com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Confira 7 cursos para se aperfeiçoar na moda em 2021

Profissionais e entusiastas da área podem optar por módulos virtuais ao longo do ano para adquirirem novos conhecimentos

atualizado 04/03/2021 10:21

Modelo TwiggyKeystone/Hulton Archive/Getty Images

O universo da moda está em constante transformação. Entre algumas mudanças recentes, estão alterações nos calendários oficiais de desfiles, novas periodicidades nos lançamentos de coleções e aumento na busca das marcas por opções mais sustentáveis, por exemplo. De olho nas movimentações do mercado, cursos estão sendo lançados com o objetivo de instruir profissionais da área, reciclar e oferecer conhecimentos para quem atua no ramo fashion e aos entusiastas do setor.

Vem ver!

Giphy/Reprodução

Marketing Digital para Moda

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) é uma das grandes instituições de ensino superior do Brasil com sedes em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e no Rio de Janeiro. Os interessados na área que não residem nas cidades de atuação da empresa podem ter acesso aos cursos e formações virtualmente.

Entre as opções disponíveis para a modalidade de moda, está o marketing digital em parceria com a revista Glamour. As aulas serão ministradas por webconferência nos dias 29, 30 e 31 de março, com o intuito de capacitar os alunos a compreender as grandes atividades que existem dentro das estratégias de criação de imagem de moda, RP digital e SAC 2.0.

Para abordar os temas com propriedade, grandes nomes do setor vão ministrar encontros e palestras. Entre eles: Bruna Gama, gerente de marketing e novos negócios da Condé Nast; Daniele Santos, gerente de estratégias digitais da Condé Nast; Carol Beroni, sócia da Verbo agência de comunicação; Giovana Romani, diretora de conteúdo da Glamour Brasil; Fabiane Leite, também da revista Glamour; e Bruno Cerqueira, head of customer happiness da Amaro. As inscrições podem ser feitas pelo site da ESPM.

Desenvolvimento de coleção com Alexandre Herchcovitch

Pensado para estilistas, designers e também para quem tem curiosidade em conhecer mais detalhes sobre o complexo processo criativo de uma coleção de moda, o Fashion Meeting preparou um workshop com Alexandre Herchcovitch. Grande nome por trás da direção criativa da marca À La Garçonne. Agendado para os dias 10 e 17 de abril, as inscrições podem ser feitas no site da instituição.

Os encontros serão divididos em duas aulas ao vivo, somando 10 horas. Por lá, o fashion designer e empresário vai compartilhar detalhes sobre como desenvolveu seu processo criativo. Aliás, o profissional possui mais de 30 anos de carreira – ele vai agregar seus conhecimentos como empresário.

“Com uma metodologia estratégica, desde a concepção da ideia com referência em pesquisas, desenho, modelagem, styling e até as etapas de desenvolvimento de uma coleção. Conteúdo inédito, de curadoria do estilista, onde em tempo real cada etapa do ciclo do desenvolvimento de uma coleção de moda direto do ateliê serão apresentadas”, detalhou a empresa que oferece programas de moda. ⠀

Moda, Filosofia e Arte: diálogos contemporâneos

O pesquisador Brunno Almeida Maia retorna com mais um conteúdo para os amantes da moda. Batizada de diálogos contemporâneos, a iniciativa vai contar com a atuação do profissional, que vai ministrar uma leitura do momento atual, baseada nas escritas do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940), sobre a moda e as roupas no contexto do capitalismo cultural do século 19.

As aulas serão orquestradas pelo Adelina Instituto, nos dias 8, 10, 15, 17, 22, 24 e 29 de março. Os encontros serão on-line nas segundas e quartas-feiras. Os interessados poderão sanar as dúvidas no fim de cada dia do curso. O material será gravado e ficará disponível para quem não conseguir participar de todos os momentos.

Biodesign para moda sustentável

Há dois anos, a Divaholic oferece o curso de Biodesign para Moda Sustentável de forma presencial. Agora, em versão virtual, os ensinamentos de microbiologia e biomimética na criação de produtos serão ministrados de forma on-line, podendo ser entregues a mais pessoas com interesse ou curiosidade na área.

Orquestradas pelo professor e pesquisador Breno Abreu, as aulas serão apresentadas ao vivo, nos dias 30 e 31 de março. “Irei falar sobre as questões ligadas à sustentabilidade, depois a gente faz essa conexão com a moda, entendendo quais são as áreas que podem ter essa relação”, introduz.

“Em seguida, vamos abordar a questão do Biodesign, como ele tem sido usado pelas marcas de moda e no design. Em seguida, irei apresentar o trabalho que desenvolvi com tingimento de tecidos utilizando bactérias”, explica Breno.

No fim do curso, os alunos irão participar de um brainstorming, para receberem orientações na criação de produtos com práticas mais sustentáveis. “Meu grande foco é mostrar matérias-primas alternativas para as pessoas, sejam fungos, cogumelos, bactérias. Além de apontar marcas que já utilizam tecidos ecológicos”, destaca.

Negócios de moda

A empresa brasiliense Fashion Campus faz sucesso na capital federal com opções de cursos profissionalizantes na área da moda. Quem investir na área, vai poder conhecer um pouco do trabalho da escola e ter acesso aos conteúdos e mentorias da empresa. Inicialmente, as aulas serão virtuais até o retorno presencial ser liberado.

Entre os temas disponíveis no portfólio do FSC, o curso de Negócios de Moda terá início no dia 9 de março. Os módulos irão auxiliar os interessados em empreender no ramo fashion, com embasamento histórico, noções de tecnologia têxtil, pesquisa de tendência, curadoria e negociação em compras. Empreendedorismo, marketing e gestão de negócios também complementam as temáticas abordadas nos encontros.

Estilo e Imagem Pessoal

A instituição Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é reconhecida por incentivar a educação profissional por meio de cursos mais acessíveis. Entre o leque de temas, moda é uma vertente forte para a empresa, que sempre disponibiliza novas temáticas para reciclar conhecimentos ou direcionar novas áreas de atuação no setor.

Uma das opções virtuais é Estilo feminino e Imagem pessoal. Com carga horária de 20h, o módulo vai ensinar os interessados a desenvolverem um visual personalizado, com respeito ao biótipo, aspectos pessoais, sociais e psicológicos, explorando e selecionando recursos visuais, como proporções, cores e formas, para valorizar e destacar o visual como uma unidade estética. Com direito a receber certificação, os alunos terão noções para atuar na área de personal stylist.

Compras para Varejo de Moda

Destinado a profissionais e empresários do ramo de moda e comércio, o Senac está disponibilizando curso voltado a Compras para Varejo. Também com carga horária de 20h, o programa busca apresentar os principais conceitos e critérios para orientar os varejistas no sentido de criar um planejamento de compras e vendas. Vale lembrar que, para retirar o certificado de conclusão, os alunos devem ter nota superior a 70% na avaliação final.

Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias