Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas e Carina Benedetti

Conheça a Maison do Couro, marca atemporal comandada por Cláudia Leão

Há cinco anos, a etiqueta trabalha com peças em couro e propõe produções diferenciadas com o material

atualizado 22/10/2021 15:04

Encontro com Cláudia Leão. Local: Loja Fernanda MourãoHugo Barreto/Metrópoles

Moda é reflexo, criatividade e inovação. Impulsionando estilistas e designers que desenvolvem um trabalho autoral no universo fashion, a coluna lança uma nova série: a Moda Brasília. A cada nova reportagem, apresentaremos etiquetas locais e suas novidades, coleções e colaborações. Nesta sexta-feira (22/10), contamos um pouco sobre a Maison do Couro, grife que cria peças exclusivas e propõe um novo olhar sobre as produções feitas com o material.

Vem conferir!

Giphy/Maison do Couro/Reprodução

Antes de iniciar a sua trajetória na moda, Cláudia Leão percorreu um caminho diferente. Apesar de ser formada em medicina veterinária e ter mestrado em exploração de matérias-primas, a goiana resolveu se arriscar no meio fashion pela sua vontade de desenvolver peças para mulheres.

“As minhas amigas e familiares sempre elogiaram o meu estilo e me perguntavam onde eu comprava as minhas roupas. A partir desses comentários, veio a motivação para criar uma marca que atendesse essas mulheres que compartilham gostos parecidos com os meus”, relembra.

Com esse entendimento, vieram os primeiros passos para o que se tornaria a Maison do Couro. Cláudia investiu em cursos na área de design de moda e especializou-se no segmento.

Focando não somente nas técnicas necessárias para a produção, ela também aprofundou-se nos processos que permeiam a cadeia produtiva do nicho. E foi então que, em 2013, nasceu o seu ateliê. Envolvida em todas as etapas, ela conta que desde o início desenhava as peças, desenvolvia os temas das coleções, fazia a pesquisa de tendências e ficava de olho nas cores que estavam bombando, de acordo com a Pantone — ferramenta que usa para orientar a coloração dos produtos.

Tendo a exclusividade como carro-chefe, a confecção de peças em couro foi conquistando cada vez mais clientes. Para atender as demandas das consumidoras, Cláudia expandiu o empreendimento e lançou a etiqueta Maison do Couro. “A minha conexão com as clientes está justamente na individualidade. Elas compram sabendo que aquele é um item feito em poucas unidades e dificilmente encontrará uma outra pessoa usando na mesma festa, por exemplo”, destaca.

A label produz roupas para mulheres modernas e que não abre mão da atemporalidade nas produções. Os vestidos e saias da grife mantém silhueta mais justa e com cortes estratégicos. Já as blusas, contam com mangas bem estruturadas e detalhes que somam charme e delicadeza.

Cláudia Leão
A marca de Cláudia conta com peças em pelica, um couro macio e com toque mais delicado

 

Cláudia Leão
A label produz peças sofisticadas e atemporais

 

Cláudia Leão
Para desenvolver a Maison do couro, Cláudia investiu em cursos na área de design de moda e especializou-se no segmento

 

Cláudia Leão Moda Brasília
A empresa produz roupas para mulheres modernas e que não abre mão da atemporalidade nas produções

Confira a entrevista:

A sua marca tem o couro como matéria-prima. Há um motivo especial para ter escolhido o material?

Cláudia Leão: Paixão, eu diria. Sempre gostei muito de peças em couro e recebi muitos elogios quando decidia usar. O material utilizado na Maison é a pelica premium, que destaca por ser uma pele nobre, extremamente leve e garante um toque sedoso. De maneira singular, oferece sofisticação e conforto.

Como você define o estilo e perfil das clientes da sua marca?

Diria que são mulheres entre 30 e 45 anos. As minhas consumidoras são mulheres com uma carreira consolidada e não abrem mão do conforto no vestir. Elas mantêm um estilo mais clássico, refinado, selecionado e moderno. Acima de tudo, diria que elas prezam pela exclusividade.

Como funciona a pesquisa de tendência para desenvolver as coleções?

Antes da pandemia, sempre viajava para as principais capitais da moda para entender o que as pessoas estavam interessadas, o que elas estavam vestindo. Quando vou à Paris e Milão, costumo visitar museus e locais que tenham essa conexão com a moda. Gosto de observar o que está fervendo lá fora, mapear as ideias e traduzir as referências para a minha marca.

Para o Verão 2022, o que a Maison do Couro tem preparado?

Desenvolvemos a coleção Renda-se. A linha foi inspirada em mulheres fortes e empoderadas, pensadas para vestir as consumidoras da Maison. Os looks são totalmente voltados para o verão, tendo peças nos tons de rosa, laranja, azul e verde água. E para oferecer frescor, grande parte da coleção conta detalhes de laise feitos de maneira minuciosa para parecer uma renda. Apesar disso, mantemos algumas peças na cor preta, afinal, esse é o DNA da marca.

Muitos são os mitos e verdades sobre como cuidar das peças em couro. Quais são as suas recomendações?

É mais simples do que as pessoas imaginam, principalmente porque trabalhamos com a pelica, que não é um material tão grosso. No geral, as minhas dicas são: não guardar em sacos plásticos, buscar sempre hidratar a peça com um hidratante que não tenha álcool e não dobrar ao meio. Se porventura amassar um pouquinho, está liberado passar a peça do avesso.

Como avalia o tempo atual da Maison do couro? Tem planos de expansão?

Estamos em uma fase bem positiva e com muitos planos em curso. Além das vendas on-line, temos uma loja física em Goiânia, um ponto de vendas em Brasília, na loja Fernanda Mourão, que fica no Lago Sul, e também temos uma operação em Curitiba. Temos, sim, planos de expansão e temos estudado a possibilidade de inaugurar um espaço no Sudeste.

Cláudia Leão
Para o Verão 2022, a etiqueta desenvolveu a coleção Renda-se

 

Cláudia Leão
Envolvida em todas as etapas, ela desenhava as peças, pensa os temas das coleções, faz a pesquisa de tendências e fica de olho nas cores que estão bombando

 

Cláudia Leão Moda Brasília
As peças da nova coleção contam com shapes mais fluidos

 

Cláudia Leão Moda Brasília
Oferecendo frescor e muita leveza

 

Cláudia Leão Moda Brasília
Os tons são alinhados com as cores do verão

 

Cláudia Leão Moda Brasília
Com detalhes em laise, os looks propõe produções delicadas
Série Moda Brasília

A partir desta sexta-feira (22/10), a coluna Ilca Maria Estevão dá início a série Moda Brasília. Toda semana, apresentaremos uma marca, designer ou etiqueta local, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal e no Centro-Oeste.

O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuem em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, respeitando critérios como diferencial de mercado, pioneirismo ou ações que valorizem a comunidade.

 

Colaborou Marcella Freitas 

Mais lidas
Últimas notícias