Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ilca Maria Estevão

Presidente Lula usa sapato de grife de R$ 8.050 e é criticado na web

Durante evento em São Paulo, Lula foi visto usando um par de tênis da grife italiana Zegna com valor estimado em R$ 8.050

Compartilhar notícia
Arte/Breno Esaki/Metrópoles - @pauloteixeira13/Instagram/Reprodução
Presidente Lula usa sapato de grife de R$ 8.050 e é criticado na web

O presidente Lula vem sendo alvo de críticas por sua escolha de calçados durante um evento em Sorocaba, no interior de São Paulo. O modelo em questão, um tênis de camurça da grife italiana Zegna, gerou incômodo pelo alto custo e motivou comentários negativos nas redes sociais.

Vem entender!

Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Sorocaba (SP).
O tênis usado pelo presidente Lula dividiu opiniões na web devido ao seu alto valor

Par de tênis divide opiniões

Na quinta-feira (21/8), durante a entrega de unidades odontológicas móveis em Sorocaba (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fizeram uma brincadeira envolvendo a meia usada pelo chefe do Executivo. Além disso, o par de tênis usado pelo presidente gerou controvérsias na web devido ao valor alto dos calçados.

Não é a primeira vez que o uso de peças de luxo em compromissos oficiais provoca debates. Em 2025, durante viagem ao Japão, Lula apareceu com um par da mesma marca, avaliado em R$ 10 mil. Agora, a polêmica se repete com o novo item, estimado em R$ 8.050.

As reações ficaram divididas entre críticas e apoios. “E o povo não consegue comprar nada, nem comida”, lamentou uma internauta. Apesar dos comentários negativos, alguns internautas saíram em defesa de Lula: “O presidente tem que estar apresentável”.

foto com cor. presidente lula mostra meia colorida - metrópoles
Presidente Lula é visto usando tênis da grife italiana Zegna durante evento em Sorocaba
foto com cor. Presidente Lula é visto usando tênis da grife italiana Zegna - metrópoles
O custo do modelo é estimado em R$ 8.050
foto com cor. Presidente Lula é visto usando tênis da grife italiana Zegna - metrópoles
O modelo de carmuça cinza é intitulado Triple Stitch

Piada com as meias coloridas

Lula e Padilha participaram da cerimônia de entrega de 400 vans odontológicas equipadas para atendimento com dentistas. Enquanto o presidente descia de um dos veículos e posava ao lado do ministro para as fotos, Padilha brincou diante dos jornalistas: “Tem gente que tem tornozeleira, tem gente que tem meia bonita”. Em seguida, Lula reforçou a piada: “Você ouviu o que ele disse? Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita”.

Imagem colorida, Lula: "Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita". Vídeo - Metrópoles
Ao descer de um dos veículos oficiais, Lula exibiu o par de meias coloridas, presente do fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert