
Ilca Maria EstevãoColunas

Couro transparente dá forma a peças futuristas. Veja exemplos
Jaquetas, casacos e tênis já foram criados com o tecido transparente, tecnologia feita a partir de couro bovino legítimo
atualizado
Compartilhar notícia

Couro transparente pode até parecer ideia de filme de ficção científica, mas acredite se quiser: o material existe de verdade. O tecido tecnológico, feito a partir de couro bovino legítimo, é uma invenção da empresa holandesa ECCO Leather, um laboratório especializado em curtume. Inclusive, é considerado o primeiro couro transparente de vaca no mundo.
Vem saber mais detalhes sobre o produto, que já deu forma a peças como as da marca Heightened Sense!

Como funciona
Versões transparentes de couro já haviam sido testadas em peles de ovelha e cabra anteriormente, mas o resultado não funcionava em roupas devido ao aspecto rígido. A ideia do material da ECCO, desenvolvido ao longo de três anos e lançado em 2017, era criar uma versão futurista que atendesse às características conhecidas do couro.
Mesclando estudos já existentes sobre couro transparente e técnicas de curtimento de origem grega e egípcia, o resultado foi alcançado, garantindo resistência à água e durabilidade. O aspecto fantasmagórico do material fez a fabricante batizá-lo de Apparition, ou “aparição”, em tradução livre.


Processo de desenvolvimento
O designer Sruli Recht, líder do projeto e diretor criativo da ECCO, criou capas e sapatos com o couro translúcido, disponível em cores como marrom, preto, branco, vermelho e tons fluorescentes de verde e laranja. Segundo a fabricante, em tese, é possível produzi-lo em qualquer cor.
“O processo após a criação de um novo material, até mesmo uma nova classe de couro, é desenvolvê-lo em objetos e mostrar o que ele pode fazer, e então apresentá-lo como uma narrativa: como ele se move, como ele flui, como ele se curva, como ele se sente”, comunicou o artista, na época do lançamento.

Criações mais recentes
Em 2024, a marca Heightened Sense, do designer que assina as peças sob o pseudônimo Solid Snake, criou jaquetas usando o couro transparente da ECCO. As peças foram desenvolvidas com o charme diferencial das tatuagens no estilo japonês conhecido como irezumi, refletindo um conceito de segunda pele.
Veja algumas fotos na galeria abaixo:










