Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Minimalismo de Yohji Yamamoto ganha destaque em documentário da Mubi

Notebook on Cities and Clothes mostra o processo criativo do estilista para apresentação de coleção no Palácio do Louvre

atualizado 20/02/2021 9:30

Yohji YamamotoMUBI/Divulgação

A alta-costura com técnicas japonesas do designer Yohji Yamamoto marcou a história da indumentária. Além de trazer à tona os discursos sobre arte e moda sob seu minimalismo, agora o processo criativo do estilista ganha narrativa em um documentário histórico na Mubi, plataforma de streaming e curadoria de filmes. Batizado de Notebook on Cities and Clothes (caderno sobre cidades e roupas, em tradução livre), o longa já está disponível no site, que oferece sete dias de acesso gratuito.

Vem saber mais!

Giphy/Reprodução

Escrito e dirigido por Wim Wenders, o filme une a expertise do cineasta ao ícone Yohji Yamamoto. Encomendado pelo complexo cultural Centro Georges Pompidou, o resultado mostra uma análise do filme de 1989 que explora a linguagem de cinema com as vertentes da moda.

“Meu papel em tudo isso é muito simples. Eu faço roupas como uma armadura. Minha roupa protege você de olhos indesejáveis”

Yohji Yamamoto

As imagens digitais e analógicas investigam, por meio de entrevistas e cenas capturadas com câmera de 35mm, os pensamentos do estilista, que ganham destaque nas telas. Paris e Tóquio foram palco para as filmagens.

Filme Yohji Yamamoto
Yohji Yamamoto é reconhecido por seu trabalho minimalista

 

Filme Yohji Yamamoto
Escrito e dirigido pelo cineasta Wim Wenders, o filme une a expertise do profissional ao ícone da moda

 

Filme Yohji Yamamoto
O longa é intitulado por Notebook on Cities and Clothes (caderno sobre cidades e roupas, em tradução livre)

 

Filme Yohji Yamamoto
E explora a linguagem de cinema com as vertentes da moda

 

Filme Yohji Yamamoto
As cenas foram gravadas com câmeras analógica e digital

 

Filme Yohji Yamamoto
E tiveram como palco Paris e Tóquio

 

Filme Yohji Yamamoto
No documentário, os pensamentos do estilista também são revelados em entrevistas

Entre os momentos reunidos, estão pensamentos sobre a vida e, claro, a identidade fashion de Yamamoto. “Fazer moda implica pensar nas pessoas, com quem falo e encontro”, pondera o criativo. “Ao começar um trabalho, penso talvez no tato, depois na tela, no material e nas formas, não necessariamente nessa ordem”, diz, em outro momento, em suas conversas com Wim Wenders.

A Mubi explica que o lançamento é uma espécie de diário cinematográfico. “Instigante, o filme revela o processo criativo de duas mentes brilhantes: o ícone da alta costura Yohji Yamamoto e o próprio diretor, Wim Wenders”, aponta.

Vale relembrar que, em 1990, o longa-metragem foi indicado a premiação Joris Ivens, organizada pela Amsterdam Internacional Documentary Film Festival (IDFA). Na plataforma, o filme está com 6,5 estrelas de 10, em ranking construído com a colaboração dos internautas.

Confira o trailer:


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias