metropoles.com

Confira itens raros da marca de luxo Chanel que serão leiloados

Além de jaqueta igual a uma usada por Lady Di em 1997, estarão disponíveis acessórios como o cinto com a logo desfilado por Naomi Campbell

atualizado

Compartilhar notícia

Sotheby’s/Divulgação
Duas mulheres usando roupas e bolsas da Chanel exibem placas de leilão - Metrópoles
1 de 1 Duas mulheres usando roupas e bolsas da Chanel exibem placas de leilão - Metrópoles - Foto: Sotheby’s/Divulgação

A casa de leilão inglesa Sotheby’suma das mais antigas do mundo, disponibilizou mais de 250 itens da Chanel. Entre as peças, lançadas no período de 1983 a 2019, é possível encontrar desde bolsas raras de coleções especiais até conjuntos clássicos de tweed. Os interessados têm até a próxima quinta-feira (24/3) para dar os lances. 

Vem conferir!

Giphy/Chanel/Divulgação

Quem acompanha moda ou é um usuário ativo no TikTok, rede social de vídeos curtos, já se deparou com a tendência Y2K – abreviação de “year 2000″ (anos 2000, em tradução), que resgata peças que fizeram sucesso da década de 1990 até a virada do milênio. A Chanel era uma das marcas queridinhas das celebridades e personalidades da moda nesse período, então é natural que os produtos antigos voltem a despertar desejo.

É aproveitando esse boom que a Sotheby’s reuniu um grande acervo da etiqueta francesa para leiloar. A seleção inclui desde peças atemporais, como a jaqueta de tweed, a acessórios como as joias com pérolas, clássico da Chanel, e objetos de decoração, como uma caixinha para colocar lenços de papel. 

Duas mulheres asiáticas com cabelos lisos e pretos posam para foto em rua movimentada de Nova York. Elas usam peças da marca Chanel.
A curadoria da Sotheby’s traz peças da Chanel feitas entre 1983 a 2019

 

Bola preta de basquete. O item de edição limitada é da marca francesa Chanel.
Que tal uma bola de basquete da Chanel? O item é um dos disponíveis para lances

 

Mulher branca com cabelo louro preso e maquiagem preta. Ela está desfilando para a marca Chanel e usa um casaco preto, uma bolsa branca e uma saia preta.
Também estará disponível a clutch desfilada no outono/inverno de 2015 da Chanel, que imita o formato de dois pratos

 

A Sotheby’s, sempre atenta aos novos comportamentos de consumo – não à toa foi uma das primeiras casas respeitadas a leiloar NFTs –, também teve o cuidado de trazer itens que fossem associados a personalidades relevantes.

No leilão, há itens icônicos. Destaque para a jaqueta amarela que é idêntica a uma usada pela princesa Diana em 1997 e para o cinto CC que Naomi Campbell desfilou em 1995.

Assim como outras casas de luxo, a Chanel possui modelos clássicos de bolsas que são revisitadas para a criação de itens especiais de edição limitada. No leilão da Sotheby’s, é possível adquirir bags diferentes que são difíceis de encontrar até em brechós especializados. 

Modelo Naomi Campbell desfilando de biquini rosa brilhante. Ela um cinto dourado e com pérolas da marca Chanel.
Os cintos de corrente fizeram seu comeback na moda justamente nos anos 1990, quando a Chanel atualizou a tendência. Acima, Naomi Campbell em desfile de 1995

 

Princesa Diana usando conjunto de saia e blazer em azul claro. As peças são da marca Chanel. Ela segura uma bolsa bege e um buquê de rosas brancas em uma mão. Com a outra, acena para pessoas.
O conjuntinho de tweed é um ícone atemporal da Chanel que segue sendo revisitado. Lady Di era fã!

 

Bolsa 2.55 da Chanel. O modelo é feito a partir de recortes de tecidos de diferentes cores e possui alça de corrente dourada.
No leilão, é possível encontrar bolsas básicas em preto e bege e versões especiais, como a que imita recortes de tecidos

 

Bolsa da marca Chanel que imita uma caixa de leite. Ela é branca e possui escritos e corrente em prata.
Outro destaque é o modelo que imita uma caixa de leite, fruto da coleção pensada por Karl Lagerfeld, para brincar com os símbolos da Chanel em um supermercado

 

Bolsa 2.55 da marca Chanel em predaria preta e verde. A peça é toda borada e possui a corrente e o fecho em dourado.
Edições únicas, como o modelo 2.55 em pedraria, são perfeitas para colecionadores
Karl vai a leilão

Os fãs do alemão Karl Lagerfeld, que foi diretor criativo da Chanel de 1983 a 2019 – ano em que faleceu –, poderão arrematar objetos da sua curadoria nos próximos meses. A Sotheby’s preparou três lotes de leilão, que ficarão disponíveis entre abril e maio.

Para participar do leilão é preciso se inscrever antecipadamente. Estarão disponíveis para lances itens do acervo pessoal de Lagerfeld, como obras de arte, mobiliário e até objetos relacionados à sua carreira na moda, como roupas e acessórios.

Estilista Karl Laferfeld jovem posando em quarto decorado. Ele usa um terno preto e óculos escuros, mesmo dentro do cômodo.
O estilista alemão era um grande colecionador de arte, mobília e livros

 

Karl Lagerfeld, estilista da Chanel, em sua biblioteca. Ao fundo, estantes com livros. Ele usa blazer preto, camisa branca e óculos escuros
Uma de suas bibliotecas ficava em seu estúdio criativo em Paris, na França

 

A Sotheby’s já fez outros leilões com itens de Lagerfeld. Na foto, uma propriedade do designer em Louveciennes, na França

 

Apesar de ações como os leilões não estarem relacionadas diretamente às marcas, o buzz gerado sobre o assunto é revertido em publicidade indireta e reforça o caráter de luxo e de exclusividade. Bolsas, sapatos e roupas se tornam, portanto, itens com grande valor agregado que podem ser encarados como investimento

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Carina Benedetti

Compartilhar notícia