com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Nerd chique: No Dia do Orgulho Geek, conheça mais sobre esse estilo

O mundo fashion abraçou o lifestyle que reúne fãs de ficção científica, cartoons, videogames, séries de TV e animes

atualizado 10/01/2019 11:58

Reprodução/Gucci

Se há alguns anos usar camisetas de heróis era considerado hábito exclusivo dos viciados em HQs, hoje são parte de um novo conceito fashion: o nerd chique. Tudo que faz referência à ficção científica, heróis, cartoons, videogames, séries de TV e os famosos animes japoneses, entra nessa tendência.

Ser geek é cool. Óculos grandes, camisetas personalizadas, moletons e acessórios caracterizam o estilo. Uma mistura de décadas 1970, 1980 e 1990. Hoje é fácil encontrar, em lojas de departamento, peças inspiradas e até marcas de luxo investem em referências para as passarelas.

Vem comigo!

via GIPHY

O sucesso surgiu a partir da sitcom The Big Bang Theory, lançada em 2007. O seriado popularizou as camisetas do personagem Sheldon Cooper, um físico nerd e cheio de manias.

As referências são bem vastas. Passam pelo clássico “De Volta Para o Futuro” até “Os Vingadores”, mas uma das pioneiras é a saga Star Wars. A data do orgulho geek, 25 de maio, é a mesma do lançamento do filme “Episódio IV: Uma Nova Esperança”, de 1977.  A escolha veio de fãs espanhóis em 2006 e logo a internet tratou de oficializar a data entre os nerds do mundo inteiro.

Veja as marcas que abraçaram a moda geek!

Gucci
A label de luxo adora brincar com a ideia. Várias campanhas já trouxeram elementos do universo geek, e uma das mais interessantes foi a lançada durante o outono-inverno de 2017, inspirada no sci-fi dos anos 1950 aos 1960.

Repare que na maioria das coleções, os óculos sempre ajudam a dar o tom. Seja com armações futuristas, aviators dos anos 1970 ou tamanhos maxi, as lentes são cheias de referências.

0

Prada
A coleção primavera-verão 2018 uniu o geek ao girl power. A grife homenageou as mulheres cartunistas com uma série de looks baseados nos elementos gráficos típicos de revistas em quadrinho, mas o foco foi em personagens femininas.

Tirinhas estamparam bolsas, jaquetas e saias enquanto outros detalhes eram trabalhados nas cores primárias e bolinhas, com alusão à estética de impressão industrial que serviu de base para a Pop Art. Tudo muito chique e sofisticado, sem contar nos óculos escuros retro-futuristas que deram o toque final.

0

Vale mencionar que a marca também já lançou uma coleção de robôs e ursinhos de pelúcia — alguns deles híbridos com membros robóticos. Uma lembrança fofa para quem cresceu assistindo a desenhos como Os Jetsons. As pequenas peças misturam essa ideia vintage com elementos contemporâneos, como pinos conectores.

Reprodução/Prada

Coleção de robôs e ursinhos híbridos da Prada

 

Moschino
Jeremy Scott e geek têm tudo a ver. A Moschino, label do estilista, já teve collabs com os mais diversos personagens da cultura pop, entre eles o rei dos videogames, Super Mario. Os millennials podem se sentir contemplados com as criações que trazem de volta toda a nostalgia do tempo em que o digital ainda estava saindo das fraldas, e o analógico tornava as coisas mais divertidas.

Reprodução/Moschino
Super Mario Moschino
Reprodução/Moschino
Super Mario Moschino
Reprodução/Moschino
Super Mario Moschino

As Meninas Superpoderosas, sucesso do final dos anos 1990, também estamparam uma coleção.

0

 

Rodarte
O legado da saga de George Lucas não inspira só a data comemorada hoje. A marca americana Rodarte levou para as passarelas em 2014 vários looks inspirados na história de Star Wars. Os tons de amarelo, preto e branco garantem aos vestidos o clima espacial do filme.

0

 

A atriz Kirsten Durst usou modelo da coleção no red carpet do Met Gala 2014, que teve como tema “Charles James: Beyond Fashion”, em homenagem ao grande estilista americano.

Getty Images
Kirsten Dunst com um Rodarte preto no Met Gala 2014. O diferencial do look é a estampada com nave de Star Wars

 

Riachuelo
A Riachuelo está com uma coleção exclusiva da febre geek do momento: o seriado Stranger Things. Camisetas, casacos, bonés e meias inspiradas em personagens e cenas resgatam a nostalgia sci-fi e rocker dos anos 1980 que predomina na produção da Netflix. As estampas imitam as artes dos fliperamas e capas de livros daquela época, numa pegada bem hipster chique.

0

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias