com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Veja 7 perfis no Instagram para mergulhar no legado de marcas de moda

Amantes do mundo fashion criam contas não oficiais nas redes sociais para reunir momentos icônicos das labels

atualizado 21/02/2021 9:14

Editorial de moda 1992George Hoyningen-Huene/Condé Nast via Getty Images

Rolar o feed do Instagram pode trazer alegrias, inspirações e até acesso a novos conhecimentos, por que não? Para os apaixonados pela história da moda, contas na rede social são destinadas a catalogar arquivos e informações sobre algumas das principais grifes do mundo. Além de imagens icônicas, os internautas podem ter acesso simultaneamente a um vasto campo de referências, desfiles, campanhas publicitárias, detalhes sobre estilistas e diretores criativos, além de análies sobre mudanças na estética e nas tendências. Aqui, a coluna selecionou sete perfis, não oficiais, que celebram o legado das marcas Prada, Gucci, Dior, Alexander McQueen, Chanel, Balenciaga e Versace.

Vem conferir!

Giphy/Reprodução

Prada Archive

Com 56 mil seguidores, a conta @prada.archive, criada por Nat Tong, mostra a evolução da identidade da marca italiana ao longo dos anos. A cada publicação nostálgica, os internautas podem conferir campanhas icônicas e até prints de revistas.

“Acho que marcas como a Prada são de onde estilistas emergentes mais tiram suas inspirações atualmente, então, é importante trazer à luz as marcas que firmaram essas bases”, contou Nat à Vogue britânica.

Tom Ford for Gucci

Destinada exclusivamente à era em que o estilista Tom Ford esteve à frente da direção criativa da Gucci, a conta @tomfordforgucci limita suas publicações ao período entre 1990 e 2004, tempo no qual o profissional direcionou a marca para o auge da delicadeza e muito brilho. Além disso, não poupa informações e mais detalhes sobre o legado do americano.

Criada por Justin Friedman, o espaço reúne vídeos e fotos dos desfiles, editoriais e campanhas publicitárias. “Estamos em um momento em que as pessoas raramente conhecem ou se preocupam com a personalidade de uma casa ou marca, muito menos com o diretor de criação por trás disso”, contou o curador ao portal Paper.

Dior in the 2000’s

De volta para os anos 2000, a conta @diorinthe2000s leva seus seguidores ao universo marcante da Dior naquela década. Com modelagens e costuras impecáveis, o estilista John Galliano esteve 15 anos à frente da grife. Agora, o perfil se esforça para entregar uma curadoria do legado que o couturier fez na moda.

“A casa da Dior pelos olhos de John Galliano”, descreve o perfil. Por lá, o acervo virtual de quatro mil publicações é acompanhado diariamente por 86 mil fãs, que se interessam pela história de um dos maiores legados da moda.

McQueen Vault

O estilista lendário Alexander McQueen ganhou destaque internacional por entrelaçar arte e design. A fusão de um olhar inovador e alta-costura estava presente em suas criações. Infelizmente, o designer visionário faleceu aos 41 anos,  mas seu legado continua servindo como inspiração para a moda.

O perfil que reúne arquivos do ícone fashion é batizado de @mcqueen_valt. Quem passar por lá pode conferir um pouco das criações icônicas do britânico, como os sapatos estonteantes e os demais itens ousados. Entre eles, as figuras alienígenas e caveiras, símbolos do DNA criativo do profissional.

Chanel Archives

Muitos conhecem a Chanel sob os comandos de Karl Lagerfeld, mas a conta @chanel_archives mostra a etiqueta de luxo muito além dos terninhos de tweed. Ao rolar o feed, é possível ver supermodelos com biquínis grifados e muita atitude diante das câmeras.

O universo com ar noventista é acompanhado por mais de 135 mil seguidores. Por lá, a curadoria convida todos a mergulharem nas memórias da Chanel. A nostalgia também é retratada por bolsas de cubo mágico, tailleurs coloridos e, claro, as supermodels.

Balenciaga

A marca visionária comandada pelo designer Demna Gvasalia foi moldada por outros grandes nomes desde a sua criação, em 1917. E é no perfil @balenciaga_files que os amantes de moda podem conferir o espírito da Balenciaga, que permanece nas criações atuais do estilista.

Ao visitar a conta, os usuários podem consumir conteúdos desde 1997, com a chegada do estilista Nicolas Ghesquiere. Ele criou um novo capítulo para a grife, sem perder seus fundamentos.

Date With Versace

A Versace se tornou uma referência icônica com a logomarca de medusa e peças chamativas. Na sua trajetória, a etiqueta de luxo conquistou a indústria fashion. A etiqueta ousou, surpreendeu, chocou e virou um verdadeiro ícone entre as principais italianas.

Os looks arrematados por camadas de correntes douradas ganham compilado no perfil @datewithversace. Os 85 mil seguidores da conta podem conferir diariamente os destaques que contam a história da grife a cada postagem.

Com o passar dos anos, o Instagram evoluiu para além da função inicial de ser uma rede social para o compartilhamento de fotos pessoais. Contas profissionais fazem parcerias e estreitam laços com grandes marcas. É o caso dos perfis citados, que aproveitam o espaço para fazer grandes arquivos de história fashion. As páginas são construídas e administradas de forma independente das grandes labels. Na plataforma, os internautas podem se manter sempre atualizados sobre a moda.


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias