Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Conheça Iana, a nova embaixadora e assistente virtual da Havaianas

O objetivo da gigante dos calçados é humanizar a marca com a personagem

atualizado 05/12/2021 15:33

Havaianas/Divulgação

Na esteira de empresas como Magalu, a Havaianas agora tem uma embaixadora para chamar de sua. A Iana já existia no e-commerce, onde trabalhava como assistente virtual. A novidade é que, agora, a personagem ganhou uma versão 3D que assume, inclusive, a voz da label nas redes sociais.

Vem conhecer a Iana!

Giphy/Havaianas/Divulgação

Carioca, millennial e geminiana com ascendente em aquário. A Iana, desenvolvida pelo Studio Hana – agência interna da Havaianas –, é uma persona que representa o estilo leve e descontraído da marca.

Segundo Fernanda Schmid, diretora de User Experience da empresa, a novidade é uma estratégica para aproximar ainda mais a etiqueta do público. “Tornar a Iana uma embaixadora virtual, com uma personalidade que reflete tão bem o lifestyle de Havaianas, foi uma das maneiras que encontramos de ampliar o relacionamento dos usuários com a marca”, explica a coluna.

Desenho animado com chinelo Havaianas
A Iana foi lançada em 2020 como a assistente virtual do e-commerce da marca

 

Apesar de ter assumido o Twitter, a Iana continuará como assistente virtual e como stylist no site da marca

 

Desenho animado com chinelo Havaianas
As redes sociais da Havaiana passam a ter uma linguagem jovem com a Iana
Humanização da marca

Agora à frente do Twitter, a Iana traz uma linguagem jovem e fluída para a comunicação da marca. Com o uso de gírias e memes, ela quebra a barreira institucional e conversa diretamente com os seguidores.

“Tivemos uma resposta positiva na semana de lançamento da Iana no Twitter onde, além dos nossos seguidores, outras marcas também interagiram com o post de apresentação, como Oreo, Natura e LinkedIn. Estamos superotimistas com o potencial da Iana!”, conta Fernanda Schmid.

 

Twitter Havaianas
A Iana assumiu a conta no Twitter no dia 24 de novembro

 

Twitter Havaianas
Com a personagem, as Havaianas falam de seus produtos de forma mais orgânica
Personas que deram certo

A varejista Magalu foi a pioneira na criação de “influenciadores digitais” próprios. A Lu que todos conhecem hoje surgiu em 2009 como a modernização da Tia Lu, de 2003. Além de memes e promoções, a empresa consegue, através da personagem, falar de assuntos sérios como assédio e preconceito.

Já a Nat Natura, da gigante brasileira de beleza, é uma mulher negra, com cabelo cacheado e que também usa sua voz para humanizar não só a marca, mas as mulheres. Ela já apareceu mostrando celulites e estrias em uma foto na praia.

Twitter da Magazine Luiza
A Lu da Magazine Luiza também é responsável pelas redes da empresa

 

Nat Natura
No Twitter da marca, a Nat Natura afirmou que “Corpo de praia é o meu, o seu e o de todo mundo!”

 

modelo virtual
Apesar do afrouxamento das regras de isolamento social, a Amaro continua apostando na Mara como modelo da marca

Durante o isolamento social na pandemia, a Amaro achou no desenvolvimento de uma personagem a solução para mostrar as roupas da marca, já que sessões de fotos não estavam acontecendo. Nomeada Mara, a personagem segue como uma estratégia da marca. Ao que tudo indica, as modelos e influenciadoras virtuais vieram para ficar!

 

Colaborou Carina Benedetti

Mais lidas
Últimas notícias