guiada por drones.

A primeira safra termina em agosto do ano seguinte, e 100% do produto colhido já tem um destino final. No chão de fábrica, o algodão em caroço passa pela máquina descaroçadeira.

Na próxima etapa, é estriada a fibrilha e, em seguida, ocorre o briquete, que vira ração para gado. No fluxo, os caroços de algodão também são separados e destinados para a extração do óleo. O óleo vegetal costuma abastecer a cadeia alimentícia, ganhando morada nas cozinhas de restaurantes a fast foods, por segurar a temperatura por mais tempo antes de se recompor.

Plantação de algodão
De acordo com a Abrapa, o Brasil continua como quarto maior produtor de algodão na safra 20/21 e 21/22

 

Plantação de algodão
Além do país, os Estados Unidos, Paquistão e Austrália também deverão aumentar a produção em 21/22

Por fim, o algodão em pula é a última etapa do processo. Ele, então, é destinado à indústria têxtil para a extração dos fios de algodão e seguem em direção aos produtos de cama, mesa, banho e vestuário.

Uma parte do produto segue para os laboratórios de testagens, para as amostras comprovarem a resistência, durabilidade e comprimento dos fios. O controle de qualidade também é essencial para avaliar os materiais do tipo exportação, que irão para fora do país.

Modelo com algodão
A produção de algodão no Brasil chegou a 4,0 milhões de hectares na década de 1990

 

Modelo com algodão
Entre 1993 e 2000, com a chegada do Bicudo (praga), o Brasil chegou a ser o seguindo maior importador de algodão do mundo, em 1996

 

Modelo com algodão
Na época, a cultura migrou do Sul/Sudeste e Nordeste para a região central do Brasil, em busca da retomada do cultivo e da colheita mecanizada

 

Modelo com algodão
Atualmente, o Brasil é o segundo maior exportador e o quarto maior produtor de algodão no mundo
Algodão rastreável

A necessidade de maior transparência no processo produtivo é uma demanda no mercado de moda. Como uma forma de alcançar esse objetivo, a Renner e Youcom se uniram à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio da Sou de Algodão Brasileiro Responsável (SouABR). Com a parceria, entregam a possibilidade do consumidor conhecer a trajetória do item.

 

Colaborou Sabrina Pessoa 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?