Com Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Patricia Viera, Bold Strap e Misci movimentam o início do SPFW N54

Entre as marcas que já se apresentaram na 54ª edição da semana de moda, aberta nessa quarta-feira (16/11), também está Walério Araújo

atualizado 17/11/2022 23:26

Modelos em desfile da Misci durante o SPFW N54 - Metrópoles Rebeca Ligabue/Metrópoles

A 54ª edição do São Paulo Fashion Week já está movimentando a moda nacional. A abertura da semana de moda foi feita nessa quarta-feira (16/11) pela grife Patricia Viera. Desde então, entre as marcas que passaram pela programação, também estão Bold Strap, Walério Araújo e Misci. Vale destacar que esta é a primeira vez que o evento disponibilizou ingressos à venda para o público.

Vem conferir!

Giphy/Rebeca Ligabue/Metrópoles

 

Patricia Viera

A marca homônima de Patricia Viera, que desfila na semana de moda desde 2006, foi a responsável por abrir o SPFW N54. A coleção revelada teve como foco o metalizado, com os tradicionais prata e dourado, além de tons coloridos, como vermelho e azul.

No compilado exuberante criado pela estilista carioca, o brilho também teve vez, assim como o tradicional couro. Entre as peças, vestidos de festa com aplicações dividiram a atenção com conjuntinhos de alfaiataria cool e imponente.

A preocupação ambiental que acompanha Patricia Viera desde o início de sua história guia a nova parceria da coleção, que utiliza couro fornecido pela Leather Labs, plataforma digital que facilita o acesso de profissionais e do consumidor final ao couro rastreado, certificado e com baixo impacto ambiental. Nas mãos de Patricia Viera, a matéria-prima é aproveitada em cada centímetro, em uma política de produção com zero resíduos que faz parte do DNA da marca”, destacou a grife em comunicado.

Look com calça e cropped metalizados - Metrópoles
A marca Patricia Viera abriu o SPFW N54

 

Vestido metalizado na passarela - Metrópoles
O metalizado é o grande highlight da coleção

 

Look com top e minissaia azuis metalizados - Metrópoles
Os looks são ousados e chamativos

 

Look de alfaiataria metalizada - Metrópoles
Metalizado em degradê

 

Rita Carreira usando vestido vermelho metalizado na passarela - Metrópoles
O couro está no DNA da label

 

 

Walério Araújo

Com mais de 30 anos de carreira, Walério Araújo já é nome consagrado no São Paulo Fashion Week. Desta vez, o estilista mergulhou no gótico. A ideia foi usar a rebeldia do estilo, mas sem perder a característica glamorosa inerente às criações do designer pernambucano.

O resultado é uma coleção que transita da sofisticação dos comprimentos longos e caudas à rebeldia sóbria do preto, com direito a texturas. Franjas, metálicos, renda e pluma também apareceram.

O denim se vale das peças urbanas como tela em branco para expressão estética, adotada por figuras da vida noturna na qual Walério surgiu e de que faz parte. A partir do efeito lavado, algumas peças do material foram criadas a quatro mãos pelo estilista com a marca Young Mark de forma circular, por meio de técnicas de upcycling em que novos itens ganham vida a partir de roupas não utilizadas ou matéria-prima descartada”, explicou a marca em nota.

Na passarela, além de top models renomadas, apareceram o rapper Xamã, a funkeira Valeska Popozuda, a drag queen Halessia e a influenciadora Ilana Sales. Marina Dias e Johnny Luxo, ícones da noite dos anos 1990, também desfilaram e assinaram a trilha sonora do show.

Na passarela do SPFW, modelo usa vestido preto - Metrópoles
Walério Araújo resgatou o gótico no SPFW

 

Na passarela do SPFW, modelo usa look preto com batom preto - Metrópoles
A vibe sóbria e até sombria ganhou toque de ousadia

 

Na passarela do SPFW, modelo usa fita preta no corpo seminu - Metrópoles
O fetichismo sempre está nas coleções do estilista

 

Na passarela do SPFW, modelo usa macacão roxo - Metrópoles
A cena underground está no DNA da marca

 

Detalhes de corrente prateada com caveiras - Metrópoles
Detalhes by Walério Araújo

 

 

Bold Strap

Uma das grifes mais aguardadas da edição, a Bold Strap criou o “Boldverso”. Com a coleção Bold Invasion, a etiqueta comandada por Peu Andrade mirou no retrofuturismo para criar um “mundo compartilhado por humanos e alienígenas”.

Com o costume de se inspirar no universo musical, desta vez, o diretor criativo usou referências da cantora Beyoncé, especialmente a faixa Alien Superstar, do álbum Renaissance, de house music.

“Eu já queria fazer uma coleção sobre o verão, nos anos 1970, em Malibu, com signos que eu chamo de cafonas, como babados, pelúcia, meio ‘coelhinho da Playboy’. Então, eu traduzi isso para a estética Bold, misturando com o ‘fetichecore’, que é a principal característica da marca. Depois, o João Ribeiro [stylist] teve um sonho com alienígenas, e misturamos tudo”, conta Peu, de São Paulo, em entrevista à coluna.

