Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

De Beyoncé a Dua Lipa: plataforma da Versace é a sensação do momento

Com mais de 15,5 cm de altura, a sandália da grife italiana tem brilhado nas produções das fashionistas

atualizado 08/10/2021 10:08

Dua LipaMert Alas/Versace/Divulgação

No universo da moda, a máxima “tudo que vai, volta” funciona como uma espécie de anúncio. A cada nova temporada, deparamo-nos com versões repaginadas de tendências que fizeram sucesso. Revisitando um clássico setentista, a Versace lançou a sandália da temporada: a plataforma Medusa Aevitas. Beyoncé, Dua Lipa, Chiara Ferragni e a brasileira Sabrina Sato foram algumas das estrelas clicadas usando o sapato sensação do momento, que brilhou nas produções da Semana de Moda de Milão.

Vem saber mais!

Giphy/Versace/Divulgação

 

Versace fever

Quando muitas celebridades são vistas usando o mesmo item, a reação instantânea da internet é pesquisar para saber se estão diante da próxima trend. Com a plataforma da Versace não foi diferente. O sapato foi visto pela primeira vez no desfile da coleção de inverno 2021/22 da marca, nos pés da modelo Bella Hadid. Em uma apresentação marcada por cores vibrantes e looks ousados, a grife estampou os desejos para o mundo pós-pandemia: alegria, esperança e muitas cores.

Completamente statement, a sandália revestida de cetim conta com salto bloco de 15,5 cm e plataforma dupla. A tira do tornozelo é adornada com strass, enquanto um pingente de Medusa adiciona a assinatura da etiqueta. Com todas as características de uma peça-desejo, o modelo rapidamente se tornou protagonista de editoriais de moda e campanhas.

A tendência foi oficialmente confirmada quando Beyoncé posou no Instagram usando o modelo rosa da sandália. A produção hiperfashionista foi usada na celebração do 40/40 Club, rede de bares e restaurantes comandada pelo marido, Jay-z. Assim como Queen B, Ariana Grande, Dua Lipa, Addison Rae e Florence Pugh renderam-se aos encantos da Medusa Aevitas.

Beyoncé
No Instagram, a cantora Beyoncé apareceu usando a plataforma na cor pink

 

Sabrina Sato
Na Semana da Moda de Paris, Sabrina Sato arrematou o look all black com a sandália

 

Chiara Ferragni
Megainfluencer, a italiana Chiara Ferragni foi clicada com a versão vermelha da plataforma

 

Ariana Grande
No programa The Late late show, Ariana Grande se apresentou usando look monocromático. Nos pés, a cantora somou a produção com a plataforma amarela da Versace

 

Nas alturas

Salvatore Ferragamo foi pioneiro na utilização de cortiça na criação de saltos e plataformas. Por causa disso, a grife é creditada como a criadora do estilo de sapatos. A invenção, feita entre as duas guerras mundiais, foi um exemplo de inovação e modernidade para a época.

Uma das figuras que ajudou a popularizar o modelo foi Carmen Miranda, também conhecida por ter apenas 1,53 m de altura. A partir de 1930, quando ficou famosa como cantora no Brasil, passou a usar o salto plataforma que tinha como inspiração os tamancos portugueses.

Mas foi somente na década de 1970, com a nostalgia romântica da época, que as plataformas se popularizaram, resgatando a estética do sapato criado por Ferragamo. A princípio, o solado era mais fino, com apenas uma polegada. Ao longo da década, o salto foi crescendo, sendo possível encontrar diversos tamanhos. Na era do maximalismo, o lema era “quanto maior, melhor”.

Item emblemático na estética glam rock, o calçado ganhou uma série de adeptos, como David Bowie, além de integrantes da banda Kiss e New York Dolls. Em pouco tempo, a plataforma ganhou mais espaço no mundo da moda e foi elencada como um item-desejo da sapataria feminina.

Modelo usa Versace
Item emblemático na estética glam rock, as plataformas se popularizaram na década de 1970

 

Dua Lipa
A cantora Dua Lipa é uma das embaixadoras da Versace. Seguindo um estilo alinhado com a marca, ela não abre mão das sandálias super altas

 

Donatella Versace
Nas duas últimas coleções da grife, Donatella Versace tem apostado no otimismo e leveza por meio das cores

 

Plataforma Versace
Ainda na pegada dos high heels, a label apresentou mais modelos de plataformas na coleção primavera/verão 2022

 

Apostando na permanência dos super high heels, a Versace trouxe novos modelos da plataforma em seu desfile de primavera/verão 2022. Incentivando o otimismo, sentimento que tem sido estampado nas coleções das grandes casas, a label tem mergulhado no universo da moda dopamina.


Colaborou Marcella Freitas

Últimas notícias