Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ilca Maria Estevão

Na Justiça: blogueira processa Dior por uso indevido de imagem

Sueca entrou com ação judicial contra a etiqueta francesa por utilizar fotos dela sem autorização

Ilca Maria Estevão18/03/2020 15:30, atualizado 02/01/2023 20:01
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Edward Berthelot/Getty Images
Mulher com bolsa de mão

Registros de idas a restaurantes requintados, detalhes de acessórios de luxo, closet de colecionadora e fotos dos principais eventos de moda. Esses são alguns exemplos das publicações que recheiam o feed @swedishandstylish. Por lá, imagens dos looks eleitos para o cotidiano da blogueira sueca inspiram os mais de 165 mil seguidores fiéis. Porém, algo que não estava nos planos dela aconteceu: a Dior, uma das etiquetas preferidas da influencer passou a utilizar comercialmente os cliques da fashionista sem autorização.  

Vem comigo saber mais detalhes do processo! 

@boptalk/Instagram/Reprodução

O uso indevido das fotografias motivou a usuária a entrar com uma ação judicial no dia 9 deste mês contra a Christian Dior SE. No processo, a Swedishandstylish LLC alega que a Dior violou os direitos autorais, assegurados por lei, sobre fotos da influencer

O documento acusa a etiqueta do grupo LVMH de copiar, exibir e distribuir fotos da conta @swedishandstylish no Instagram, registrada judicialmente como propriedade da Swedishandstylish LLC. As publicações são produzidas e editadas pela dona do perfil, o que dá a ela o direito autoral das imagens postadas, em âmbito jurídico.  

Mulher com bolsa
Swedishandstylish com bolsa Lady Dior 
Bolsa Branca
Ida a restaurante
Bolsa Branca
Close dos acessórios elencados para o look
Bolsas
Alguns modelos das bags que a blogueira tem no acervo

Na mesma ação, a blogueira relata que não recebeu remuneração da label francesa. “A Dior evitou o pagamento de taxas de licença e outros custos financeiros associados à obtenção de permissão para utilizar as fotografias”, aponta. 

Swedishandstylish LLC apresentou duas alegações de violação de direitos autorais. Além de danos morais, o processo solicita que a Dior pare de utilizar as fotos produzidas e publicadas pelo perfil. Também exige que a etiqueta de luxo exclua todo o material já utilizado. 

Cautelosa, a loira esconde nas imagens o rosto e os detalhes pessoais da vida que tem na Flórida, nos Estados Unidos. A dona do perfil também mantém em sigilo o nome de batismo e escolheu o codinome Swedish and Stylish (Sueca e Elegante, em tradução livre), para a conta do Instagram. 

Bolsa Hermés
Além de modelos da Dior, a influencer coleciona outras bags, como da Hermès
Bolsa Chanel
Foto de detalhe com bolsa Chanel
Mulher com bolsa chanel
Com peças da marca Chanel dos pés à cabeça, ela não mostra o rosto
Bolsa Chanel
Modelo especial da Chanel em couro python

Atualmente, a Swedishandstylist está na lista disputada de clientes VIPs das principais etiquetas do ramo de luxo. Entre elas, a Chanel. Além de ser presença garantida na primeira fila das semanas de moda, a blogueira é reconhecida pelo estilo clássico combinado com acessórios extravagantes para prestigiar os eventos.

A ligação da fashionista com a Dior não se dá apenas em âmbito judicial. A relação começou como consumidora e, em 2016, a influencer recebeu um convite da marca para cobrir a Semana de Alta-Costura, em Paris. Além das clássicas fotos dos acessórios postados no Instagram, a blogueira aproveitou para compartilhar com exclusividade a jornada no blog Purse Bop.

Colaborou Sabrina Pessoa