Na passarela, foram vistas tendências como as estéticas Y2K e barbiecore. Na paleta de cores, além do rosa, apareceram majoritariamente nuances de amarelo, azul, laranja e verde. Destaque para babados, plumas, recortes e brilho.

O casting também deu o que falar. A atriz e modelo Camila Queiroz voltou à catwalk da Bold Strap. Já a influenciadora e ex-BBB Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, desfilou pela primeira vez na vida.

“Eu sempre amei moda e estive no evento na última edição, o que já tinha sido incrível, mas desfilar será maravilhoso! Estou feliz demais em poder realizar esse sonho e ainda mais com a Bold Strap, uma marca que admiro demais, 100% brasileira e que está alinhada com os meus valores”, apontou Bianca em nota.

Modelo Rita Carreira com look rosa em desfile - Metrópoles
Bold Invasion é a nova coleção da Bold Strap, revelada no SPFW N54

 

Modelos como alienígenas em desfile de moda - Metrópoles
A marca levou uma “invasão alienígena” para a passarela

 

Em passarela do SPFW, Bianca Andrade - Boca Rosa - desfila com look rosa para a marca Bold Strap - Metrópoles
O “fetichecore” é uma das características mais marcantes da etiqueta

 

Em passarela do SPFW, Camila Queiroz desfila com look rosa para a marca Bold Strap - Metrópoles
O estilista Peu Andrade se inspirou em Malibu, na Califórnia (EUA), mais especificamente nos anos 1970

 

Modelo Sam Porto usa colete de tiras em desfile - Metrópoles
A música Alien Superstar, da cantora Beyoncé, também está entre as referências para a temporada no São Paulo Fashion Week

 

 

Misci

Jerimum foi o nome escolhido para a coleção da Misci apresentada no SPFW N54. Trata-se de uma reverência à adaptabilidade dos brasileiros e à estética automobilística dos anos 1970 e 1990.

O nome por trás das criações: Airon Martin. O estilista fundador e diretor criativo da Misci faz questão de exaltar a brasilidade e a cultura popular. Nos looks, o designer mato-grossense apostou em couro, modelagens fluidas e adereços em metal. A cartela de cores mesclou tons de azul, marrom e branco, principalmente.

Para a confecção das peças, 90% do material utilizado é produzido pela própria etiqueta. Entre os acessórios, destaque para a bolsa inspirada em um galão de gasolina, com uma provocação sociopolítica em relação ao acesso da população ao combustível.

Além de modelos profissionais, o casting englobou celebridades como Mari Gonzalez, Giovanna Ewbank e Enzo Celulari. Na trilha sonora, o brega já virou um marco nos desfiles da Misci.

Giovanna Ewbank na passarela da marca Misci, durante o SPFW, usando look de alfaiataria - Metrópoles
A Misci abriu a programação desta quinta-feira (17/11) na 54ª edição do São Paulo Fashion Week

 

Na passarela, modelo usa look azul com tons terrosos - Metrópoles
As peça são criadas pelo estilista mato-grossense Airon Martin

 

Na passarela, modelo usa look com transparência e tons terrosos - Metrópoles
Styling assinado por Thiago Biagi

 

Na passarela, modelo usa vestido fluido branco - Metrópoles
A marca exalta a cultura popular e a brasilidade

 

Bolsa marrom inspirada em galão de gasolina - Metrópoles
Bolsa que remete a um galão de gasolina, como forma de provocação sociopolítica

 

Bolsa metalizada - Metrópoles
Metalizado em design conceitual

 

Em desfile, na passarela, homem toca violoncelo enquanto modelos desfilam - Metrópoles
Na passarela da Misci, um violoncelista tocava ao fundo de músicas no ritmo brasileiro brega

 


SPFW N54

No primeiro dia de desfiles, também integraram o lineup do São Paulo Fashion Week nomes como Meninos Rei, Soul Básico, Greg Joey e Renata Buzzo. Nesta quinta-feira (17/11), também já passaram pelo SPFW N54 grifes como Lilly Sarti e Rellow. Nas próximas horas, formam o calendário DePedro, Sou de Algodão, TA Studios, Another Place, Buzina e João Pimenta com apresentações presenciais, além da Modem, de forma digital.

Em geral, os shows físicos aconteceram no Komplexo Tempo, no bairro Mooca. Durante o cronograma, até o dia 20, alguns desfiles também serão em locais externos, como o Shopping Iguatemi, a Sala São Paulo e o auditório do Parque Ibirapuera. Nos próximos dias, labels como Lino Villaventura, Thear, Handred, Ellus, Neriage, Anacê, Led, Lenny Niemeyer, À La Garçonne, Isaac Silva, Dendezeiro e Apartamento 03 também revelarão novas coleções na semana de moda.

Colaborou Rebeca Ligabue

Mais lidas
Últimas notícias