
Ilca Maria EstevãoColunas

Metrópoles Fashion & Design: os brechós estreantes da 4ª edição
Curadoria, garimpo, identidade e muita personalidade ocupam a cúpula do Museu Nacional nos dias 10, 11 e 12 de junho
atualizado
Compartilhar notícia

Em menos de um mês, o Museu Nacional da República, em Brasília, receberá a quarta edição do Metrópoles Fashion & Design (MFD). O evento movimenta a economia criativa e circular da cidade ao reunir marcas, artistas e iniciativas que acreditam em uma moda mais consciente, autoral e conectada com novas formas de consumir e criar. Em 2026, o festival dá as boas-vindas a seis marcas que integram pela primeira vez o catálogo do MFD.
Vem conhecer!

Novos nomes
Mais de 40 marcas do Distrito Federal – entre brechós, autorais, multimarcas e criadores – se reunirão no monumento desenhado por Niemeyer de 10 a 12 de junho, em uma edição que terá a Festa Junina como tema principal.

Entre as lojas de produtos de segunda mão que estarão presentes, destacamos seis que participam pela primeira vez do Fashion & Design. São elas:
- Brechó do Bine: no mercado desde 2017, funciona somente pelo Instagram;
- Balaio Brechó: brechó colaborativo localizado na 207 Sul;
- Disco Labb: de Águas Lindas do Goiás, com exposição de peças no Balaio Brechó;
- Brechó Las Hermanas: localizado na QNJ 37 casa 01, em Taguatinga, é focado em peças “vintage e cool”;
- Usô BsB: curadoria especializada na CLSW 103;
- Plano Vint: destaque para peças vintage e “com história”, está na 205 Sul.

O mercado de segunda-mão no Distrito Federal
É notável o crescimento do mercado de segunda-mão no Distrito Federal. A unidade federativa registrou um aumento de 48% na abertura de estabelecimentos como brechós desde a pandemia de Covid-19, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021. No mesmo período em 2022, os brechós brasilienses tiveram um aumento médio de 30% em sua demanda.
De acordo com a pesquisa “A (re)descoberta da moda seminova no Brasil”, do Boston Consulting Group (BCG), o mercado de itens usados pode crescer de 15% a 20% até 2030, ultrapassando o valor do mercado de fast-fashion.

Metrópoles Fashion & Design 2026
Idealizado pela colunista Ilca Maria Estevão, o Metrópoles Fashion & Design se consolidou como um espaço de visibilidade para talentos da capital. A 4ª edição do evento reúne dezenas de representantes da moda local, entre criadores, brechós, multimarcas e artistas. O festival de moda acontece de 10 a 12 de junhos, no Museu Nacional da República.
Neste ano, o evento apresenta o Desafio MFD 2026, que convida os talentos de Brasília a transformarem o folclore brasileiro em criações autorais a partir de retalhos e técnicas manuais de patchwork. Com foco na experimentação criativa e no trabalho coletivo, a competição premiará os melhores projetos com divulgação na coluna e valores em dinheiro. Clique aqui para saber mais sobre o desafio e se inscrever!















