metropoles.com

Confira os bastidores da confecção da roupa de Janja para a posse

O terno dourado da primeira-dama foi feito por bordadeiras de Timbaúba, no Rio Grande do Norte. A complexidade da peça chamou atenção

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Divulgação
Na imagem com cor, Lula e Janja na posse presidencial - Metrópoles
1 de 1 Na imagem com cor, Lula e Janja na posse presidencial - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Nesse domingo (1º/1), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi empossado como o novo presidente do Brasil. Ao seu lado, Janja Silva brilhou com um terno dourado para a cerimônia. A peça usada pela primeira-dama foi assinada pela marca Helo Rocha, que teve a confecção feita por bordadeiras de Timbaúba, município do Rio Grande do Norte. A escolha do material utilizado chamou atenção pela complexidade.

Vem conferir os bastidores!

Giphy/Ricardo Stuckert/Divulgação

Com forte apreço pela moda nacional, Janja Silva escolheu uma peça cheia de significado para a cerimônia. A primeira-dama fugiu da escolha convencional e desfilou pela rampa do Palácio do Planalto com um terno em tom dourado.

O blazer em corte mais ajustado trazia uma barra com volume ondulado na parte de trás e nas laterais. Já a calça se destacava pela fluidez e pelo visual acetinado. O conjunto foi desenhado sob medida pela gaúcha Helô Rocha. A paranaense selecionou, ainda, um brinco chamado Pitanga, da etiqueta Flavia Madeira.

O bordado do blazer foi confeccionado por bordadeiras de Timbaúba, no Rio Grande do Norte. As artesãs compartilharam o processo para a fabricação da peça e as particularidades que ela tem. “A confecção foi totalmente inovadora. A gente nunca imaginou bordar palha, mas aceitamos a ideia e fizemos vários testes antes do resultado final”, afirmou a presidente da Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas, Valdineide Dantas, em entrevista ao G1.

Janja Lula. Na foto, ela usa o look da posse: terno de seda - Metrópoles
As peças foram tingidas naturalmente com caju e ruibarbo

 

Janja usa look de Helô Rocha em posse de LulaJanja usa look de Helô Rocha para posse de Lula
Foi a primeira vez que uma primeira-dama usa terno na posse

 

Detslahes escritos no look de Janja - Metrópoles
Detalhes no visual com a data da posse de Lula como presidente do Brasil

 

Ao todo, foram cerca de seis semanas para se chegar ao resultado final, além do trabalho de cinco bordadeiras. A palha utilizada na peça é de Pirangi, no litoral potiguar. As artesãs de Timbaúba já têm uma história com Janja, pois foram as mesmas que bordaram o vestido de casamento da primeira-dama, que também foi assinado por Helô Rocha.

Para a posse, a ideia foi desenvolver uma peça que remetesse aos elementos da natureza brasileira. “Queríamos esse efeito dourado, para ter um acabamento bonito de bordado. A gente fica muito realizada em ter a nossa arte reconhecida. É muito gratificante”, celebrou Valdineide. O look de Janja foi tingido naturalmente com caju e ruibarbo.

Janja usa look de Helô Rocha em posse de Lula
O bordado foi confeccionado em palha

 

Na imagem com cor, Janja em prova do vestido de noiva - Metrópoles
Janja é uma forte incentivadora da moda nacional. Em seu casamento, em maio de 2022, ela também usou um modelo feito por Helô Rocha, com bordados das artesãs do Rio Grande do Norte

 

Look de festival

Janja da Silva não usou apenas um look. Ela apostou em uma segunda opção para o Festival do Futuro, evento que reuniu diversos artistas brasileiros, como Pabllo Vittar e Duda Beat, no gramado do Congresso Nacional.

A primeira-dama apostou em saia, body e capa plissada com longas mangas torcidas. Em tom de azul violeta, as peças foram assinadas pela etiqueta Helo Rocha em conjunto com outra marca brasileira, a Neriage, de Rafaella Caniello.

A fluidez é a principal característica do visual, que foi costurado à mão, com modelagem feita no manequim de forma orgânica. O modelito também foi utilizado para a recepção no Itamaraty.

Na imagem com cor, Janja e Lula no palco do Festival do Futuro - Metrópoles
Para o festival, Janja apostou em um segundo look

 

Na imagem com cor, Janja e Lula no palco do Festival do Futuro - Metrópoles
Ela subiu ao palco com os artistas

 

Na imagem com cor, vestido usado por Janja na posse presidencial - Metrópoles
O outfit é assinado por Helo Rocha e Neriage

 

Um novo ano se inicia com a promessa de mudanças para o cenário nacional. A primeira-dama já tem demonstrado que pretende utilizar a moda brasileira como aliada em seu trabalho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?