Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Leilão de esboços de looks da princesa Diana gera briga judicial

Ex-casal de estilistas se desentendeu quanto à venda dos croquis. Entre os itens, está o vestido de casamento de Lady Di

atualizado 19/01/2021 17:10

Casamento Lady Di e princípe CharlesJayne Fincher/Princess Diana Archive/Getty Images)

O vestido de noiva da princesa Diana, revelado em julho de 1981, ainda é um dos itens de moda mais famosos e comentados da história. A peça foi desenvolvida pelos estilistas David e Elizabeth Emanuel, que na época também eram um casal. Atualmente separados, eles brigam na Justiça por causa de leilões de croquis do famoso visual de casamento e de outros looks usados por Lady Di.

Vem saber mais!

Anwar Hussein/Getty Images

A estilista escolheu esboços de outfits que criou ao longo dos anos para revender. No entanto, o ex-parceiro quer impedi-la de repassar os desenhos sem seu consentimento. De acordo com o Daily Mail, David acusa a ex-esposa de produzir novas versões dos esquetes originais para colocar em um leilão chamado Passion For Fashion. Ainda segundo o veículo, o designer até solicitou que cópias dos croquis sejam destruídas.

O britânico também quer uma declaração de que ele e Elizabeth possuem conjuntamente os direitos autorais dos desenhos, assim como uma ordem judicial impedindo-a de infringi-los no futuro, o direito de inspecionar documentos e uma parte dos lucros.

Estilistas David e Elizabeth Emanuel com Lady Di
Os estilistas David e Elizabeth Emanuel conquistaram Lady Di

 

Estilistas David e Elizabeth Emanuel com Lady Di
A princesa Diana participava das criações com o então casal

 

Princesa Diana usando vestido de casamento, sentada no chão
O famoso vestido de casamento real foi uma das criações do ex-casal

 

Princesa Diana usando vestido de casamento e acenando
A peça se tornou um ícone fashion

 

Trecho da quarta temporada de The Crown
Recentemente, o visual até foi recriado para a quarta temporada da série The Crown

 

Entre os disputados esboços, além do visual de casamento, estão peças como uma blusa de chiffon com gola de babados e cetim; o vestido preto do primeiro noivado oficial com Charles; um vestido de seda verde, usado em 1985; um vestido preto e prata, da estreia do filme Out Of Africa, em 1986; e um vestido branco de crepe que a princesa usou na viagem real aos estados do Golfo, também nos anos 1980.

A ação aponta que alguns dos sketches foram colocados à venda em leilões anteriores, em dezembro de 2018 e em dezembro de 2020. O processo também foi acionado contra a Kerry Taylor Auctions, de Londres, que ainda tem os croquis publicados virtualmente.

Princesa Diana e príncipe Charles dançando
Entre os esboços disputados, estão vários looks de Lady Di

 

Princesa Diana
O processo demonstra que croquis de visuais da Princesa de Gales foram leiloados anteriormente

 

Princesa Diana em noivado oficial
Este é o vestido do primeiro noivado oficial

 

Princesa Diana
Outfit de 1986

 

Print de site com croqui do vestido de casamento de Lady Di
A ação judicial também é contra a Kerry Taylor Auctions, de Londres

 

David e Elizabeth Emanuel se divorciaram em 1990. Segundo a imprensa internacional, atualmente os estilistas não se encontram. Comunicam-se apenas por meio dos filhos que tiveram ao longo da união.

Após a separação, Elisabeth criou nova marca com o próprio nome. Depois, a label chegou a ser vendida, e a designer passou a se dedicar a encomendas especiais para noivas. Apesar de David Emanuel também ter continuado a carreira na moda, ele ficou mais conhecido como apresentador da versão britânica do programa Say Yes To The Dress (O Vestido Ideal).

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias