metropoles.com

Clara x Sofia: conheça o duo pop que tem a moda como extensão musical

Os visuais minuciosamente pensados fazem da dupla mineira uma potencial referência quando o assunto é estilo nos palcos

atualizado

Compartilhar notícia

Alessandra Ávila/Clara x Sofia/Divulgação
clara x sofia ensaio - metrópoles
1 de 1 clara x sofia ensaio - metrópoles - Foto: Alessandra Ávila/Clara x Sofia/Divulgação

Uma explosão musical despontou das casas de shows de Belo Horizonte (Minas Gerais) e alcançou os palcos da quarta turnê mais lucrativa do mundo em 2023. Junto à música, a explosão também é estética. A identidade da dupla Clara x Sofia tem a moda como pilar, uma paixão que vem desde a infância e é refletida em forma de confiança, personalidade e sensualidade. 

Vem conhecer!

Clara x Sofia em preto e branco
Clara Câmpara e Sofia Lopes formam uma dupla de duas individualidades

 

A música pop e a moda sempre andaram de mãos dadas. David Bowie, Madonna e Britney Spears são alguns dos nomes que elevaram os visuais à primeira prateleira de importância dentro do gênero. Atualmente, não é exagero afirmar que a dupla mineira Clara x Sofia é um dos melhores exemplos desse “casamento”.

Tendo Dua Lipa como maior inspiração, o brilho, as cores vibrantes e as referências retrô, sem poupar nos detalhes, são algumas características da identidade visual adotada pelas artistas em videoclipes e shows ao redor do Brasil. A moda foi prioridade de Clara Câmpara e Sofia Lopes desde o início, mas elas nunca deixam de lado as próprias individualidades.

clara x sofia ensaio preto - metrópoles
A dupla lançou o primeiro álbum em 2022

 

clara x sofia prata - metrópoles
Clara e Sofia têm a britânica Dua Lipa como inspiração musical e visual

 

clara x sofia ensaio - metrópoles
As cantoras costumam vestir looks de marcas locais, como Iorane Vila da Serra

 

Sofia, de 25 anos, inicialmente menos inclinada à moda, viu-se seduzida pelo entusiasmo de Clara, 26, logo que a parceria surgiu, como é perceptível desde o primeiro clipe do duo, de 2019. A percepção de que o visual se tornaria um componente vital na carreira transformou o mundo fashion em prática permanente

As músicas de Clara x Sofia falam de desejo, amor, superação e explosão. O primeiro álbum da dupla, Nada Disso É Pra Você, de 2022, deixa claro que as letras não têm destinatário, mas o remetente é bem definido: são sobre Clara e sobre Sofia. Elas são as estrelas, e o empoderamento tem os figurinos como grande mensageiro.

Um dos desafios primordiais foi construir a identidade visual como dupla, mas respeitando a personalidade de cada uma. “Hoje vejo que estamos entendendo muito melhor”, conta Clara. “Eu visto uma coisa, a Sofia veste outra, e Clara x Sofia é uma junção disso. Todo o nosso visual é um verso a mais para nossa música, é uma forma de a pessoa bater o olho e entender do que a dupla está falando”.

clara x sofia ensaio - metrópoles
Maquiadora, Clara une seus trabalhos para a construção visual. Nos looks, o gosto se mistura com o de Sofia

 

Clara x Sofia e Coldplay

Com mais de 80 mil ouvintes mensais no Spotify, Clara e Sofia já haviam conquistado fãs dentro e fora de Minas Gerais pelas letras sinceras e melodias que não saem da cabeça. O início de 2023, contudo, foi marcado por um novo passo na carreira da dupla, e com isso, um desafio. As cantoras fizeram o número de abertura da banda britânica Coldplay em cinco shows, no Rio de Janeiro e em Curitiba, no Paraná.

Para os looks, a dupla teve o styling de Luiza Quintino. As peças das marcas Apartamento 03, Hisha e Denise Valadares deram conta do recado que seria necessário passar em um curto tempo para dezenas de milhares de pessoas.

“Foi um momento de muita dedicação para acertar 100% no look, porque eram estádios com 60 mil pessoas, das quais 98% não faziam ideia de quem a gente era. Tínhamos trinta minutos para fazer elas nos entenderem. A roupa, com um telão enorme, era perfeito para isso. As pessoas olhavam e entendiam a explosão, a sensualidade”, relembra Sofia.

clara x sofia coldplay - metrópoles
A turnê do Coldplay, da qual a dupla Clara x Sofia participou, foi a quarta mais lucrativa do mundo em 2023

 

clara x sofia coldplay - metrópoles
Visuais precisavam passar a mensagem da dupla durante os shows

 

clara x sofia coldplay - metrópoles
Clara x Sofia abriu cinco vezes para o Coldplay, no Rio de Janeiro e no Paraná

 

A capa do super-herói

Apesar dos anos de estrada, Sofia diz que até hoje fica nervosa ao subir no palco. “A graça acaba se não tiver o frio na barriga”, avalia. Nesse cenário, o figurino é uma ferramenta crucial para que o lado performático floresça e o medo se transforme em confiança. “É como a capa do super-herói”, compara Clara.

A dupla defende a importância de existir um ponto de encontro entre pessoa e artista, mas entende que pode haver personas separadas. “A artista mora em mim, mas são momentos diferentes”, diz Sofia, que vê como essencial o investimento no visual. “Põe a gente para cantar de calça jeans e camisetinha. Vai ser bom? Vai. Mas vai ser muito diferente de quando estamos com uma roupa toda linda, toda produzida. Você se empodera”, acrescenta.

clara x sofia coldplay - metrópoles
Figurino ajuda na transição para o palco

 

clara x sofia - metrópoles
Looks criados por Denise Valadares

 

Nessa sexta-feira (1º/12), a dupla Clara x Sofia lançou um novo single, Eu Vivo Negando O Amor, disponível no Spotify. Em breve, será disponibilizado um vídeo para a música, com visuais que mantêm o alto padrão estético do duo, cujo figurino mostramos aqui em primeira mão. O diretor criativo, Lázaro Deusdedith, comenta as escolhas do vestuário:

“O look representa o romantismo e a harmonia, também a feminilidade; e, no caso da música, o romantismo que teme um amor rebelde, mas se sente extremamente atraído por ele. Queríamos trazer o romântico, mas sexy, o racional, mas passional.”

clara x sofia - metrópoles
Primeira imagem do lançamento em vídeo para o novo single de Clara x Sofia

 

O duo Clara x Sofia continua a espalhar as próprias canções com novos projetos, como o single lançado nesta semana. Ao lado da música, a moda conta a história de Clara Câmpara e Sofia Lopes, a partir de uma compreensão refinada das preferências individuais e da busca pela harmonia visual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações