metropoles.com

Polêmica no figurino: atrizes pedem fim de corsets nas séries de época

Relatos apontam náuseas e machucados devido ao uso prolongado das peças durante as gravações. A Netflix se pronunciou e baniu o item

atualizado

Compartilhar notícia

Liam Daniel/Netflix
Grupo de mulheres posando para foto com roupas antigas - Metrópoles
1 de 1 Grupo de mulheres posando para foto com roupas antigas - Metrópoles - Foto: Liam Daniel/Netflix

Símbolo de status e poder na era vitoriana, o corset passou a ter o uso abolido ao longo dos séculos. Polêmica, a peça de vestuário teve retorno no radar da moda de forma repaginada, com status fashion e também virou protagonista nos figurinos de famosas séries de sucesso, como Bridgerton, Marie Antoinette e Downton Abbey. Entretanto, atrizes elencadas para as atuações passaram a reclamar de dores e desconfortos ao utilizarem os figurinos. Os relatos resultaram na proibição do item em gravações, inclusive pela Netflix.

Vem conferir!

@Netflix/Giphy/Reprodução

 

De acordo com informações obtidas pelo portal The Sun, o movimento iniciado já tem respostas. Os produtores da série Bridgerton, da Nextlix, informaram recentemente que o elenco não é mais obrigado a usar os espartilhos durante o trabalho. Logo, os figurinistas responsáveis pelos visuais estão sendo instruídos a procurarem alternativas de roupas íntimas ou até mesmo permitir que os atores utilizem as peças pessoais.

Uma fonte revelou ao jornal britânico que o corset é notoriamente restritivo. “Muitas atrizes reclamaram aos departamentos de figurinos sobre danos, tanto a curto quanto a longo prazo, ocorridos após um longo dia de 12, 14 horas usando-os no set.”

Trecho de série com dupla de mulheres sentadas - Metrópoles
A série Bridgerton foi lançada no fim de 2020

 

Trecho de série com grupo de mulheres vestindo um espartilho - Metrópoles
Em pouco tempo, tornou-se o seriado mais assistido da plataforma Netflix

 

Enquanto os fãs aguardam ansiosamente a terceira temporada, a polêmica sobre o figurino veio à tona

 

Atrizes se uniram para reclamar dos espartilhos

 

“Essencialmente, havia preocupações de saúde sobre manter as mulheres em um espartilho por semanas de trabalho. Muitas estrelas relataram hematomas e até problemas respiratórios. No mundo cada vez mais acordado de hoje, também não é uma boa ótica encorajar as mulheres a terem cinturas mais finas. Pode muito bem ter refletido a época, mas as emissoras e os streamers querem ser vistos como progressistas”, complementou a fonte na entrevista.

Vale relembrar que, em 2022, a britânica Simone Ashley, uma das protagonistas da série Bridgerton, também se manifestou sobre o uso do corset durante as gravações. Em outra entrevista ao tabloide, comentou que sentia náuseas e pressões no corpo.

Foto de uma mulher e um homem com vestimentas de época de frente um para o outro
Durante as gravações, os profissionais passam até 11 horas com a peça

 

O uso a longo prazo começou a gerar desconforto e machucados nas atrizes

 

Trecho da primeira temporada da série Bridgerton
A produção da Netflix já se manifestou

 

Trecho da primeira temporada da série Bridgerton
Segundo portal britânico, o corset passa a ser banido nos sets de gravações da gigante do streaming

Corset

A história da moda e do vestuário, em geral, é marcada por padrões obsoletos, que acompanharam a história da sociedade. O item da moda ocidental começou a ser usado no século 16 para definir a silhueta e acentuar a cintura das mulheres. Na era vitoriana, os corsets eram símbolo de status e poder. Depois, tornaram-se uma ferramenta de opressão e controle durante a era eduardiana.

Ao longo dos séculos, passou por várias mudanças significativas, desde sua forma e material até a função e o significado. Após mudanças e reinvindicações, medidas foram adotadas para quebrar tradições que passaram a ser consideradas antiquadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?