metropoles.com

Estilo no Carnaval 2023: marcas do DF lançam coleções especiais

Etiquetas locais têm se preparado para a data com itens temáticos. Enquanto umas apostam no maximalismo, outras focam em peças mais curingas

atualizado

Compartilhar notícia

G.Galeria/Sex Machine/Divulgação
Modelo usa meia-calça azul, calcinha branca, cinto de miçangas, blusa branca e colar de miçangas coloridas - Metrópoles
1 de 1 Modelo usa meia-calça azul, calcinha branca, cinto de miçangas, blusa branca e colar de miçangas coloridas - Metrópoles - Foto: G.Galeria/Sex Machine/Divulgação

Está aberta a temporada mais divertida do calendário. Sinônimo de folia, o Carnaval é a data ideal para vestir diferentes versões que existem em você da maneira mais colorida e irreverente possível. De olho na festa, marcas de Brasília têm preparado coleções exclusivas para quem deseja curtir em grande estilo.

Vem conferir!

Giphy/Urban Noise/Divulgação

G.Galeria x Brechó Sex Machine

O que acontece quando uma etiqueta de upcycling criativo une forças com um dos brechós mais descolados da cidade? O resultado é uma coleção vibrante, maximalista e fora do lugar-comum. Produzida por Gabriela de Oliveira, designer à frente da G. Galeria, e Luís Soares, fundador do Sex Machine, a colaboração Recarnaliza apresenta elementos presentes no DNA de ambas as etiquetas.

“Pensamos em peças versáteis e com muita presença. Peças que transformam um look básico em um desfile carnavalesco, mas que podem ser usadas em outras ocasiões. O mundo não precisa de mais roupas para serem usadas em uma única vez, já existe muito lixo têxtil descartado pelas indústrias. Então, o nosso objetivo foi diminuir esse impacto, utilizando a técnica de upcycling, customização e complementando com acessórios exclusivos e feitos à mão”, explica Gabriela de Oliveira.

A parceria reúne peças do acervo das empresas, que foi repaginado com novas cores, texturas e, claro, muita miçanga, assinatura do trabalho da G. Galeria. Oliveira conta que já existia a vontade de fazer uma collab, e a ocasião foi o pontapé que faltava para tirar a ideia do papel.

“Sempre quis produzir coleções com marcas e pessoas que tenham os mesmos objetivos e valores que a G. Galeria, uma marca autoral, slow fashion e artesanal. Cocriar é uma combinação de forças e possibilidades infinitas, duas cabeças criativas pensam muito melhor e entregam muito mais”, define.

Modelo usa regata roxa, colar de miganças e cinto de miçangas. O visual dela é completado com um óculos de sol de lente laranja e luvas douradas - Metrópoles
A G.Galeria uniu forças ao brechó Sex Machine para uma coleção vibrante e maximalista

 

Modelo usa meia-calça azul, calcinha branca, cinto de miçangas, blusa branca e colar de miçangas coloridas - Metrópoles
“Pensamos em peças versáteis e com muita presença. Peças que transformam um look básico em um desfile carnavalesco”, define Gabriela de Oliveira

 

Modelo usa regata roxa, colar de miganças e cinto de miçangas. O visual dela é completado com um óculos de sol de lente laranja e luvas douradas - Metrópoles
A parceria reúne peças repaginadas do acervo das empresas

Lago Beachwear

Para a época de festividades, a Lago Beachwear preparou a coleção-cápsula Carnival. As peças reúnem três elementos principais: lamê, brilho e metalizados. Formatados nos moldes da festa, os itens que compõem o portfólio se destacam pela estética exuberante, trazida para contrapor as peças tipicamente carnavalescas que costumam utilizar cores saturadas e maximalismo.

O Carnaval à la Lago Beachwear é glamoroso, sofisticado e sensual. Alinhadas com o estilo característico da Lago, as peças são como uma extensão do estilo de vida estabelecido pela etiqueta, que segue como lema “a vida dentro de um biquíni”. Para isso, a marca repaginou best-sellers na coleção, como o top e a hot pants, que, na Carnival, são propostos em lamê. As peças foram desenhadas para se completarem de maneira sinérgica, podendo ser usadas juntas ou separadas, de dia ou à noite.

“Toda a coleção foi pensada para que as nossas clientes possam criar os looks à maneira delas. Aproveitando que é uma época que nos convida a ousar, propomos peças que permitam visuais mais ‘over’, sem deixar de lado o DNA da Lago, que tem como assinatura modelagens mais sofisticadas”, destaca Letícia Valle, sócio-fundadora e estilista da etiqueta.

Além das peças, a Lago trouxe um acessório coringa: o cinto de corrente, versátil em essência. É possível amarrá-lo de diferentes formas, usá-lo como colar alongado no corpo ou arrematar uma combinação com terceira peça.

Modelo branca, alta e magra usa top estilo corset metalizado, cinto de corrente e calça dourada - Metrópoles
Para a temporada, a Lago Beachwear lançou a coleção Carnival

 

Modelo usa top dourado com torcido no centro, cinto de corrente e saia - Metrópoles
A marca elencou um acessório coringa para arrematar as produções: o cinto de corrente

 

Modelo branca, alta e magra usa top estilo corset metalizado, cinto de corrente e saia dourada - Metrópoles
A seleção foi pensada para que as clientes possam criar looks estilosos e sofisticados

 

Love Much

A marca Love Much nasceu em 2020, em meio à pandemia de coronavírus, de maneira despretensiosa. Artista formada pelo Instituto Dulcina de Moraes, Camila Gomes iniciou o projeto como um hobby, sem muitas expectativas, mas logo as demandas foram crescendo. Atualmente, ela se dedica integralmente à confecção de acessórios que conquistam pela estética marcante.

