Primeiros passos na costura: MFDF abre inscrições para Carreta da Moda

Na atividade promovida pelo Senac, o público terá a oportunidade de aprender os fundamentos da costura em atividade gratuita no festival

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

@fotografo_carmona/Senac/Divulgação
carreta da costura metropoles fashion design mfdf senac - metrópoles
1 de 1 carreta da costura metropoles fashion design mfdf senac - metrópoles - Foto: @fotografo_carmona/Senac/Divulgação

O público brasiliense apaixonado por moda e artesanato tem a chance de dar os primeiros passos no universo da costura no Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 (MFDF), que ocorre no Museu Nacional da República, em atividade apresentada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Carreta da Moda será realizada gratuitamente em 22 e 23 de maio, e as inscrições estão abertas para os interessados em participar.

Vem saber mais!

carreta da costura metropoles fashion design mfdf senac - metrópoles
Introdução à costura

 

Além dos brechós, multimarcas, creators, expositores e rodas de conversa, o Metrópoles Fashion & Design adicionou à programação cultural as carretas do Senac, que promoverá ativações de autocuidado e costura em 22 e 23 de maio. A carreta da costura é destinada a iniciantes que desejam se familiarizar com a arte da técnica manual, já que aprenderão os fundamentos básicos para começar a costurar suas próprias peças.

O projeto Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 é realizado com fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (@seturdf), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social Brasileiro – INBRAS.

As sessões da oficina terão duração de uma hora cada, com horários disponíveis em ambos os dias:

Quinta-feira (22/5)

Turma 1: de 11h às 12h. Turma 2: de 12:30h às 13:30h. Turma 3: de 14:30h às 15:30h. Turma 4: de 16h às 17h.

As vagas são limitadas, com capacidade para 15 participantes por sessão. Clique aqui para se inscrever na carreta da costura de quinta-feira (22/5).

carreta da costura metropoles fashion design mfdf senac - metrópoles
Atividade é promovida pelo Senac

 

Sexta-feira (23/5)

Turma 1: de 11h às 12h. Turma 2: de 12:30h às 13:30h. Turma 3: de 14:30h às 15:30h. Turma 4: de 16h às 17h.

As vagas são limitadas, com capacidade para 15 participantes por sessão. Clique aqui para se inscrever na carreta da costura de sexta-feira (23/5).

carreta da costura metropoles fashion design mfdf senac - metrópoles
Inscrições estão abertas

 

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025

Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.

Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.

Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.

Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.

Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.

Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de dez designers de móveis do DF, que exporão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?