Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Oscar 2022: saiba mais sobre os filmes indicados a Melhor Figurino

Na premiação de cinema, neste domingo (27/3), concorrem os longas Cruella; Cyrano; Duna; O Beco do Pesadelo; e Amor, Sublime Amor

atualizado 26/03/2022 16:10

Emma Stone no filme Cruella, usando jaqueta de couro preta e calça brilhanteWalt Disney Studios/Divulgação

O Oscar 2022 acontecerá na noite deste domingo (27/3). Para quem gosta de moda, uma categoria relevante na premiação de cinema é Melhor Figurino. Os filmes indicados nesta edição são Cruella; Cyrano; Duna; O Beco do Pesadelo; e Amor, Sublime Amor.

Vem saber mais!

@disneystudios/Giphy/Reprodução

Jenny Beavan, por Cruella

Um dos filmes concorrentes é o live-action Cruella, da Disney. Quem assina o figurino é a britânica Jenny Beavan. Renomada, a profissional acumula duas estatuetas do Oscar: uma por Mad Max: Estrada da Fúria (2015) e o outro por Uma Janela para o Amor (1985). Ao todo, já teve 11 indicações na premiação cinematográfica.

A trama se passa na década de 1970 em Londres, no Reino Unido, em meio à ascensão do punk rock. A personagem principal é uma vigarista – e também sonhadora – chamada Estella (Emma Stone), que quer ser estilista. Depois de ficar órfã, a garota faz amizade com uma dupla de jovens ladrões. Juntos, eles vivem de falcatruas.

Para intensificar a narrativa, Jenny Beavan pensou em produções que misturam elegância, ousadia e irreverência. Um dos looks mais comentados é uma capa de fogo. Os visuais usados pela protagonista englobam peças de grifes como Vivienne Westwood, Dior, Balenciaga e John Galliano.

Emma Stone em Cruella usando vestido com cauda vermelha volumosa
Cruella é uma das apostas para Melhor Figurino do Oscar de 2022

 

Emma Stone em Cruella com look todo preto e boina
Quem concorre é a costume designer Jenny Beavan

 

Trecho do filme Cruella com Emma Stone usando look preto e branco
A trama é diretamente relacionada à moda

 

 

Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amor

Adaptado de um musical da Broadway, o longa Amor, Sublime Amor, dirigido por Steven Spielberg, também está na competição para Melhor Figurino no Oscar de 2022. Quem está por trás das vestes é o costume designer Paul Tazewell. Segundo a crítica internacional especializada, é o favorito na corrida.

“Nós realmente precisávamos estabelecer um mundo para os figurinos que parecesse plausível e refletisse a década de 1950, porque era assim que Steven queria representá-lo, em contraste com o que havia sido feito em produções anteriores e no filme original”, disse Tazewell à Vogue.

Em West Side Story (título original), a história central retrata o amor e a rivalidade juvenil. As gangues Jets, formada por estadunidenses brancos, e os Sharks, descendentes e/ou porto-riquenhos, são oponentes que tentam dominar o bairro Upper West Side.

Paul Tazewell descreveu o trabalho de figurinos para musicais como uma “sensação visceral”. “Esses personagens são capazes de cantar ou dançar, mas, no fim do dia, isso precisa refletir o arco emocional de cada personagem e como se relaciona com o ator que o está interpretando. O que a música e a dança permitem que você faça, no entanto, é aumentar o volume da emoção visualmente”.

Os Sharks em cena de Amor Sublime Amor
Amor, Sublime Amor está na lista de indicados. Nesta cena, os Sharks

 

A cena do baile em Amor Sublime Amor
Paul Tazewell é o figurinista

 

Trecho de Amor, Sublime Amor
Trata-se de um musical

 

 

Massimo Parrini e Jacqueline Durran, por Cyrano

Quem também disputa o Oscar de melhor figurino pelo filme Cyrano é a dupla Massimo Parrini e Jacqueline Durran. Ambos não são estreantes na premiação. Parrini foi indicado no ano passado pelo trabalho em Pinóquio. Já Durran venceu em 2020, por Adoráveis Mulheres.

Com direção de Joe Wright, o enredo é baseado em um musical. A história consiste no amor não correspondido de Cyrano De Bergerac (Peter Dinklage) por Roxanne (Haley Bennett).

