metropoles.com

Festival Meskla reúne marcas do DF em lançamento colaborativo

Três marcas locais usaram a criatividade para conectar o festival Meskla com a moda streetwear do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Alberto de Castro/Material cedido ao Metrópoles
Grupo de jovens em espaço fechado. Olhando para imagem, os jovens sorriem e mostram suas roupas.
1 de 1 Grupo de jovens em espaço fechado. Olhando para imagem, os jovens sorriem e mostram suas roupas. - Foto: Alberto de Castro/Material cedido ao Metrópoles

A união entre as marcas Veertien, YngCEO Mob e Hylo representará, pela moda, a energia do festival Meskla, que tomará conta da capital neste sábado (11/5). Com foco no streetwear, cada peça traz a essência do estilo urbano no Distrito Federal.

Vem conferir!

Jovens reunidos em espaço fechado conversam enquanto são fotografados. A imagem está com um filtro em preto e branco.
As marcas Veertien, YngCEO Mob e Hylo foram as convidadas para um drop com o festival Meskla

Parte do movimento hip-hop, o trap também engloba a moda como uma forma de dar espaço às expressões e estilos para além da música. Deste modo, o universo fashion ajuda a dar vida ao visual de quem se reconhecem dentro desse estilo.

Com esse pensamento, o festival Meskla deu, a marcas da cidade, a missão de ilustrar como o trap se apresenta no DF. Cada uma delas teve liberdade para criar uma camiseta que refletisse a energia da marca ligada ao festival e gênero musical.

Garota sentada em arquibancada é fotografada. Fazendo pose, ela olha diretamente para o fotógrafo posicionado ao lado direito da imagem.
A sessão de fotos foi feita dentro do estádio Mané Garrincha

Veertien

Fundada em 2020, a Veertien — que significa quatorze, traduzido do holandês — é uma marca criada em Brasília pelos amigos Daniel Souza, apelidado de Dendê, e Lucas Xavier. Ao todo, a etiqueta independente já lançou mais de cinco drops desde sua fundação, sendo o mais recente uma edição especial para membros e representantes da marca.

Para a colaboração com o Meskla, a equipe optou por estampar um grillz à frente da camiseta. A joia dental, popularizada pelo rapper Nelly em seu lançamento Grillz, de 2005, é um símbolo do trap e foi combinada com o slime verde, parte da identidade do evento, junto ao bordão formless art (em tradução do inglês, arte sem forma, um dos bordões do festival).

Nas costas, a camiseta traz o estádio Mané Garrincha, local onde será o Meskla. Abaixo da estampa principal, foi adicionada uma tag com informações do lançamento junto à data do evento.

Dupla de modelos posam para a foto. A moça e o rapaz olha diretamente para a câmera enquanto estão sentados em arquibancada com bancos vermelhos.
A Veertien foi criada em 2020

 

Rapaz posa para foto. De costas para a câmera, ele exibe a estampa traseira de sua camiseta.
O estádio Mané Garrincha é um dos elementos da camiseta

 

Moça posa para foto. De frente para o espelho, ela direciona seu olhar para câmera enquanto mexe em seu cabelo verde exibindo a camiseta.
O verde na camisa representa o slime, parte da identidade visual do Meskla

YngCEO Mob

Diretamente de Planaltina, a YngCEO Mob reproduz o universo urbano em cada um de seus lançamentos. Elementos como o skate e rap, que dão forma ao streetwear, fazem parte do cotidiano de André Vinícios e Fabrício Santos, amigos que criaram a etiqueta em 2022.

Os dois anos de vida foram suficientes para chamar a atenção no cenário underground do DF. A marca começou a fazer barulho em diversas regiões a partir do drop V!OL3NT (violento, traduzido do inglês), lançado em outubro do ano passado. No Meskla, eles pretendem se firmar para o público.

“Estar no Festival e mostrar a marca para tanta gente é importante para nós. Tentamos celebrar o trabalho que fizemos até aqui, mas também envolver o Meskla, trazendo a sua identidade para dentro da nossa”, relatou André, que também atua como o diretor criativo da marca.

A camisa que representa este lançamento conta com estampas na frente e costas. O lettering amarelo que carrega o nome da marca tem uma fonte em grafite no estilo bomber, muito encontrado em espaços urbanos. Veja mais detalhes da peça abaixo:

Dupla de modelos posam para a foto. Olhando para a câmera, o rapaz exibe a estampa à frente da camiseta enquanto a moça mostra a ilustração das costas. Ao fundo, uma grade separa a dupla da parede.
Além de sócio, Fabrício Santos também é modelo da YngCEO Mob

 

Moça posa para a foto. Com o olha em direção à câmera, ela se posiciona de forma confortável nos acentos da arquibancada enquanto exibe a camiseta.
Em pouco tempo, a marca conseguiu atrair a atenção dos seguidores da cena streetwear local

Hylo Cartis Studio

Nesta edição, a Hylo Cartis Studio retorna ao festival. Fundada pelo designer Alisson Abreu, a etiqueta compõe, pela segunda vez, o time de marcas a colaborar com o Meskla.

O modelo vêm estampado com os rostos dos artistas que integram o line dessa edição, com um efeito threshold que deixa as silhuetas dos cantores em branco, acima do tecido cinza da camiseta. Nas costas, o mesmo efeito é replicado, mas dessa vez com a imagem do palco do festival junto ao público presente no ano passado.

“No final das contas, essa colaboração não é apenas sobre roupas, é sobre contar histórias, criar conexões e celebrar a diversidade e a criatividade que tornam a cena do trap e da moda tão vibrantes e inspiradoras”, comentou Alisson, à coluna.

Com seu debute lançado ao final do ano passado, com a coleção TJ Season, a marca encontra no festival uma forma de ampliar seu público e se posicionar junto à cultura urbana. A colaboração é uma prévia do primeiro drop da Hylo para 2024.

Rapaz posa para a foto. Com o pé apoiado sob o banco cinza da arquibancada, o jovem estica a camiseta com a mão esquerda e direciona seu olhar para o chão.
O modelo da Hylo destaca tons neutros, como o branco e cinza

 

Dupla posa para a foto. A moça apoia sua mão direita no ombro esquerdo do rapaz, evidênciando a estampa nas costas da camiseta.
Além dos drops, a Hylo também trabalha com peças à encomenda desenhadas e costuradas por Alisson

Sobre o festival

Marcado para o sábado (11/5), o festival Mekla acontece no Estádio Nacional Mané Garrincha e terá nomes como Matuê, Tz da Coronel e Karol Conká. A festa também contará com nomes locais, dando foco para vozes femininas na edição de 2024, sendo as irmãs Margaridas, Talíz e Vix Russel as atrações a representarem o DF.

As peças da coleção estão disponíveis no e-commerce da Galeria Urbana quem também terá um espaço dentro do evento destinado para a arte e moda urbana da capital.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?