metropoles.com

Pressão de patrocinadores faz Vogue adiar Baile de Carnaval

Editora Condé Nast tentou manter sua tradicional festa, mas nem a saída de Donata Meirelles tranquilizou os parceiros da publicação de moda

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Vogue Brasil
op capa 2
1 de 1 op capa 2 - Foto: Reprodução/Vogue Brasil

A 15ª edição do Baile da Vogue não irá mais acontecer no próximo dia 21, como era previsto. A editora Condé Nast resolveu adiar seu tradicional evento após os patrocinadores demonstrarem desconforto em relação à recente polêmica envolvendo a ex-diretora de estilo da revista, Donata Meirelles.

Vem saber mais comigo!

 

A Vogue até tentou manter seu baile de Carnaval, mas nem mesmo o pedido de demissão de Donata Meirelles, na última quarta-feira (13/2), foi suficiente para acalmar os parceiros da festa. O evento acabou atingido pela saída da ex-diretora de estilo da revista de moda.

A esposa do publicitário Nizan Guanaes escolheu homenagear a Bahia em seu aniversário de 50 anos. No entanto, a presença de negras vestidas com roupas e turbantes brancos foi interpretada como uma ofensa à população negra. Em algumas fotos, Donata e convidados posaram em uma cadeira ao centro. A prática foi considerada preconceituosa por ativistas e internautas, que viram na cena uma representação de “mucamas” ao lado de um “trono de sinhá”.

A situação não afetou apenas a imagem de Donata. Como o caso aconteceu duas semanas antes do Baile da Vogue, as marcas envolvidas no evento ficaram temorosas em vincular sua imagem à publicação após a situação, principalmente aquelas que apoiam a diversidade em suas campanhas publicitárias.

Entre os patrocinadores da festa de 2019, estavam a Pantene, Diageo (Johnnie Walker), Magnum, Elma Chips Sensações, BMW, Café Orfeu, Cartões Elo, Coca-Cola, Iorane e Le Lis Blanc.

Reprodução/Vogue Brasil
Edição de 2018

 

Reprodução/Vogue Brasil
Baile de 2014

 

O clima nos bastidores era de incerteza, e vários veículos chegaram a noticiar o cancelamento do baile no decorrer da semana, mas a Vogue não deu o braço a torcer. A diretora-geral da Globo Condé Nast, Daniela Falcão, chegou a emitir um comunicado aos patrocinadores, onde prometia transformar o baile em uma plataforma de democratização e inclusão no ambiente da moda.

“Desde que passou a ser vítima de ataques nas redes sociais, por conta da polêmica envolvendo a festa de aniversário de sua diretora de estilo, Donata Meirelles, a Vogue procurou se aproximar de ativistas e filósofos negros para entender como poderia transformar a revista em um espaço de conciliação e transformação, contribuindo para uma maior democratização e inclusão social no ambiente da moda. Das inúmeras sugestões que estão sendo debatidas e analisadas, decidimos fazer do nosso mais importante evento, o Baile de Carnaval, a plataforma desta conciliação.”

“Convidamos vozes ativas de movimentos sociais, filósofos, formadores de opinião e celebridades que têm um histórico de luta em prol de uma sociedade mais igualitária para dividirem o palco do Teatro Vogue com nossas principais atrações, reforçando a ideia de que ‘aqui todo mundo tem espaço para brilhar. Será um baile transformador e contamos com vocês para, juntos, fazermos essa revolução’”, dizia o texto enviado no dia 14.

O apelo, porém, parece não ter surtido efeito, e a publicação decidiu adiar o evento. Em um novo comunicado, enviado à imprensa na tarde desta sexta-feira (15/02), a Vogue estabeleceu que o baile fechará as comemorações do Carnaval, no dia 23 de março.

“Com o objetivo de transformar o Baile de Gala da Vogue numa plataforma de inclusão no universo da moda, a Vogue entende que precisa de tempo hábil para implementar ações importantes e garantir que o baile seja efetivamente um marco deste novo momento. Por conta disso, o baile será transferido para 23 de março, um sábado, num momento mais apropriado e fechando em grande estilo as festividades de Carnaval com apoio dos patrocinadores”, afirmou a Condé Nast.

O Baile da Vogue é uma das ações mais badaladas do Carnaval brasileiro, sempre com vários artistas e influenciadores marcando presença. Neste ano, o tema da festa seria Opera D’Oro, em homenagem aos grandes impérios e civilizações que cultuavam o metal precioso. Ivete Sangalo estava escalada para animar a noite, contudo, não se sabe se a revista irá manter a mesma configuração na nova data.

Reprodução/Vogue Brasil
Ivete Sangalo e Anitta em 2015

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?