Antes mesmo da produção, a designer reúne referências a fim de moldar o conceito a ser trabalhado. “Eu costumo fazer pesquisas e busco inspirações para que as ideias venham. Em seguida, é ‘mão na massa’ mesmo. Começo a confeccionar cada peça do meu jeito e, a cada novo detalhe adicionado, fico cada vez mais inspirada”, revela.

Para colorir os dias de folia, a marca preparou uma coleção diversa: tiaras repletas de detalhes, brincos com desenhos e ombreiras com franjas brilhosas são algumas das opções. E, claro, não poderia faltar glitter nas produções, o grande protagonista do Carnaval.

As peças podem ser encontradas à pronta entrega nos espaços colaborativos que a marca integra, como o Desapeguei Bonito, Infinu e Nós Mercado Criativo. Não somente, os itens com saia de chanton, blusas, vestidos e saias de miçangas podem ser encomendados por meio de mensagens diretas nas redes sociais. “Se o cliente deseja algo personalizado, eu consigo ajustar de acordo com as cores e os acessórios pedidos”, explica Gomes.

Mulher negra usa tirara com lua e linhas pontudas, sombra azul nos olhos e blusa frente única azul. Ela tem cabelos com mechas loiras e cachos - Metrópoles
Os acessórios da Love Much conquistam pela estética marcante

 

Modelo usa tiara com margaridas e blusa preta - Metrópoles
A marca preparou uma coleção de Carnaval diversa: tiaras repletas de detalhes, brincos com desenhos e ombreiras com franjas brilhosas são algumas das opções

 

Modelo negra de cabelos cacheados usa
Não falta glitter nas produções para o Carnaval

Parangolés

Paetês, luréx e transparência: essa é a tríade que melhor descreve as produções da temporada carnavalesca. Fundada na época da folia, a Parangolés leva tais elementos para as roupas do dia a dia. No entanto, no período da festividade, o maximalismo toma conta das criações.

Amigas de longa data, Tayná Haudiquet e Giovana Dachi já estavam com a ideia de empreender juntas. Em 2018, a dupla produziu fantasias compostas por um maiô de tule transparente, que tinha duas margaridas nos seios, e um bordado nas costas escrito “Eu não sou obrigada” — frase do movimento feminista que estava em voga na ocasião.

A peça, para lá de ousada, foi sucesso. “Na época, poucas marcas da cidade criavam fantasias com essa pegada mais atual e que trazia a militância para as roupas. Enxergamos um nicho de mercado a ser explorado”, pontuou Thayná, em entrevista concedida à coluna anteriormente.

A responsabilidade socioambiental é um dos pilares da etiqueta brasiliense. Dessa forma, uma das maneiras encontradas de causar impacto positivo é por meio da reutilização de resíduos têxteis. Desde as primeiras peças, a Parangolés não descarta tecidos, e todas as sobras são armazenadas para as próximas coleções.

“Nós definimos o nosso estilo como roupas para festejar. Sendo assim, as peças trazem muita lantejoula, geometria, mix de texturas, cores e ousadia. Brincamos com a ideia que produzimos uma espécie de patchwork chique, repaginado”, ressalta a sócio-fundadora.

Parangolés - Moda Brasília
A Parangolés foi fundada em 2018

 

Parangolés - Moda Brasília
Paetês, luréx e transparência marcam presença nas criações

 

Parangolés - Moda Brasília
Desde a primeira coleção, a Parangolés não descarta tecidos e todas as sobras são armazenadas para as próximas coleções

URBANOISE

Criada em 2016, a URBANOISE se consolidou no mercado brasiliense como uma etiqueta focada em acessórios. “Eu comecei produzindo peças em couro, mas o direcionamento mudou em 2018, quando dei à luz minha segunda filha. Reformulei a marca e passei a revender pratas de fábricas de São Paulo, mas ainda não o que eu queria. O foco foi lapidado, eu fiz um curso de design de joias e ourivesaria e, desde então, crio as minhas próprias peças”, relembra Sarah de Magalhães.

Apesar do foco em acessórios de prata, desde 2020 a empresa investe em itens voltados para o Carnaval. Na coleção sazonal, brincos, colares, pulseiras e tiaras são propostas em versões maximalistas — o típico caso do acessório que faz o look.

“Eu busco criar peças que tenham a ver com a pegada da marca, que é essencialmente modernista. O nosso DNA é traduzido em franjas, brilhos e formas que valorizam a beleza”, destaca a designer.

Modelo usa tiara com fitas coloridas - Metrópoles
Criada em 2016, a URBANOISE se consolidou no mercado brasiliense como uma etiqueta focada em acessórios

 

Modelo usa colar grande com cascata de strass - Metrópoles
Apesar do foco em acessórios de prata, desde 2020 a empresa investe em itens voltados para o Carnaval

 

Modelo usa tiara com detalhes prateados - Metrópoles
Na coleção sazonal, brincos, colares, pulseiras e tiaras são apresentados em versões maximalistas

 

Moda Brasília

Coluna Moda Fora dos Padrões deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.

O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?