Como se passa em meados dos anos 1700, o figurino é vintage, com a essência do século 18. Foram cerca de 700 looks. Entre os visuais, estão tons claros e pegada militar com peças de linho. “Queria encontrar um tom de vermelho que mudasse de acordo com a luz. Foi um verdadeiro desafio chegar ao tecido certo com o procedimento de tingimento certo, pois fizemos ‘do zero’ todos os 300 uniformes vistos na tela”, contou Parrini à Variety.

Cena de Cyrano
Massimo Parrini e Jacqueline Durran assinam o figurino de Cyrano

 

Cena do filme Cyrano
Cyrano se passa no século 18

 

Cena do filme Cyrano
Foram mais de 700 looks

 

 

Jacqueline West e Robert Morgan, por Duna

Outro concorrente a Melhor Figurino é o longa Duna, uma adaptação feita por Denis Villeneuve da trama original, criada por Frank Herbert em 1984. Quem assina o figurino é o duo Jacqueline West e Robert Morgan. A figurinista principal já foi indicada outras vezes ao Oscar, por filmes como Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), e O Regresso (2015).

Por ser uma ficção científica, as vestes misturam fantasia e realidade. As peças, sobretudo conjuntos em forma de armaduras, foram pensados para garantir maleabilidade, conforto e um toque rústico. No elenco, estão personalidades como Timotheé Chalamet e Zendaya.

Trecho do filme Duna
Duna teve Jacqueline West e Robert Morgan como figurinistas

 

Fotografia colorida de Duna
O filme concorre às categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Efeitos Visuais

 

Cena do filme duna
E Foi gravado em três países: Hungria, Jordânia e Noruega

 

 

Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo

Baseado em filme original de 1947, O Beco do Pesadelo traz mais uma parceria entre o figurinista indicado Luis Sequeira com o diretor Guillermo del Toro. A última colaboração entre eles tinha sido em A Forma da Água (2017), indicado ao Oscar de 2018.

Em Nightmare Alley, a maior parte das roupas foi criada sob medida para os personagens. O figurinista fez uma extensa pesquisa fotográfica dos períodos retratados na trama, ambientado entre os anos 1930 e 1940.

“Eu realmente queria mostrar a diferença entre um terno do início da década e meados dos anos 1930 de um terno do final dos anos 1930, e todos os aspectos da roupa para realmente entender o posicionamento do filme”, apontou ele. “Porque agora, quando se olha para trás, pode-se confundir muitos períodos juntos. Fica complicado, mas eu queria ser muito preciso”, disse ao WWD.

Outro desafio foi evidenciar dois ambientes de alfaiataria distintos. “O mundo do Carnaval estava realmente voltando ao pós-depressão. Eram áreas em que as pessoas não tinham muito dinheiro e, portanto, não eram da última moda e suas roupas eram velhas”, explicou. “Também temos figuras que tinham dinheiro e estavam muito em contato com o estilo”, completou Sequeira.

Na obra, que é ligada aos mistérios da mente, Stanton Carlisle (Bradley Cooper) une-se a uma vidente e seu marido mentalista, que atuam juntos para parecer que ela tem poderes extraordinários. O trio quer enganar um perigoso magnata, mas uma psicóloga tenta expor suas habilidades fraudulentas. No casting, também estão nomes como Rooney Mara, Willem Dafoe, Cate Blanchett, Toni Colette e Richard Jenkins.

Trecho do filme O Beco do Pesadelo
O Beco do Pesadelo completa a lista de indicados a Melhor Figurino

 

Trecho do filme O Beco do Pesadelo
Luis Sequeira é o costume designer de O Beco do Pesadelo

 

Trecho do filme O Beco do Pesadelo
O longa se passa nos anos 1930

 

Oscar 2022

Para o Oscar deste ano, o longa mais indicado é Ataque dos Cães, dirigido por Jane Campion. A trama teve 12 indicações no total; entre elas, Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator. Duna, de Denis Villeneuve, foi o segundo mais citado, com 10 indicações.

Na categoria de Melhor Filme, a mais aguardada, concorrem os títulos Belfast; No Ritmo do Coração; Não Olhe Para Cima; Drive My Car; Duna; King Richard: Criando Campeãs; Licorice Pizza; O Beco do Pesadelo; Ataque dos Cães; e Amor, Sublime Amor.

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Rebeca Ligabue

Mais lidas
Últimas notícias