metropoles.com

Desfile: Misci reivindica a valorização da cultura latino-americana

Comandada pelo estilista Airon Martin, a marca apresentou a coleção Valor Latino com desfile na Pina Contemporânea, em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Rebeca Ligabue/Metrópoles
Em desfile, mulher negra usa vestido acetinado marfim com recortes. Ao fundo, é possível ver outros dois modelos, além da plateia, posicionada em volta - Metrópoles
1 de 1 Em desfile, mulher negra usa vestido acetinado marfim com recortes. Ao fundo, é possível ver outros dois modelos, além da plateia, posicionada em volta - Metrópoles - Foto: Rebeca Ligabue/Metrópoles

Com excelência em matéria-prima e acabamentos primorosos de confecção, a marca Misci apresentou a coleção Valor Latino nessa terça-feira (13/6). O desfile foi realizado na Pina Contemporânea, espaço recém-inaugurado como uma extensão da tradicional Pinacoteca, em São Paulo. Para além da moda, o conceito do compilado surgiu a partir da necessidade de contextualizar o povo brasileiro como parte da cultura latino-americana.

Vem conferir!

Giphy/Rebeca Ligabue/Metrópoles

 

O novo trabalho de Airon Martin, fundador e diretor criativo da Misci, é uma reivindicação pela valorização da cultura latino-americana, com a intenção de fugir da “romantização”. Sob olhar social, político e histórico, o designer mato-grossense critica a exploração da região, principalmente de commodities, por países europeus e norte-americanos.

Segundo a grife, o ponto de partida foi o retrato do latino-americano como o “corno”, que não enxerga a riqueza da cultura e da identidade de sua região e, por isso, consente que ela seja subjugada. O personagem “traído por desvalorizar o que tem” é evidenciado em elementos na forma de chifre.

Por meio de matérias-primas brasileiras, a principal referência de Airon Martin foi o cineasta Glauber Rocha e o movimento Cinema Novo, da década de 1960. “O trabalho do Glauber sempre me inspirou na comunicação. Assim como ele usava o cinema para criar uma cultura e trazer questões sociais, eu busco trazer isso para a moda”, destacou o estilista em comunicado. 

Na passarela da Misci, modelo usa look com vestido fluido e sobresposição de alfaiataria marrom - Metrópoles
Nessa terça-feira (13/6), a Misci revelou a coleção Valor Latino

 

Na passarela da Misci, modelo usa vestido marrom com recorte frontal - Metrópoles
O desfile foi realizado na Pina Contemporânea, em São Paulo

 

Na passarela da Misci, modelo usa vestido azul com top marrom - Metrópoles
As criações são do estilista Airon Martin, fundador e diretor criativo da Misci

 

Na passarela da Misci, modelo usa saia jeans assimétrica com blusa marrom de couro e bolsa maxi - Metrópoles
A assimetria foi uma das apostas para a novidade

 

Na passarela da Misci, modelo usa calça jeans com jaqueta marrom de couro plissado - Metrópoles
Couro plissado no repertório

 

A coleção Valor Latino é protagonizada por peças de alfaiataria e vestidos fluidos, incrementados com recortes e assimetria. Na paleta ampla de cores, destaque para tons terrosos e variações de azul. Entre os acessórios, as clássicas bolsas da marca, com direito a couro de peixe pirarucu e formato de galão de gasolina.

No repertório de estamparia, desenhos florais com toques de transparência e seda. Um dos prints de jacquard representa as zonas de desmatamento no Brasil. Outra inspiração foi a maxipipoca, com referência ao milho, do Brasil e dos Andes. 

Para os calçados, a Misci apostou no biocouro BeLeaf, material desenvolvido a partir da planta tropical orelha-de-elefante, fornecida por fazendas sustentáveis e áreas de reflorestamento brasileiras. O tecido inovador aparece liso e texturizado, com diferentes tonalidades. Já o modelo de óculos revelado, com armação em metal, é resultado de collab com o designer Maustein.

Na passarela da Misci, modelo usa bolsa marrom de couro de pirarucu em look com blusa rosa alongada e calça com estampa de natureza - Metrópoles
Um dos temas levantados na coleção Valor Latino é a necessidade da preservação do meio ambiente

 

Na passarela da Misci, modelo usa look com jaqueta azul aberta e calça com estampa de natureza - Metrópoles
O trabalho reivindica a valorização da cultura latino-americana

 

Na passarela da Misci, modelo usa vestido de seda - Metrópoles
Com fluidez e delicadeza, a seda nacional é um dos materiais usados pela Misci

 

Na passarela da Misci, modelo usa conjunto de alfaiataria com tons terrosos - Metrópoles
Com DNA marcado pela experimentação de matéria-prima, a Misci investiu no biocouro BeLeaf

 

Na passarela da Misci, modelo usa conjunto preto de alfaiataria - Metrópoles
No total, 44 looks foram apresentados

 

Além da direção geral de Augusto Mariotti e trilha sonora do DJ Ubunto, a apresentação teve styling assinado por Thiago Biagi. No time de beleza, Rodrigo Costa foi responsável pela maquiagem, enquanto Carlos Cezário cuidou dos penteados.

O desfile Valor Latino foi prestigiado por celebridades. Entre os convidados da Misci, estavam Sasha Meneghel, Chay Suede, Cris Vianna, Tina Calamba, Didi Wagner, Emicida, Felipe Ret e Enzo Celulari.

O local escolhido para o show, Pina Contemporânea, também foi estratégico. “O acervo da nova ala do museu [Pinacoteca] abriga obras que traduzem uma visão múltipla e conectada com o mundo do que é o Brasil e sua produção criativa, como o trabalho de Tunga […], nome pioneiro e dos mais reconhecidos da arte contemporânea brasileira no exterior, com participação nas bienais de Veneza e Havana e na respeitada Documenta de Kassel, além de ter sido o primeiro artista contemporâneo do mundo a expor no Louvre”, apontou a etiqueta em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?